Édipo Rei

Édipo Rei Sófocles
Cegalla




Resenhas - Édipo Rei


501 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Caroline Gurgel 08/07/2016

Dá pra fugir do destino?
Li Édipo Rei pela primeira vez ainda criança, em uma daquelas edições adaptadas, em prosa, que as escolas adotam. Não me lembrava dos detalhes, mas como gostara da leitura, sempre tive vontade de ler o texto na íntegra. Então, quando me deparei com essa edição caprichada - e comentada! - de O Melhor do Teatro Grego, que inclui Prometeu acorrentado, Édipo Rei, Medéia e As Nuvens, não pensei duas vezes em comprá-la.

O livro traz uma breve apresentação sobre o teatro grego, um pequeno glossário e, para cada peça, uma introdução, a peça comentada e o perfil dos personagens. Uma mão na roda para leitores não habituados a poemas trágicos.

A peça, escrita por Sófocles por volta do ano 427 a.C, começa na frente do palácio real de Tebas, onde um grupo de suplicantes, liderados pelo Sacerdote de Zeus, pede a Édipo que intervenha para que eles se livrem da peste que assola a cidade. Para isso, Édipo precisa encontrar o assassino de Laio, o antigo rei. Ao longo do livro, na busca de tal assassino, acompanhamos muitas descobertas e reviravoltas.

Apesar de ser uma história conhecida, prefiro não detalhar os acontecimentos, pois a maneira pela qual a verdade vai vindo à tona foi me empolgando ao longo do texto, embora eu conhecesse o destino de Édipo.

É inevitável pensar em quantos autores foram influenciados pela ironia trágica de Sófocles, e em quantos outros tantos sofreram influência dos já influenciados por ele, uma espécie de influência “por tabela”, sem, muitas vezes, nem se dar conta disso. O que me leva a pensar também sobre originalidade, se podemos chamar de original um autor contemporâneo ou se ele vai estar sempre à sombra dos mestres da antiguidade.

O texto não é nenhum bicho de sete cabeças, apesar de também não ser uma leitura tão simples. Com um pouco de boa vontade e concentração dá para ler com tranquilidade. A edição comentada valeu a pena e certamente me ajudou bastante.

Sempre que leio livros de outras épocas me pego pensando que o ser humano não muda, não evolui, como costumamos achar (sem parar para pensar). Sim, avançamos em ciência, tecnologia e afins, os costumes mudam, mas na essência somos os mesmos. Ainda se sente inveja, rancor, dor, alegria, compaixão… as pessoas ainda sofrem por amor, ainda traem umas às outras, ainda se vingam… Para uns, isso é óbvio, para outros, pode ser chocante.

Édipo Rei, com sua trágica ironia, nos toca e nos enternece. Fala de culpa, de erros, de autopunição e, desde então, nos faz refletir sobre destino e se podemos fugir dele. Dificilmente vai ser o seu livro preferido, mas nem por isso é menos fantástico. Vale a leitura e gostinho de saber um pouco mais sobre literatura.

site: www.historiasdepapel.com.br
val silva 05/09/2016minha estante
Para Baixar este e muitos outros livros Grátis acesse nosso site http://http://livrosgratisbibliotecaonline.com/

Esta é uma dica Ouro para quem Gostar de ler livros Grátis...




Maxwell.Leal 30/09/2022

Outro que li para a universidade, o modo como é contada deixa a história meio chata, ainda mais pra quem já conhecia. Mas um clássico é um clássico, né?
sofia 30/09/2022minha estante
simm, um que eu não gostei foi édipo em colono




Liana 16/06/2012

"Como é terrível saber, quando o saber de nada serve a quem o possui!" - p. 22
Luidy Ayres 21/11/2014minha estante
Nossa, que coincidência!
Acredito que é a frase que mais me encantou de todo o livro.
Senti uma enorme vontade de postar no Facebook, logo após ter lido.
Pensei depois que, longe do contexto em que se envolve toda a história
do livro, talvez nem tantas pessoas entenderiam como se deveria.
Deixei quieto...




Paloma 17/02/2020

"Vaidade das vaidades, tudo é vaidade."
Já conhecia a tragédia de Édipo, mas finalmente ler a peça, foi maravilhoso.

Me deu uma nova visão dos acontecimentos, conheci o temperamento orgulhoso do Édipo que não sabia, e me fez refleti nos inúmeros caminhos e soluções que ele poderia ter tomado se ao menos podesse ter controlado seu ego.

Super recomendo a leitura.
Marcia 15/06/2021minha estante
O texto é tido como o principal exemplo de tragédia conforme entendida de Aristóteles até hoje. Recomendo a leitura.




Tatiana Hollanda 24/07/2020

Uma das mais importantes tragédias gregas na opinião de Aristóteles. E se ele falou, não dá pra discutir, não é mesmo?

O personagem central, que dá nome ao livro, Édipo, rei de Tebas, foi amaldiçoado pelos deuses desde antes do seu nascimento. É um predestinado.

Certo é que quanto mais ele busca a verdade, mais seu destino parece persegui-lo a se cumprir a profecia, fazendo florescer em seu coração uma agonia sem tamanho, pela decepção sobre tudo aquilo que conquistou.E essa agonia é transmitida ao leitor durante toda a peça.

Sófocles é mesmo um mestre das tragédias gregas. Apenas leiam.
Jamile.Almeida 24/07/2020minha estante
??????




Monique 14/04/2022

Péssima edição. Muita introdução, linguagem complicada e não vejo motivo para ter o texto em grego no final, se eu soubesse ler em grego por que ia comprar uma edição em português?
Lea 14/04/2022minha estante
JKDKDKKKKKKKKKK




RobertoMCF 27/06/2022

Pobre Édipo
Comecei a ler o livro de forma leviana. Não havia me atentado quem era Édipo! Somente sábia que era uma história classica!

Ao ler o livro, e entender a peça, me deparei com a verdade! Era Édipo! Aquele! Aquele da Filosofia e de quem tanto havia ouvido falar

Uma ótima história! Um trágico evento!
RobertoMCF 27/06/2022minha estante
Eu havia esquecido de fazer a resenha ?




Kayron.Kaic 05/05/2024

Uma aula de estrutura narrativa
Reli em fevereiro, pois o adotei como paradidático na disciplina de Literatura em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. Senti que muitos alunos gostaram e eu, particularmente, aprendi muito.

Já deve ser a terceira vez que o reli e sempre que o releio aprendo sobre construção narrativa. A catarse. A apreensão. Tudo nessa história é magistral. Todo mundo deveria ler!
Wash2 06/05/2024minha estante
Sim, é uma obra perfeita!




rafa moreno 11/03/2012

Psicogênese
Muito interessante ler a história que deu início à teoria mais importante da psicanálise! Gostei
comentários(0)comente



thaisbohn 26/09/2011


Super hardcore.

Muito bom.
comentários(0)comente



Lista de Livros 24/12/2013

Lista de Livros: Édipo Rei, de Sófocles
“É sempre falível o julgamento de quem decide sem ponderação!”
*
“Os males que nós próprios nos causamos são precisamente os mais dolorosos!”
*
“Tudo aquilo que se faz a tempo, dá bom resultado.”
*
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2010/10/edipo-rei-sofocles.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



501 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |