Itamar ð 19/09/2021
A clareza sobre o que importa proporciona clareza sobre o que não importa.
"Viverei uma vida focada, porque é a melhor que existe!". Ouso dizer que esta foi uma das frases de maior importância neste livro, pois ela expõe basicamente o resultado de incorporar o estado de trabalho profundo em sua vida. Todo esforço e discussão que Cal vai levantando a escrita tem grande valor e pode te fazer, como leitor, contextualizar e trazer aquela teoria para sua vida prática. Ele explica como a construção do hábito do trabalho focado é recompensador a longo prazo, especialmente neste mundo cheio de distrações. Quando é apresentado o contraste entre os resultados obtidos comparando o trabalho focado e o trabalho superficial, é um choque como pequenas ações, aparentemente inocentes, tem o poder de roubar nossa produtividade e nos levar cada vez mais longe dos bons estados de concentração.
Este livro abriu minha visão sobre o chamado estado de "estar ocupado com um substituto da produtividade", que é basicamente quando você se cerca de atividades superficiais e fúteis como o simples propósito de provar para si mesmo que está fazendo algo, caracterizando um ato de auto sabotagem, pois apenas trazem uma falsa sensação de produtividade e nos rouba tempo de produzir algo de verdadeiro valor. "
Sem contar nos inúmeros benefícios neurológicos comprovados sobre o efeito de um dia de trabalho focado, um dia conduzido pelo superficial é um dia dramático e perturbador, esmo que faça apenas coisas que considere divertidas, é um dia vazio.
Um bom livro para repensar sobre algumas atitudes que podem ser reajustadas, tirando as críticas severas sobre e-mails e como lidar com eles, recomendo bastante.