Édipo Rei

Édipo Rei Sófocles
Cegalla




Resenhas - Édipo Rei


501 encontrados | exibindo 376 a 391
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 |


Mari 08/10/2020

Meu Jesus amado que doidice da gota esse livro, o fim faz jus a essa história ter o nome de tragédia
comentários(0)comente



Estantedarosa 04/10/2020

Incrível
Eu enrolei bastante pra ler esse livro, mas agora que eu li achei incrível que história emocionante e trágica.
comentários(0)comente



larastephanys 01/10/2020

essa obra eu digo com muita tranquilidade que foi uma das melhores que eu já li. apesar de eu já conhecer brevemente a história, foi incrível ter a oportunidade de ler essa peça, toda a tragédia que gira em torno da história do Édipo ao mesmo tempo que fascina, também aterroriza/entristece pela sequência de infortúnios.
comentários(0)comente



kiki.marino 05/09/2020

O destino de Edipo
Esse é um clássico milenar,que tem várias releituras e análises na cultura popular.
Os deuses (no Olimpo) comandam os destinos do homem? Para quê o livre arbitrio se a tendência humana é para o pior caminho, da arrogância, da ira,do orgulho.
A busca pela verdade ,pela origem,pela identidade que inevitavelmente traz a infelicidade.;ou "viver ao acaso" não temer ao destino (carpe diem) na feliz ignorância.
No aspecto filosófico e político é sobre o apogeu e a ruina do homem, onde o poder absoluto gera paranóia e corrupção.Os inocentes padecem,não há respeito a justiça nem a lei divina.
Nossa tragédia coletiva.
comentários(0)comente



JAlia621 28/08/2020

Um clássico que eu já conhecia a história, mas que ainda assim foi uma experiência enriquecedora.
comentários(0)comente



skuser02844 19/08/2020

Um clássico
Clássico que todos conhecem a história por alto.
Muito bem escrito e muito bom ler sobre como os fatos se concretizam mesmo que os personagens tentem driblar o oráculo. A tragédia grega tem um quê de anunciada, como parecem ser todas as tragédias depois de descobertas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



anabella 13/08/2020

complexo de édipo?
Eu deveria ter lido esse livro a exatos 2 anos atrás para uma atividade escolar mas acabou que nao rolou. Com a volta ao hábito de leitura, decidi me aventurar nessa tragédia famosíssima que eu ja possuía fisicamente! Adorei o livro, super recomendo a leitura pra quem quiser se aventurar por gêneros clássicos. Édipo com sua singular personalidade me cativou muito durante o curto livro!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Estela 02/08/2020

Édipo Rei | Sófocles
Édipo, o estrangeiro que desvenda o enigma da esfinge, recebe a coroa de Tebas e a mão da viúva de Laio, o falecido rei.
Quando uma nova peste acomete a cidade, por seus próprios meios, Édipo descobre a verdade de sua história, com quem se casou e gerou filhos, quem matou o rei Laio, quem precisa ser exilado para que Tebas prospere.
~
Na mitologia grega, as Moiras são três irmãs que comandam o destino, tecem e cortam o fio da vida de deuses e mortais. Elas são as senhoras do futuro, e o esforço humano é inútil diante da fatalidade de suas mãos.

Assim, na tragédia de Édipo, escrita há mais de dois mil anos, Sófocles ironiza a sagacidade do destino e a incapacidade de lhe escapar. Mais ainda, como a tentativa de mudar seu destino leva Édipo a concretizá-lo.
É, também, explicitamente evidente a ideia de que seu futuro trágico só é materializado graças a ignorância sobre sua própria identidade, e a saga de Édipo é em busca de conhecer a si mesmo.
Quando alcança tal compreensão, ele se considera o mais infeliz dos homens, cujo fardo nenhum outro suportaria. Se revolta consigo e com seu desafortunado destino.
comentários(0)comente



Tatiana Hollanda 24/07/2020

Uma das mais importantes tragédias gregas na opinião de Aristóteles. E se ele falou, não dá pra discutir, não é mesmo?

O personagem central, que dá nome ao livro, Édipo, rei de Tebas, foi amaldiçoado pelos deuses desde antes do seu nascimento. É um predestinado.

Certo é que quanto mais ele busca a verdade, mais seu destino parece persegui-lo a se cumprir a profecia, fazendo florescer em seu coração uma agonia sem tamanho, pela decepção sobre tudo aquilo que conquistou.E essa agonia é transmitida ao leitor durante toda a peça.

Sófocles é mesmo um mestre das tragédias gregas. Apenas leiam.
Jamile.Almeida 24/07/2020minha estante
??????




Israel 14/07/2020

A melhor tragédia grega de todas
Simplesmente a melhor de todas.
Todos os dramas da humanidade estão aqui.
Cada frase faz total sentido.
Não há diálogo desnecessário.
Uma obra curta, de poucas páginas, e muito linda.
É daqueles livros que colocamos na lista de livros preferidos da vida.
comentários(0)comente



Michele 04/07/2020

Obra inesgotável
Falar do livro do 💓 é mais difícil do que outro qualquer, pois existe uma tentativa de convencimento, de defesa ou proteção a mais, de modo que sempre parece que ficou algo para trás.
"Édipo Rei" é uma tragédia grega escrita por Sófocles e encenada pela primeira vez em Atenas por volta de 427 a.C. Traz como protagonista o rei Édipo que havia honrosamente conquistado o trono da cidade de Tebas e desposado a rainha Jocasta ao derrotar a esfinge por desvendar o seu enigma.
Anos após essa conquista, Tebas é novamente assolada por uma ameaça. Dessa vez, se tornou solo infértil, nada mais ali se gera, uma maldição dos deuses que remete a um crime impune. Como esperado para as convenções da época, ao rei também é atribuída a função de fazer justiça, mas para isso, precisará descobrir quem assassinou Laio, o antigo rei da cidade.
Segundo a poética de Aristóteles, em uma tragédia o herói vai do sucesso ao fracasso, normalmente por conta de uma desmedida. Édipo em sua situação inicial está no auge de seu poder e felicidade, tendo o respeito dos tebanos e o amor de Jocasta e de seus filhos, mas em um golpe de arrogância/ altivez (erro trágico), ele promete o pior destino ao assassino de Laio. Essa prepotência chega ao ponto máximo quando ele conversa com o vidente Tirésias a quem acaba repreendendo por falar a verdade.
Segue então uma luta para reconhecer uma verdade que estava sendo dita pelos oráculos desde antes do seu nascimento, mas Édipo, o decifrador de enigmas, é o último a decifrar a própria vida.
Podemos depreender muitas coisas dessa obra inesgotável. Para mim, o que se sobressai são as oposições: querer mudar o destino e essa ser a forma de fazê-lo acontecer, querer saber a verdade e depois negá-la, ser o mais inteligente e depois o mais ignorante, ser o mais poderoso e depois o mais decrépito...
"Édipo Rei" nos mostra o quanto somos insignificantes diante de um universo que tem a sua própria força e também a importância do equilíbrio.
comentários(0)comente



EduardoCDias 28/06/2020

Édipo, Jocasta e Laio
A clássica tragédia grega escrita por Sófocles é muito melhor do que esperava! Por que demorei tanto?
comentários(0)comente



501 encontrados | exibindo 376 a 391
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR