Édipo Rei

Édipo Rei Sófocles
Cegalla




Resenhas - Édipo Rei


501 encontrados | exibindo 466 a 481
1 | 2 | 3 | 4 | 32 | 33 | 34


Amanda 26/07/2014

Resenha presente em Heii!me

Édipo Rei conta a história, de Édipo, menino que supostamente não tem sangue real e assumiu o trono de Tebas junto com sua esposa Jocasta. Édipo possui uma profecia que o amedronta, matará o pai e dormirá com a sua mãe.
Um dia a morte do rei Laio é anunciada e chamada de miasma da cidade de Tebas, começa-se então um inquérito para descobrir quem foi o assassino que causou tamanha desgraça para a cidade.
Desde o início já fica muito claro que quem matou Laio foi Édipo, ( isto não é spoiler! haha) porém ele não admite e acusa Tirésias, o adivinho, de tal assassinato. Esta característica é muito marcante em todo o enredo, a fuga do destino, o desrespeito da vontade dos deuses por sentir-se superior, devido tamanha arrogância de Édipo tudo começa a piorar para ele.
O enredo de Édipo rei também possui grande presença da cultura grega da época, com algumas expressões em grego ( calme, não será problemas), o livro apresenta a todo tempo opostos, com Jocasta controlando Édipo e ele querendo seguir, Édipo reconstruindo as cenas do assassinato. Todas as informações são dadas gradualmente até um ápice onde Édipo é revelado para seu terrível destino.
Não comentarei sobre a escrita afinal é Sófocles, não tenho o que comentar. A escrita é bem mais simples que de outras tragédias, mas no inicio pode ser um pouco complicada até adaptar-se, quanto mais quando não se tem costume de ler literatura clássica, como eu. Depois que se pega o ritmo e se envolve com a história. você não vai mais querer largar, ainda que tudo esteja esclarecido no inicio, o desejo de descobrir qual o destino de Édipo e como o inquérito se seguirá é muito grande, além dos personagens polêmicos que do nada jogam tudo na cara dele .
Este foi provavelmente o melhor livro do semestre até agora e recomendo.

Estou fazendo um pequeno trabalho sobre Édipo, vou postá-lo aqui se lhes interessarem. Tentarei postar pelo menos um resumo para ajudar na escola ou aos interessados no assunto.
Já tem um vídeo de " O oceano no fim do caminho" pronto, porém ainda preciso editá-lo por isso não sei quando postarei.


site: http://heiime.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alfeu Junior Varela Bueno 20/07/2014

Li Antígona em 2004 e Édipo Rei em 2005
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Julieta 05/05/2014

Não canso de falar: coitado do rei Édipo!
comentários(0)comente



Valfloripa 26/01/2014

Destino Imutável ?!
Que bela história escrita há tanto tempo, que o passar dos anos foi transformado em séculos, já os séculos tronaram milênios, mas o fascínio é que, através das mãos de um grande intelectual Sófocles da magnífica cidade de Atenas, na Grécia presenteou a humanidade com a obra “Édipo Rei”, transformando essa história, em um clássico da literatura mundial, de todos os tempos.
Ao decifra o enigma da Esfinge, como prêmio, os cidadãos de Tebas, receberam Édipo e tornaram o seu rei, casou-se com Jocasta que ao lado da Rainha e esposa, reina um verdadeiro soberano, e por anos viveram em perfeita felicidade e harmonia, tiveram dois filhos, Etéocles e Polínece, e duas filhas Antígona e Ismênia.
.
(Esse pai, minhas filhas, que, sem nada ter visto, nada ter sabido, de repente se revelou como tendo vos engendrado no seio onde ele mesmo havia sido formado!)

Essa obra é carregada de tantas perguntas complexas, uma busca sem fim por resposta, o saber analisar e compreender o significado da própria vida, conhecer melhor o seu destino...

(Por toda a cidade há nuvens de incenso e cantos misturados de lamentos)
(Ah!Mulher, quem poderia doravante recorrer a Delfos, à morada profética? Ou a essas aves que gritam sobre nossas cabeças?)

Édipo Rei, passou a se exemplo e explicação de conduta do homem do século 19, através das citações cientifica de Sigmund Freud-1856, pela revolução no estudo da mente humana, buscou - se da tragédia para formular um conceito que mais tarde, passaria a se chamado de (Complexo de Édipo), a preferência velada do filho pela mãe, acompanhada de uma aversão clara pelo pai.

(Vosso pai matou seu pai; fecundou o ventre de onde ele próprio havia saído e vos teve mesmo do qual já se originara: eis as infâmias que vos imputarão!)

A história é tão rica, no seu desenvolvimento muitas questões são levantadas, que até hoje, procuramos compreender, trechos magníficos são descrito, Édipo na sua buscar particular para obter respostas em relação as suas próprias indagações, trava longos discursos, com outros personagens que só engrandece a obra com a sua presença: o Sacerdote, os Delfos, Creonte, Corinto, Tirésias, Corifeu, servidor e a própria Jocasta.

(Não teria sido o assassino de meu pai nem aos olhos de todos os mortais o esposo daquela que me deu à luz)

O home quando, encontra as respostas que durante tanto tempo o afligiu, estará preparado para saber a “verdade” agüentará a dor de se despido perante todos o, que isso, representa na sua vida, compreender o seu próprio destino, estamos preparados para quando esse momento chegar?!

(Arrancando os colchetes de ouro que ornavam as veste da rainha, ele os ergue no ar e os enterra nos próprios olhos. Assim eles não mais verão, disse ele, o mal que sofri, nem o que causei; assim as trevas doravante os impedirão de ver aqueles que eu não deveria ter visto, e de ignorar aqueles que, apesar de tudo, eu gostaria de ter conhecido!)

Esse livro é simplesmente maravilhoso, com o sofrimento da alma e a dor da carne, Édipo Rei descobriu a verdade,... Esta vendo a mundo, com um olhar mais profundo, é um novo recomeço, um novo destino imutável, será?!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lista de Livros 24/12/2013

Lista de Livros: Édipo Rei, de Sófocles
“É sempre falível o julgamento de quem decide sem ponderação!”
*
“Os males que nós próprios nos causamos são precisamente os mais dolorosos!”
*
“Tudo aquilo que se faz a tempo, dá bom resultado.”
*
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2010/10/edipo-rei-sofocles.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Valério 04/07/2013

Majestoso
Talvez seja a melhor classificação para o livro. A escrita é fantástica, poética, grandiosa. Nos transporta para outro tempo, nos faz viajar para outro povo e nos emocionar como se vivêssemos o drama in loco. Emocionante, não à toa é um clássico que atravessou séculos com a mesma força e assim deverá continuar, tendo em vista sua magnanimidade. Se ainda não leu, não perca mais tempo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Adailton 02/06/2013

Uma história com bastante carga dramática
O livro de Sófocles difere muito de outros clássicos gregos pelo seu tamanho e tem um desfecho quase que linear, devido a obra ser conhecidíssima. Há uma notável ilustração de como as profecias ou desejos dos deuses eram supremos, em detrimento da felicidade dos mortais dos quais recebiam honrarias e sacrifícios. A história é cativante e possui uma carga dramática incrível que, a meu ver, consegue transcender o teatro e pousar de forma satisfatória no formato impresso, mas também gostaria de ver a peça encenada.
comentários(0)comente



501 encontrados | exibindo 466 a 481
1 | 2 | 3 | 4 | 32 | 33 | 34


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR