Édipo Rei

Édipo Rei Sófocles
Cegalla




Resenhas - Édipo Rei


501 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Iara Caroline 14/05/2024

Vês a luz: em breve não verás senão a noite.
?Solitário e miserável em sua fuga miserável, ele procura escapar aos oráculos saídos do centro da Terra. Mas estes continuam aí, voando ao seu redor.?

Leiturinha rápida e leve de uma obra dramática grega. Eu simplesmente amo ler textos destinados ao palco. As falas são mais dramáticas, as expressões carregadas e o entrar e sair dos personagens começa e termina na coxia. O quadro é perfeito.

Édipo Rei é uma obra que se baseia na linda cultura grega. A intenção trágica é reforçada pela força da mitologia: os deuses, os devotos e os oráculos. Para mim, foi uma ótima leitura para reforçar o que estou ouvindo em Noites Gregas.
comentários(0)comente



m4tosmai 03/05/2024

Leitura obrigatória da matéria de teoria literária da faculdade.
foi uma leitura bem rápida pois é um livro curto, fiquei bem em choque com a parte do incesto mas é legalzinho sim.
comentários(0)comente



giovanna.chadud 14/04/2024

Gostei
Só acontece tragedia, mto estranho mas é bem legalzinho, coitado do Édipo só sofreu,ma com esse livro da para aprender que não se pode fugir do destino, mto bom
comentários(0)comente



Catarina 22/03/2024

Uma tragédia surpreendente
Embora já conhecesse o núcleo do enredo - porque todos conhecem -, a leitura ainda assim me surpreendeu pelo modo com que a tragédia foi narrada.
Esperava encontrar os fatos acontecendo diante de mim, e na verdade encontrei personagens relatando os fatos, de modo que a verdadeira tragédia não é quando ocorrem em si, mas sim quando os personagens inegavelmente se dão conta do que ocorreu e apreendem o sentido de tudo. Isso foi bem interessante, e ainda assim, me surpreendi ao ver que não acabava aí e de fato eventos trágicos acontecem diante dos nossos olhos de leitor, elevando a miséria e a tragédia a níveis épicos.
Esta é, realmente, uma das principais tragédias da história da literatura, e uma referência importante para entender tantas outras obras.
comentários(0)comente



Wederson.Pires 30/03/2024

Uma leitura rápida
Confesso que não li a introdução de 32 páginas que por si só é maior que a história.
Achei que não conseguiria compreender a história mas fiquei feliz porque consegui entendê-la talvez por volta de 80%.
Acredito que este seja um livro que a cada vez lido é compreendido uma parte um pouco maior. Claro, partindo do ponto que li pela história e não como um estudo da obra ( que deve ser incrível).
Uma experiência positiva.
comentários(0)comente



Aline Araujo 31/03/2024

Obra magnífica, edição ruim
Infelizmente meu primeiro contato com a obra foi em uma edição ruim e muito antiga. Vou procurar uma edição melhor com uma introdução mais profunda. No mais, adorei ler!
comentários(0)comente



Bookworm! 03/04/2024

Interessante... Preocupante, mas interessante.
Li para fazer um trabalho da escola, mas achei a história muito legal (o que é um milagre, já que não tenho o costume de ler livros desse gênero).
É uma história interessante, com um "plot twist" bemmmm maluco KFKDKCKDKCKFKC
Gostei bastante, recomendo para quem gosta de histórias malucas mas que de certa forma, fazem sentido.
comentários(0)comente



Caique91 05/04/2024

Complexo de Édipo
Sempre me questiono sobre o efeito da anunciação de uma profecia. O medo que ela se realize é um agente que cria o cenário para seu acontecimento, ou a ausência do saber em nada mudaria o rumo da história? É claro que, dada a forma como Édipo foi entregue por Jocasta, em comum acordo com o pai dele, ao servo, este poderia encontrar com a desgraça que lhe aguardava. Mas, o que seria do miserável rei se este não tivesse sido enviado para a morte?

O fio da vida, o destino, Deus ou Deuses, sempre levará as pessoas para onde é o seu destino, independente dos movimentos que elas façam e, por tanto, não se deve enxergar a vida com olhar de satisfação antes de termina-la, pois, assim como Édipo, a desgraça pode está esperando para um encontro antes de ir ter com a morte. Pessoalmente, não acredito nisto. Talvez seja o esforço de um ser pequeno para que assim possa se achar maior, a vida não está dada.

Rei Édipo é uma leitura divertida, mesmo com todas as tragédias e dramas. É um exemplo fictício espetacular de como as vicissitudes da vida podem ser assombrosas. É sobre as relações das pessoas com profetas, esfinges, oráculos e todos os outros símbolos do saber.

A forma como Sófocles escreve é muito bonita. A parte do coro faz parecer que estamos lendo poesia. Os diálogos são vividos e provocantes, é possível, até rir, às vezes.
comentários(0)comente



Madxugh 08/04/2024

FANFIC
Mesmo já conhecendo a história é uma leitura muito boa, nunca tinha lido uma peça pareceu que estava lendo uma fanfic (e por isso amei kkkkk)
comentários(0)comente



Luiza.Campello 08/04/2024

Édipo Rei
A leitura de Édipo Rei me fez revisitar a história que há tantos anos tenho em minha mente, o homem que matou o pai e casou com a própria mãe. A primeira vez que tive contato com ela eu estava no 6° ano e até hoje me recordo da perplexidade que senti ao escutá-la. Agora, anos depois, ter a oportunidade de lê-la, alterou tudo que imaginei saber sobre ela. Primeiramente, a história não é contada enquanto acontece, mas sim revisitada por memórias anos depois, e o cenário que importa na verdade é o de Édipo descobrindo a verdade e não a sua jornada até virar Rei.
Tudo começa quando um mal assombra a cidade, o Rei com esperança de se livrar da maldição manda o seu cunhado, Creonte atrás de um Deus-profeta, Febo, e este lhe diz que faz-se necessário punir aquele que matou o antigo rei Laio. A princípio Tirésias, sábio profeta, o diz que sabe quem matou mas não quer lhe contar, depois de muita insistência, ele assume que quem o matou foi ele, Édipo. O rei não acredita, depois, Jocasta, sua mulher lhe conta a maldição, e explica como foi que o antigo Rei morreu, e mesmo sendo semelhante com sua história ele ainda não acredita, ainda, o mensageiro de seu antigo reino, vem com novas evidências, que havia sido adotado vindo de Tebas, e nem assim o Rei Édipo acredita. Ele fica nessa negação incessante até que o pastor, confirma a história toda, e tudo cai por terra, Jocasta se mata e o Rei se cega, lamentando-se por sua vida horrível e pelas de suas pequenas filhas, ele está pronto para ser punido.
Algo que achei curioso, é a forma com que na idade heróica da Grécia aquele que profetiza sempre é castigado. Tirésias desde sua primeira aparição, na história de Narciso, foi cego pelo seu saber, e novamente em Édipo Rei, ele é julgado e maltratado por saber demais. Isso me fez perceber que até na era contemporânea isso se repete, um exemplo é o filme da Disney ?Encanto?, em que o personagem Bruno que tem o poder de ver o futuro é exilado de casa.
comentários(0)comente



Polyane Cardoso 20/04/2024

Tragédia grega
Não conhecia a peça e nem o autor, vim após ver indicação no TLT, a princípio estranhei ler uma peça kk mas a história é muito boa e trágica, e o final achei que deixou bastante a desejar, fiquei na dúvida se era aquilo mesmo ou se meu arquivo estava faltando uma parte kkk
comentários(0)comente



Laura 29/04/2024

Édipo rei
Fui apresentada a essa história numa aula de filosofia, sobre o destino e a predestinação, e fiquei chocadíssima. E não é pra menos, refletir sobre a possibilidade de tudo q vivemos já estava escrito para acontecer e q não é possível fugir disso, é pensar q talvez não exista livre arbítrio e que não somos realmente livres para escolher, estamos presos ao fio do destino. Muito louco.

A primeira vez que realmente li a história e poxa mto bom. Tem essa estrutura de peça, as falas e tals. E apesar de antigo, a tradução é bem tranquilo de entender.
comentários(0)comente



Guilherme2611 26/04/2024

Incesto insano
É uma história muito conhecida, claro, mas é impressionante o quão bem feito esse livro é, baseado na época. A forma como sófocles escreve o livro fora da ordem cronológica, contando o passado de forma sútil é genial. E também é um puta de um plot twist, quem não conhecia a história, quando lê, fica boquiaberto.
comentários(0)comente



Maria.Luysa 23/04/2024

Gostei bastante!!!
Li por causa da faculdade. Eu sempre ouvi falar sobre Édipo, mas nunca tinha pesquisado sobre ele. Comecei a ler o livro sem muitas expectativas. As primeiras páginas foram as mais "complicadas" por conta do floreio presente no diálogo. Mas me acostumei e achei a escrita muito bonita. A história me prendeu (não fui tão surpreendida porque o professor já tinha comentado sobre o final). Indico super!
comentários(0)comente



Tiago 20/06/2024

Um clássico de 2500 anos
Um clássico de 2500 anos que faz parte da trilogia tebana de Sófocles. O típico livro que todos já sabem qual é o spoiler. É uma grande história, atemporal e que até nos dias de hoje pode nos oferece material para debates e discussões. Curiosamente, a primeira vez que ouvi falar na história de Édipo foi quando eu tinha 10 anos e a novela "Mandala" passou na televisão. Por isso, ao ler a peça, sempre imaginei Jocasta com a cara da Vera Fischer.

A história começa com a maldição que Tebas pode sofrer caso não encontre o assassino do rei Laio. Édipo, o rei em funções, começa uma luta para descobrir toda a verdade sobre a morte de Laio, chegando a conclamar o povo de Tebas para denunciar o assassino. Eis que o velho profeta Tirésias declara que Édipo é o assassino de Laio. Édipo não acredita, tem uma reação raivosa e acusa Tirésias e Caronte (irmão de Jocasta, viúva de Laio e atual mulher de Édipo) de conspirarem contra ele.

CREONTE Se crês que a intransigência cega é um bem, enganas-te.
ÉDIPO Se crês que a ofensa não será punida, iludes-te.

Édipo acaba entrando pela toca do coelho para descobrir a verdade, que é uma horrenda e trágica verdade. No fim descobrimos que Édipo é um parricida e que sua mulher Jocasta é, na verdade sua mãe. Descobrimos que Laio e Jocasta decidem matar o filho para impossibilitar a concretização da profecia de que o filho deles mataria o pai e se casaria com a mãe. Por mais que Laio, Jocasta e o próprio Édipo tenham lutado contra a profecia, a história nos mostra que os mortais são pequenos diante do desígnio dos deuses. É impossível fugir do nosso destino? O live arbítrio existe mesmo?

ÉDIPO Ai de mim! Ai de mim! As dúvidas desfazem-se! Ah! Luz do sol. Queiram os deuses que esta seja a derradeira vez que te contemplo! Hoje tornou-se claro a todos que eu não poderia nascer de quem nasci, nem viver com quem vivo e, mais ainda, assassinei quem não devia!

O teatro grego é uma leitura valiosa e recomendo vivamente.
comentários(0)comente



501 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR