Ressureição

Ressureição Machado de Assis...




Resenhas - Ressurreição


265 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


nicetereis 01/07/2022

"que a noite vem pejada do dia seguinte"
Um laboratório muito vasto quer do enredo, quer da psiquê dos personagens, para posteriormente a concretização de Dom Casmurro.
comentários(0)comente



P3te3rr 27/06/2022

Um baita começo!!
Cara, o que dizer desse livro??

Para a primeira obra de Machado de Assis, diria que foi uma baita estreia. As características que ele descreve em cada momento, é incrível. Personagens super legais como a Lívia e a Raquel. Outro super intrigante como o Félix. Cara, que personagem complexo!! Você termina o livro, e não entende os motivos dele. Você não entende o psicológico dele.

A história é bem legal, tendo um ritmo daora. Não tem momentos desgastantes. Em alguns momentos eu ri, outros eu fiquei irritado, já no outro intrigado e vários outros sentimentos.

E as características do romantismo nesse livro estão beeeem presentes. Mas é um pouco diferente do ultrarromantismo que eu ouvi falar...

Enfim, livro bem interessante, curti muito ler :)
comentários(0)comente



Bia 27/06/2022

Esse é o primeiro romance escrito por Machado de Assis, um diferencial da obra principalmente pra época é a interação do leitor com o autor.
Conta a história de Felix (que peguei ranço), ele mantém seus amores de forma semestral. " Não há ternura que vá além de seis meses."
Até que conhece Lívia, uma moça extremamente formosa que faz com que Felix se apaixone, mas com a paixão vem os ciúmes imtrigas.
Uma hora ele suspeita de Lívia, outra hora pede perdão.
Mais uma história de Machado com o desfecho surpreendente, isso por conta do conteúdo de uma carta que felix recebe, que no final ficamos sabendo do seu conteúdo.
comentários(0)comente



Thiago C Luz 24/05/2022

Essa foi a segunda obra desse grande mestre da escrita que tive a oportunidade de ler. Uma escrita cheia de nuances e focada na percepção dos sentimentos dos personagens. Acho incrível a forma como Machado de Assis aborda o ciúme!
comentários(0)comente



dallowaysky 23/05/2022

amores semestrais e infelicidade vitalícia
a leitura desse texto machadiano proporcionou-me uma fusão de sentimentos radicais, do amor ao ódio, como descreveria "nosso herói" Félix, foram muitas as ponderações cabíveis de serem expostas aqui.

acredito que o fator mais atraente para a leitura do livro, logo após do caráter poético descritivo de Machado, seja a narração precisa dos personagens no que tange às suas subjetividades psicológicas. não há um maniqueísmo, mas sim uma humanização a qual possibilita a identificação com as figuras componentes dessa história, em que o próximo passo de qualquer um deles seja indefinível à mesma medida que seja previsível, tal qual qualquer ser humano. considero que essa característica tenha sido mais desejosa ao meu olhar do que o romance entre os principais, mas seguimos.

o romance é intenso, rodeado por imprevisibilidade, de acordo com as características tão opostas dos principais, já que Lívia conseguiu me convencer pelas suas particularidades as quais são opostas das de Félix. mas, talvez, eu esperasse mais desenvolvimento dessa conturbação, soou-me tão intenso que muitas vezes não causou um impacto verídico em mim, como se houvesse a necessidade de descrever mais a maneira que esses personagens tomaram as atitudes que fizeram.

mas, bem, se Machado pretendia fazer-me pensar duas vezes antes da possibilidade de que eu venha a me casar, ele conseguiu fazer que eu pensasse dez vezes mais a respeito.
comentários(0)comente



akasaori 12/05/2022

Estou lendo as obras na ordem de publicação pra um projeto da Isa Vichi, mas como tinha audiobook de A mão e a luva acabei terminando ele antes e isso atrapalhou um pouquinho a experiência, não por ter uma grande diferença na escrita, mas sim porque as premissas são muito semelhantes, só que aqui vemos um monte de homem chato :) eu adoro as mulheres de Machado e senti falta do afronte delas aqui porque sim Félix, você é um CHATO.
comentários(0)comente



Marina 11/05/2022

?Decidam lá os doutores da Escritura qual destes dois amores é melhor, se o que vem de golpe, se o que invade a passo lento o coração. Eu por mim não sei decidir, ambos são amores, ambos têm suas energias.?

Machado de Assis sempre surpreende, inclusive em seu primeiro romance. Fiquei muito feliz com k desfecho dos meus personagens favoritos dessa história (que não são os protagonistas).
comentários(0)comente



Paulascrap 26/04/2022

Para ler em um dia !..

"Não sei o que deva pensar desse livro; ignoro sobretudo o que pensará dele o leitor. A benevolência com que foi recebido um volume de contos e novelas, que há dois anos publiquei, me animou a escrevê-lo. É um ensaio. Vai despretensiosamente às mãos da crítica e do público, que o tratarão com a justiça que merece".

📌 E assim , iniciamos a leitura por ordem cronológica dos romances do autor organizado por @isavich , publicado em 1872, ainda no período romântico, iremos conhecer a história de Félix e Lívia, e confesso me surpreendi de forma positiva com a obra, leve e fluída, uma excelente opção para quem quer conhecer Machado.

📌Félix, um médico e rico herdeiro que não acredita ser capaz de amar tinha um período máximo para permanecer com uma mulher: 6 meses.
"Os meus amores são todos semestrais ; duram mais que as rosas, duram estações. Para o meu coração um ano é a eternidade. Não há ternura que vá além de seis meses; ao cabo, desse tempo, o amor prepara as malas e deixa o coração como um viajante um hotel; entra depois o aborrecimento _ mau hóspede".

📌Até que viúva Lívia entra em sua vida, no mesmo período em que acaba de dispensar Cecília, seu affair atual. Mas o excesso de ciúmes e obsessão por sua amada ( um protótipo de Bentinho, talvez?) irá desgastar a relação entre os dois, principalmente por ser uma namoro oculto e Lívia ser um partido novo cobiçado na cidade. E nesse ritmo segue o enredo até o desfecho do casal, um pouco inesperado, sem muitas novidades e reviravoltas, mas permite ao leitor amar e odiar seus personagem, com suas atitudes e omissões, ainda que em poucas páginas.

#MachadodeAssis #ressurreição #machadoesselindo #félixelívia
comentários(0)comente



skymae 21/04/2022

não esperava que fosse me prender e descobri estar totalmente errada.

o romance, em si, não é lá dos melhores. mas por mostrar os personagens de forma real, com sentimentos verdadeiramente possíveis de acontecer, me ganhou aos poucos.

a personagem que mais me encantou foi Lívia. queria saber mais sobre sua vida antes do romance, do primeiro casamento e tudo mais. é uma mulher apaixonada, mas sábia o suficiente pra fazer valer seu próprio bem-estar. Félix não me agradou tanto assim, mas pelo menos é sincero consigo mesmo sobre seus sentimentos. um pouco de terapia pra ele teria mudado o curso da história. quantos aos personagens secundários, Raquel ganhou meu coração! fiquei realmente feliz de ler que o final que ela teve foi o melhor possível, ao lado de alguém que a ama.

leria de novo com toda a certeza!
comentários(0)comente



Niara 21/04/2022

Publicada em 1872, "Ressurreição" é a primeira obra de Machado de Assis.
História leve, mas cheia das inquietações da mente e das angústias humanas. Apesar de ser seu primeiro romance, Machado de Assis já traz muitos aspectos que vão estar sempre presentes nas suas histórias.
comentários(0)comente



Rayzaa 13/04/2022

Dramático
Primeiríssimo romance de Machadinho;
não é um livro ruim, as várias analogias das quais Machado é rei, já são destaques aqui no princípio; mas é uma história pobre de enredo, de tema, e demasiado dramática;
o personagem extremamente ciumento, tem muito do Bentinho que vamos conhecer la em Dom Casmurro;
a mocinha literalmente fica doente de amor por causa do mocinho, e quando este reconhece seus erros, ela decide que são irremediáveis, e dai cada um segue sua vida ????? e fim de livro ?????
o significado do título do livro me passou completamente despercebido ? o único sentido que achei, foi que, não se muda a essência, a alma da pessoa; chega uma hora em que ela ressuscita, e o ciclo se repete tudo de novo.

ps: se eu estiver equivocada quanto a analogia do título, aceito e agradeço correções ??
Cris 09/05/2024minha estante
Caçando eu a próxima leitura machadiana e te acho aqui rs. ??

Ah, amei 'A mão e a Luva'!! E supercombinou o título com o final ihihih. Só comemoro timidamente em respeito ao pobre do Estevão. ??


Rayzaa 10/05/2024minha estante
kkkkkk tadinho ?

me conta suas conclusões desse, pq eu não achei dos melhores ?


Cris 10/05/2024minha estante
Tô pensando no Estevão até agora. Será que ele segue vivo?
Assim que terminar Ressurreição te conto o que achei rs.


Rayzaa 11/05/2024minha estante
não faço ideia do q se passa cm Estevão ?


Cris 11/05/2024minha estante
????? #rip




spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Aya 09/04/2022

Ressurreição
Um romance da época, sem nenhum brilhantismo se comparado aos outros. É um livro bom, com a narração machadiana que tanto gostamos, mas não tem nada demais, e certamente será uma leitura a ser esquecida. Em termos técnicos, é legal observar a construção dos personagens que é bem ambígua.
comentários(0)comente



Bárbara 09/04/2022

Releituras das obras Machadianas em ordem cronológica.
Resolvi fazer as Releituras das obras de Machado,mas em ordem cronológica.
E pude constatar toda magnitude desse autor!
Escrita sólida, inteligente,personagens bem elaborados e temáticas que abordam os mais diversos conflitos humanos.
Ler Machado é sempre um deleite! Não é à toa que é meu autor favorito da vida,o que me deixa até repetitiva quando o assunto é tecer comentários ao seu respeito.
Resta- me então recomeda-lo,relê-lo e disseminar seu legado e seguir encantada com tamanha genialidade.
comentários(0)comente



265 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR