A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada

A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada Becky Chambers




Resenhas -


249 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Tecio Ricardo 18/04/2022

Infelizmente não gostei desse segundo volume, em comparação ao primeiro que foi muito bom, muita história pra encher linguiça pra chegar num final bem sem graça.

Só recomendo porque como faz parte de uma trilogia acaba sendo obrigatório a leitura.
Priscila597 18/04/2022minha estante
Quero muito esse livro ?


Tecio Ricardo 18/04/2022minha estante
Espero que goste ??


Priscila597 18/04/2022minha estante
Mas vô seu comentário já acho q nao


Tecio Ricardo 18/04/2022minha estante
Mas talvez vc goste, esse é o bom da leitura ?


Priscila597 18/04/2022minha estante
?




Gui.Marques 22/08/2021

Riquíssimo em detalhes e significados!
Novamente a Becky Chambers me surpreendeu e me emocionou bastante. Gosto bastante da escrita dela, é muito nítido que os parágrafos não se tratam apenas da narrativa, mas também da realidade de várias pessoas que estão do outro lado da página.
Ainda estou processando tudo desse livro, porque realmente o significado não é simples e superficial. Mesmo sendo meio parado, sem muita ação, eu me senti preso na leitura. Querendo saber onde iria acabar, qual o desfecho dos 5 personagens apresentados.
Recomendo para qualquer um que goste de pensar um pouco fora da caixa nos tempos vagos.
Sue 05/09/2021minha estante
Ele é a continuação de A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil? Ou só fax parte do mesmo universo?


Gui.Marques 05/09/2021minha estante
Faz parte do mesmo universo e é uma continuação, mas com foco em outros personagens. O começo desse já é logo depois do último capítulo de A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil, só trocando os protagonistas


Sue 05/09/2021minha estante
Entendi, muito obrigada!


Gui.Marques 05/09/2021minha estante
Magina!! ?




Niv 26/01/2021

Uma ode à amizade
Becky Chambers tem uma imaginação incrível e consegue nos sugar para dentro da história.
Conhecer um pouco mais da história da Sálvia foi incrível. Uma garotinha que não conhecia nada e vivia em um mundo cheio de lixo e desafios. Ver seu crescimento e amadurecimento foi emocionante junto com as descobertas de perspectiva e autoconhecimento da Lovelace que também passa por desafios para se ajustar com o novo estilo de vida.
A história passa mais devagar que em A longa viagem a um pequeno planeta hostil, mas isso nos aproxima mais das personagens. O ritmo foi o adequado para narrativa e mesmo tendo uma pequena parte apressada no final o livro não deixou de ser maravilhoso.
Azul, Tak e Coruja são amigos leais e com grande importância para o enredo, o que deixa claro que o livro é uma ode à amizade.
É surpreendente e delicioso, estou sempre disposta a ler mais dessas histórias.
Página 94 07/02/2021minha estante
Ele é uma sequência direta de Uma Longa Viagem...? Li há alguns anos, mas não lembro mais da história. Teria que reler.


Niv 07/02/2021minha estante
Ele começa imediatamente após o fim de A longa viagem, mas vai contar a história da Lovelace e da Sálvia. Acho q vc não precisa ler na ordem apesar de que algumas introduções ao universo e espécies do primeiro livro não voltam a acontecer exatamente no segundo o que pode te deixar um pouco perdida na narrativa. Alguns acontecimentos no primeiro livro também influenciam no desenvolvimento do segundo, mas não são tão ligados assim que não de pra ler anacronicamente


Página 94 08/02/2021minha estante
Hum, blz. Obrigada!




Clarissa 10/05/2021

Aquele sobre se encontrar
Quando a Sálvia disse para a IA escolher seu próprio nome eu já senti que ia me emocionar, mas não imaginava o quanto. Esse livro é sobre se encontrar, sobre amizade e principalmente sobre família.

No melhor estilo de laços familiares, os que são constituídos por amor, não importando o sangue.
m. 10/05/2021minha estante
amo!! ?


Clarissa 11/05/2021minha estante
?




Nando Borges 29/05/2022

O livro é lindo!
A autora deixou a Jane sem desfecho. O que houve com ela e com o amigo dela? Bom, de qualquer forma eu amei toda a jornada dia personagens, acho que gostei ainda mais do primeiro livro dessa trilogia, não esse é um favorito com certeza!
Isis 25/08/2022minha estante
Oi Fernando, a Jane é a Salvia e o amigo é o Azul. Não sei se essa foi a dúvida, ou se você sentiu falta de contar mais sobre como ela chegou no onde está a partir de onde a Becky parou de contar a história. :)


Nando Borges 07/09/2022minha estante
Quer dizer dizer que a história da Jane se passa no passado? Eu tinha entendido que a Sálvia era uma Jane, mas não A Jane. Entende?




Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 08/01/2019

Sugestão de leitura
Embora "A Vida Compartilhada em Uma Admirável Órbita Fechada" seja o segundo volume da série, ele funciona muito bem como um livro individual. Por isso, mesmo que você não tenha lido o primeiro volume, é possível compreender a estória tranquilamente.


A premissa da trilogia é que o cosmos é governado pelo Galactic Commons (GC). É este governo, que contém um representante de cada planeta, que estipula quais são as regras de navegação e comércio através do espaço sideral. Assim, para viajar longas distâncias, as naves podem acessar uma subcamada da matéria-escura e, através desta, criar um túnel, criando um buraco de minhoca artificial e bastante perigoso. Oito planetas compóem o GC: Terra, Marte, Aganon, Hagarem, Hashkath, Porto Coriol, Risheth e Sohep Frie.

Wayfarer é o nome da nave espacial que liga todas as estórias da série. Todas as personagens principais tem relação com a nave e seu trabalho de construção dos túneis.

Neste volume, a protagonista é Pepper. No livro anterior, Pepper aparece como coadjuvante na trama, responsável por fornecer peças e ferramentas para o conserto da Wayfarer e, também, ajudando Jenks a conseguir um corpo para Lovelace, a Inteligência Artificial (IA) da nave por quem ele se apaixonou. Infelizmente, as personagens do primeiro volume não aparecem aqui, o que me deixou saudosa, sobretudo de Sissix, minha crush.

O enredo é dividido em capítulos que alternam o tempo presente com flashbacks do passado de Pepper. No tempo presente, Pepper resgata a IA da Wayfarer e a coloca em um corpo que imita uma humana, e a esse corpo eles chamam de kit. O kit simula todas as funções do corpo humano, como pulmão, coração e expressões faciais. A IA, dentro do corpo, se dá o nome de Sidra. Pepper decide ajudar Sidra a se ajustar ao seu corpo e ao seu novo estilo de vida, o que se mostra muito complexo. Sidra, como IA, está acostumada a ser onipresente e onisciente e sente muita dificuldade em ficar "enclausurada" num kit. Além disso, kits são ilegais e tanto ela quanto Pepper precisam tomar cuidado para que ninguém descubra esse segredo.

Nos flashbacks, sabemos que Pepper, na verdade, é Jane 23. Ela é uma humana modificada geneticamente para trabalhar em fábricas de reaproveitamento de tecnologia, daí sua incrível habilidade para consertar naves. Todas as Janes - mais de 70 espécimes - foram desenhadas para este objetivo e possuíam a mesma aparência física. Havia também Beths, Marys e tantos outros "modelos", cada um especialista em uma determinada função. Jane só conhece a realidade de sua fábrica e o ambiente restritivo e punitivo dela. Um dia, a fábrica explode matando todas as Janes, mas ela consegue escapar e busca refúgio numa nave abandonada.
Nesta nave, Jane se apega a Owl, a IA, com quem mora por mais de dez anos, até conseguir reconstruir a nave para fugir daquele planeta.

Becky Chambers escreve as personagens de maneira incrível. É fácil se conectar às personagens, sejam elas alienígenas, humanas ou IAs. E, consequentemente, é fácil se emocionar com a estória. Pepper é personagem muito real, com suas falhas de caráter e suas motivações, e logo eu estava completamente ligada à sua jornada de reencontro da Owl. E, além disso, as "crises existenciais" de Sidra são muito coerentes e Becky extrapolou todos os desdobramentos do que é ser uma IA. Seu trabalho foi preciso e coeso, digno de figurar no hall dos melhores escritores que já li.

Assim, sem dúvida, recomendo muito a leitura não só deste livro, mas também do volume anterior. Nenhum fã de ficção-científica digno deste nome deve deixar de conhecer a maravilhosa Becky Chambers.

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2019/01/sugestao-de-leitura-wayfarers-vol-2.html?fbclid=IwAR1mCbIF1eLJOAbZvRLSx7RLYpPnepBtMoykvF8DtIdLsNXol1xxgCB3Ans
Isabela.Bodanese 15/01/2019minha estante
Você leu o livro em Inglês?


Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 17/01/2019minha estante
Sim, Isabela




alinneasilva 05/09/2023

Essa série de livros é tudo pra mim e eu tinha esquecido disso até começar esse segundo livro.
Essa é uma história sobre pessoas diversas tentando evoluir além do objetivo pro qual elas foram criadas, buscando encontrar o próprio propósito e o que isso significa. É também uma história sobre o mal que foi e segue sendo feito a essas pessoas mas também sobre o bem que elas encontram no caminho. Sobre como a realidade, a forma como enxergamos e como somos impactados pelas coisas podem variar tanto de uma pessoa pra outra e ainda assim as pessoas podem conseguir se entender, se isso for o que elas querem.
Esse é o tipo de livro que me dá uma sensação meio surreal de familiaridade, pertencimento, esperança. Uma sensação parecida com a que sinto assistindo Star Trek Discovery. De que indivíduos diversos existem e importam. De que é possível achar uma família onde menos se espera.
Não há romance nesse livro é eu gosto muito disso. Existe um foco no se reconhecer e nos laços entre os personagens e em tudo o que eles enfrentaram pra chegar onde estão.
lara 05/09/2023minha estante
amo essa série apesar de que não li o terceiro e quarto livro ainda, mas vendo suas atualizações até que deu vontade de retomar a leitura ?


alinneasilva 05/09/2023minha estante
Pois vamooos. Quero começar o 3 mas vou me dar mais um tempo com esses personagens na cabeça kk




Mateus.Caixeta 12/05/2022

A Vida Compartilhada em uma Órbita Fechada
"É muito bonito, é muito silencioso, é muito discreto, é muito contido e eu amei" - Isabela Buscov

Tenho que começar a resenha dizendo que esse livro não superou o primeiro livro pra mim. Contudo, isso não tira em nada o mérito que essa leitura teve, sendo um livro sensacional do seu próprio jeito. Quem espera uma sequência "fiel", aos assuntos abordados no primeiro livro, pode acabar se decepcionando nesse segundo. Ele se difere muito na história que quer contar, e isso está longe de ser um problema. Digo que o maior ponto positivo está nessa diferença, onde a gente acompanha personagens diferentes, em uma localização diferente e com uma história que difere da anterior. Não é sequência cheia de ação, alguns podem achar o livro bem parado na verdade, mas eu gostei mesmo assim.

Achei genial a forma que a autora estruturou a narrativa, tanto o ponto de vista Sidra, como o ponto de vista da Sálvia, foram super necessários pra entender a motivação de ambas. São personagens que começam no ponto A e terminam em um ponto C de tanta evolução que ambas passaram. O passado da Sálvia... ela passou por tanta coisa, teve que lidar com várias perdas e mudanças, foi uma personagem excepcional. Uma menção também pra Coruja, que pra mim é a melhor personagem do livro. Inclusive, acho incrível que eu acabei gostando mais dos personagens que não eram humanos, do que dos próprios humanos.

Enfim, é um livro que fala mais sobre pertencimento e família de um jeito diferente. Enquanto o primeiro trouxe diversidade e o convívio entre espécies. A escrita da autora continua muito boa, eu queria marcar várias partes de tão bom.
ranacstll 13/05/2022minha estante
quero muito ler essa série (principalmente porque a Bea vive panfletando)


Mateus.Caixeta 13/05/2022minha estante
Amg, acho que vc vai amar




Milena Policarpo 18/06/2021

Queria morar nesse livro
Desde o primeiro livro da autora eu me tornei apaixonada por esse universo que ela criou. A escrita dela, a complexidade e a tridimensionalidade que ela dá pra história, pros personagens e pro universo são coisas que sempre me encantam. Assim como em A longa viagem a um pequeno planeta hostil, este livro não é sobre ação ou grandes acontecimentos, mas sobre personagens. A gente acompanha os personagens em seus conflitos, em sua trajetória e percalços e é muito pouco provável que o leitor não se identifique, se envolva e se preocupe com algum deles. Isso não significa que não haja ação na história e que a leitura não seja empolgante. Muito pelo contrário. Mas pelo menos pra mim, o ponto alto é conhecer essas pessoas, me apaixonar, me preocupar por elas e perceber com algum assombro e tristeza que elas só existem naquelas páginas. Infelizmente... Se essa mulher escrevesse um livro sobre a sutil arte de ligar o foda-se, eu leria!
Natália Carolina 18/06/2021minha estante
Adorei a resenha. Especialmente o elogio final ?


Milena Policarpo 18/06/2021minha estante
Haha obg! ?




Isabella 29/12/2020

Único defeito desse livro é que ele acaba.

É incrível ver a evolução da Lovelace/Sidra, mas nem se compara a história da Salvia. Acompanhar ela desde de criança é incrível e doloroso. Só queria abraçar ela no final de tudo.

E sobre a Coruja, IMPOSSÍVEL não se apegar a essas I.A..
12/01/2021minha estante
Simmmm estou na metade e já amando tudo




Dave.Christian 20/01/2021

Uma nova forma de avaliar as futuras relações com as IAs
Não tem uma continuação direta com o primeiro da trilogia, mas sobre a nova protagonista, uma IA oriunda do primeiro livro. Trata questões diretas e indiretas sobre relacionamento humano x IA, gênero, pertencimento, condicionamentos emocionais e questões sociais... Apesar de ambientado em uma ficção espacial futurista, é um livro muito focado em psicologia... muito bem escrito mas com uma dinâmica bem mais tranquila... vamos para o último.
20/01/2021minha estante
?




Anaju 01/05/2022

Sensacional (como sempre)
Os livros da Becky Chambers são a aventura de reconstruir e repensar a humanidade. Eu juro que não sei como explicar a experiência desse livro.

Por meio de viagens planetárias, espécies totalmente desconhecidas (por você leitora, mas definitivamente não pela autora), muita tecnologia e ciência, a autora vai te levar a questionar dezenas de coisas que você tinha como certas e vai fazer você querer enxergar as diferenças. E tudo de um jeito extremamente confortável.

Uma leitura perfeita pra se compartilhar com alguém queride.

Ps.: se vc ver isso um dia, saíba que eu teria amado dividir essa leitura com você
Italo Amorim 03/05/2022minha estante
achei fofo (e concordo)




Ceci Amaral 30/07/2020

Sensível e importante
? ??????? - ? ???? ????????????? ?? ??? ????????? ?????? ??????? ? ????? ???????? - ???? 1/2.

? Oii gente! Hoje trouxe a resenha do último livro que li e que tocou meu coração de muitas formas diferentes. Vamos lá?

? A Vida Compartilhada em uma Admirável Órbita Fechada se inicia imediatamente depois do primeiro livro da série. Aqui vamos acompanhar Sidra, uma IA (inteligência artificial) recém-instalada em um kit corporal que tem de aprender a viver de maneira bastante similar aos humanos, com suas limitações e incapacidades.

? Também vamos acompanhar Sálvia, a guardiã e amiga de Sidra, em seu passado difícil em um planeta onde muitas crianças nascem e morrem trabalhando em fábricas.

? Quem me conhece sabe o quanto eu sou apaixonada no primeiro livro dessa série. As coisas que eu mais amei em A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil permanecem aqui, em especial a sensibilidade da autora em tratar diversos temas importantes, como sexualidade, trabalho infantil e amizade.
??????
? A jornada de autodescoberta da Sidra é uma coisa linda de se ver. Durante todo o livro nós vemos o quanto ela se sente desconfortável em seu kit corporal, em como pensa constantemente que aquele não é seu lugar. Aos poucos ela vai criando mais consciência de si mesma, dos seus desejos e vontades. Toda a história dela é uma grande busca por liberdade e pertencimento.??????????
??????????
? Sidra é mais que uma ferramenta. Mais que uma máquina. Ela é alguém com sentimentos tão reais quanto qualquer um, e o modo como a autora aborda isso é incrível.
??????????
? Para mim o plot da Sálvia foi ainda mais incrível de acompanhar. Até os dez anos ela era uma garotinha que apenas conhecia as paredes da fábrica onde era forçada a trabalhar. A reação dela ao ver o céu pela primeira vez é tão chocante e triste que eu tive de me segurar para não chorar.
??????????
? Quando foge da fábrica e é acolhida por uma IA instalada em um antigo ônibus espacial, ela inicia sua jornada de vários anos para conseguir sair daquele planeta e conquistar a vida de que foi privada desde o nascimento.
Fernanda 18/10/2020minha estante
Deveria ter marcado como spoiler




yasmine 18/07/2020

Demorei bastante para ler esse livro, não por ele ser chato, mais por a escrita ser densa e detalhada, porém valeu cada hora gasta para o final, que amarra tudo. Recomendo!
Fernanda 18/10/2020minha estante
Kkkkk já eu devorei!




Alana N. 14/05/2020

"[...] isso não quer dizer que você deva abandonar o que a torna única. Você deveria aceitar isso, não sufocar."
“A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada” é um livro incrível que, por muitas vezes, fez meus olhos se encherem de água. (Mas era só um suorzinho ocular. Muito normal.)
O que é família? Como ela é formada? Quem somos? Qual o nosso propósito? Ter sido feito/criado para algo significa que você dever ser/fazer só isso?
Bem, essas questões norteiam boa parte da história e, novamente, foi incrível ver como nossa autora consegue ensinar muito sobre humanidade, respeito, empatia e várias outras coisas, dentro desse universo tão diferente do nosso. Simplesmente não consigo encontrar palavras boas o suficiente para descrever o quanto essas obras são sensíveis e necessárias.
Por mais que essa trama esteja ligada ao livro anterior, já que tudo se passa exatamente após os eventos do mesmo, creio que é possível o ler de maneira independente. (Aconselho fortemente que leia os dois e preferencialmente na ordem, mas não há nenhuma obrigação, já que é o tipo de “continuação independente”.)
Se você ainda não leu nada da Becky Chambers, seja lá o motivo, acredito que está perdendo uma experiencia incrível e enriquecedora. É o tipo de livro que todo mundo deveria ler. Fica minha forte indicação.
Livia.Tezuka 15/05/2020minha estante
colocar na lista.




249 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR