Estupro, racismo e o mito do estuprador negro

Estupro, racismo e o mito do estuprador negro Angela Davis




Resenhas - Estupro, racismo e o mito do estuprador negro


26 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


duda medeiros 23/08/2020

Genial
(...) o mito do estuprador negro de mulheres brancas é irmão gêmeo do mito da mulher negra má
ambos elaborados para servir de desculpa e para facilitar a exploração continuada de homens e mulheres negras.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@almicci.thiago 27/06/2020

necessário!
as pessoas precisam ler esse livro pra entender porque a gente bate tanto na tecla que as minorias precisam ser ouvidas.
kellen.suamy 27/06/2020minha estante
Marcado para ler ;)




Fabiana 26/04/2020

Angela Davis narra como após a Guerra Civil americana, os negros se tornaram "vilões" e culpados de crimes que ocorriam. Até mesmos quando o negro era vítima, na visão do homem branco, ele era culpado pelo próprio destino. E como a população faziam "justiça" com as próprias mãos.
comentários(0)comente



raqueelbastos 19/07/2020

Uma leitura de grande valor e com muito aprendizado. Angela Davis, mais uma vez aborda um assunto delicado em nossa sociedade para realmente tirar aquele "cabresto" que temos diante tal assunto. Uma leitura riquíssima em dados, fatos e ativismo. Eu SUPER recomendo essa leitura, pois além de mostrar como nós, mulheres negras, somos afetadas direta e indiretamente a respeito do racismo e estupro, traz uma visão de como o homem negro ainda é pré julgado pela sociedade apenas por ser negro.
comentários(0)comente



Thalles 07/03/2023

Achei uma leitura bastante densa e aterradora, em alguns momentos, e por se tratar de apenas um capítulo extraído de outra obra da autora, acredito que funcione muito bem como apresentação da obra para leigos, o que particularmente me enquadro.
Pretendo buscar outros livros dela.
comentários(0)comente



Renata1004 25/08/2020

Extremamente importante
Livro denso, apesar de curto. Tem um contexto histórico importante, infelizmente ainda muito atual.
comentários(0)comente



Larissa Tabosa 03/08/2020

Necessário
Um livro necessário. Deveria ser uma dessas leituras obrigatórias de vestibular.
É apenas um capítulo de um livro ainda mais completo, ainda assim é maravilhoso.
Leiam!
comentários(0)comente



Leticia 28/02/2020

Importante!
Recomendo muito esse livros que são super curtos mas que são tão bem escritos. Eu consegui entender bem um assunto que costumo evitar. Muito se deve a forma como foi escrito o livro

É preciso entender as questões que nos envolvem, o livro fala de coisas que ocorreram em outro país, em difíceis anos para a comunidade negra. O mundo mudou mas os assunto abordado ainda se faz presente.

É preciso entender para mudar. Não devemos evitar falar sobre nenhum assunto.
comentários(0)comente



Maria5540 22/08/2020

Livro curto, leitura rápida, mas densa. Tem um contexto histórico revelador, infelizmente muito ainda acontece nos dias atuais.
comentários(0)comente



Bea 16/08/2020

Nesse capítulo, Angela Davis discute dilemas contemporâneos de extrema importância e explica como o racismo serve de estímulo ao estupro da mulher, alimentando o sexismo que também atinge as mulheres brancas.

A autora nos apresenta depoimentos de mulheres negras que foram vítimas de estupro por homens brancos — esses sempre convencidos de que seus atos são normais, pois acreditam que possuem um direito incontestável de acesso ao corpo dessas mulheres.

Também aborda brevemente sobre o sofrimento das mulheres durante as guerras, como as vietnamitas na Guerra do Vietnã, uma vez que o estupro é usado como uma arma de terrorismo (EUA rs).

É de conhecimento geral que os homens da classe capitalista e seus brothers classe média estão sempre protegidos contra os processos judiciais, já que abusam das mulheres e também ferem a dignidade dos trabalhadores diariamente, mas raras são as vezes em que os delitos sexuais vêm à tona (POR QUE SERÁ?)

Aviso que não é uma leitura fácil, mas também não é impossível. Você vai se deparar com argumentos de alguns "jornalistas" racistas e vai dar vontade de jogar o kindle na parede, juro. No entanto, vale a pena ser lido, principalmente no momento em que vivemos.

"Como lado violento do sexismo, a ameaça de estupro persistirá enquanto a opressão generalizada contra as mulheres continuar a ser uma muleta essencial para o capitalismo."
comentários(0)comente



WeltonLuis 22/05/2020

O retrato do estigma histórico de criminalização da população negra que persiste, infelizmente, até hoje.
comentários(0)comente



Myli 29/04/2020

Fundamental!!!
Um livreto importantíssimo para o entendimento da luta antirracista e para o questionamento do mito do estuprador negro, uma vez que, infelizmente, é um ponto recorrente na estruturação do racismo. Posso afirmar que esse deveria ser um livro de cabeceira para qualquer estudo feminista, pois todo feminismo tem que ser, antes de tudo, antirracista!!!
Complementando esse livro, indico a série "Olhos que condenam". Baseada em fatos reais, retrata a prisão de cinco jovens negros que são acusados, INJUSTAMENTE, de estuprar uma mulher branca, no Central Park.
comentários(0)comente



26 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR