Édipo Rei

Édipo Rei Sófocles
Cegalla




Resenhas - Édipo Rei


501 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Chaminnie 25/11/2023

Édipo Rei
Se tivesse um núcleo pobre do churrasco já podia ser uma novela da Globo. Sessenta capítulos só pro Édipo e a Jocasta de convencerem de que realmente o problema tá ali no meio deles.
comentários(0)comente



Terra.Pessoa 18/11/2023

Surpreendente
Muito bom. Me surpreendi. Li para a faculdade e valeu demais. Traz boas reflexões e impactos de imagem e estéticos.
comentários(0)comente



Ninaronfiu 17/11/2023

Eitaaaaaa não duvide dos oráculos
aterrorizante, amo ler peças
Imaginei tudo se passando num palco
comentários(0)comente



Harlley.Barbosa 15/11/2023

Sófocles - Édipo Rei
Embora eu ouvisse a respeito dessa história há tempos, finalmente tirei um tempo para ler e adorei o livro do Édipo Rei. Que tragédia o destino deu para sua vida, mesmo Édipo e seus pais tentando a todo custo evitar que uma profecia se realizasse, o destino se cumpriu em silêncio, porém a verdade veio a tona desvastando com crueldade esses familiares.

Confesso que minha iniciativa de ler esse livro foi por conta do meu amor pela psicanálise, onde Freud nomeou de complexo de Édipo uma parte do desenvolvimento psicossexual (fase fálica), no qual um menino deseja sua mãe e rivaliza com seu pai.
Marina.Duarte 15/11/2023minha estante
Recomendo também Édipo em Colono e Antigona, que são a continuação. Muito bons os 3!


Harlley.Barbosa 01/01/2024minha estante
Obrigado pela indicação




Hana 14/11/2023

Édipo Rei
Édipo rei, talvez a mais celebre de todas as tragédias. Atormentado pela profecia de Delfos, de que iria matar o pai e desposar a mãe, Édipo tenta - inutilmente - fugir de seu destino...
comentários(0)comente



bruna gama 09/11/2023

Meu primeiro clássico grego!
Mesmo depois de meses tendo aula de Estudos Clássicos duas vezes por semana sobre Homero e outros poetas da Grécia antiga, Édipo foi o primeiro mito que me instigou o suficiente para ler a peça nele inspirada. Estudar as entrelinhas dessa história foi uma experiência muito fascinante e marcante da graduação e achei de compreensão mais tranquila do que eu imaginava, realmente me senti no theatron absorvendo e reagindo espantadamente a cada palavra insensata proferida por Édipo e Jocasta. Hoje olhando, considero a história divertida e assustadora ao mesmo tempo.
comentários(0)comente



gupaiva 08/11/2023

Excelente edição
O estudo do tradutor Donaldo Schüler é dividido de acordo com as cenas, na ordem em que aparecem, sendo possível ler paralelamente ao texto de Sófocles. Longe de querer explicar o texto, Schüler busca dar o tom de cada cena, como que ampliando a tensão e a reflexão dos versos de Sófocles. Gostei bastante!
comentários(0)comente



tatá 28/10/2023

Édipo Rei
Ótima peça. Conheci a história na escola e fiquei muito curiosa pra lê-la. Gostei que só.
Apesar de a escrita ser um pouquinho complicada pra ler, vale a pena. Bem facinho, é mais composto por diálogos, e dá pra ler super rápido
comentários(0)comente



stezz 21/10/2023

Outro que eu já conhecia a história. o édipo é um desafortunado, desgraçado, ferrado e fico me perguntando se as coisas teriam sido diferentes se ninguém fosse consultar desgraça de oráculo nenhum.

enfim, é traumatizante
comentários(0)comente



Zaqueu 14/10/2023

Tragédia do começo ao fim.
Nessa obra de Sofocles vemos a quantidade de erros e como as escolhas do rei Édipo faz com que ele e sua família tenha um fim triste.

Vale a pena a leitura, é uma peça curta porém se prepare pois é uma história mais triste e aterrorizante que eu já vi, o fim do rei Édipo é muito triste.
Alane.Sthefany 14/10/2023minha estante
Antígona, continuação da história, é muito boa. Li toda a Trilogia Tebana e amei, até favoritei o livro ??


Zaqueu 14/10/2023minha estante
Pode ter certeza que vou ler mais essas duas histórias.


Alane.Sthefany 14/10/2023minha estante
Espero que goste, a ordem é:
Édipo Rei - Édipo em Colono - Antígona.




venusy 13/10/2023

Fugir do destino pode te levar de encontro a ele
?Assim, não consideremos feliz nenhum ser humano, enquanto ele não tiver atingido, sem sofrer os golpes da fatalidade, o termo de sua vida.?

A tragédia grega mais famosa e obra magna de Sófocles acompanha a decadência de Édipo depois de sua vitória contra a esfinge. Embora já conhecesse a história, fiquei muito curiosa em ler a peça, principalmente devido meu crescente interesse por tragédias. Muito bem escrita e elaborada, é notória a genialidade de Sófocles de articular a história de Édipo, que uma vez tendo seu destino traçado antes de seu nascimento, não conseguiu escapar dele mesmo em meio a tantas tentativas suas e de seus pais para que as profecias em torno de suas vidas não se concretizasse.

Mesmo sendo um tema bastante presente nas narrativas e mitos gregos, o destino selado aqui não é a única coisa que impressiona sobre a maestria do autor em conduzir a história, mas também o acaso, uma vez que ainda que predestinado a fazer tudo que fez, Édipo o fez inconsciente. É interessante esse paralelo tanto quanto as pragas rogadas pelo protagonista ao assassino do rei Laio, sem saber que seria ele o próprio, e que consequentemente atingem a ele, o que explica um pouco seu fim na história.

Por conclusão, temos também a frase que ilustra o início dessa resenha, proferida pelo Corifeu e que me trouxe uma grande reflexão. Édipo pensou ter alcançado a plenitude de sua vida após ter livrado Tebas da Esfinge e se tornado rei. No entanto, a vida de um homem só pode ser considerada esplêndida, após sua morte, uma vez que ninguém pode prever os infortúnios que lhe ocorrerão antes dela e que talvez culminem no declínio de sua vida, tal qual foi o caso de Édipo.
comentários(0)comente



firefly 12/10/2023

Pés inchados
De maneira aleatória eu escolhi essa leitura, apesar de que eu já conhecia o enredo dessa história, aproveitei a oportunidade para ler a obra.
No começo fiquei meio desnorteada procurando as informações que eu já conhecia e fiquei curiosa em como elas iam se desenrolar e posso dizer que eu amei a maneira com o autor desenvolveu a narrativa, a jornada de Édipo em descobrir o seu passado, o que se torna uma reviravolta para ele. Talvez se o autor tivesse colocado de forma cronológica a história não teria o mesmo impacto de como tem em sua forma original.
comentários(0)comente



Julia Almeida 02/10/2023

Ele se casou com a sua mãe...
Rei Édipo é uma peça trágica escrita por Sófocles que narra a história de Édipo, um homem que, inconscientemente, mata seu pai Laio e se casa com sua própria mãe Jocasta. Os temas centrais da peça são o destino, a culpa, a busca pela verdade e a inevitabilidade do destino trágico. A história explora a ideia de que os esforços humanos para evitar um destino predestinado podem, ironicamente, levá-los a cumprir esse destino. Embora haja semelhanças temáticas com a síndrome de Édipo, onde crianças têm sentimentos conflitantes em relação aos pais, é importante destacar que a peça não se propõe a retratar diretamente essa síndrome psicanalítica. A tragédia de Édipo serve como uma metáfora poderosa sobre o conhecimento humano limitado e as consequências devastadoras da busca pela verdade. Pessoalmente, aprecio a profundidade psicológica dos personagens e o impacto emocional que a peça proporciona ao explorar questões universais da condição humana.
comentários(0)comente



Jamerson.Alves 26/09/2023

Seria esse um destino inexorável?
"Guardemo-nos de chamar um homem feliz, antes que ele tenha transposto o termo de sua vida sem ter conhecido a tristeza."
- O Corifeu
comentários(0)comente



ghost cookies 19/09/2023

"Toda tristeza que tenha um nome aqui comparece"
"[...] soluços, desastres, morte e ignomínia, toda tristeza que tenha um nome aqui comparece doravante, nem uma que falte ao chamado" p. 90


tenho três comentários (nada sérios):

quero muito ler o spin-off de édipo rei, antígona!

cadeia pra freud que nomeou um complexo em que o sujeito sente atração sexual pela mãe e odeia o pai com base em édipo, o personagem que tirou seus próprios olhos e se exilou pois não aguentava a dor de descobrir o que ele fez sem ter a mínima noção dos seus atos, e o qual, a pedido de sua mãe, ia ser assassinado enquanto era bebê

se eu tivesse uma moeda para cada peça que eu li esse ano que possui um rei fadado a tragédia, apegado em suas filhas e metaforicamente cego, e depois um personagem que realmemte se torna fisicamente cego, eu teria duas moedas, o que não é muito, mas é impressionante que aconteceu duas vezes
comentários(0)comente



501 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR