Thay 21/04/2024
A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada!
Gostei bastante desse livro, apesar de não achar tão apaixonante quanto o primeiro.
Assim como o outro, esse livro é sobre o desenvolvimento dos personagens, das suas relações, o passar do seu dia a dia. O titulo já fala por si só, é exatamente isso kkkk
Gosto dos personagens (mas acho que não fiquei tão apegada quanto os do anterior). O livro segue 2 pontos de vista e acho muito legal os paralelos entre um e outro sobre crescimento, descobertas, se adequar a uma nova vida não esperada, amadurecer etc. Fiquei mais investida no pov do passado, talvez por ter um pouco mais de 'ação'.
A autora escreve muito bem as diferentes perspectivas dos diversos personagens e dá pra você sentir o tom diferente em cada um, do quanto as culturas e modos de vida diferentes influenciam modos de pensar, agir, ser. E como é rico coexistir, aprender e respeitar todas.
Também é abordado temas bem interessantes sobre ética e limites entre modificações genéticas, até onde podemos ser determinados a ser algo ou não; sobre paternidade/maternidade nas diferentes sociedades.
Como é o mesmo mundo do 1º livro, tem representatividade e ela também é integrada na história como caracteristicas comuns em outras espécies, o que é bem interessante. Aliás, conhecemos um pouco mais sobre aspectos das espécies que a autora criou, que são bem legais. Por ex, na espécie aeluoniana em que existem basicamente 4 gêneros, e alguns trocam de pronomes dependendo do momento, e isso é naturalmente usado na história toda.
E há o debate sobre a Inteligência artificial, que no contexto da história, concordo com a perspectiva de que tratar como somente um objeto/ferramenta 'algo' que tem consciência e toma decisões próprias naquele nível é horrível. Mas assim, que tal não fazer IAs nesse nível para não termos debates éticos assim, pra começo de conversa?! kkkkk na verdade, acho um tema bem complexo.
De qualquer forma, recomendo e acho um livro muito bom.