spoiler visualizarFabiano 19/08/2020
Excelente livro para quem quer aprender sobre finanças pessoais, traz vários conceitos importantes de uma maneira bem simples e exemplifica com várias histórias pessoais. Consegue balancear assunto sério com humor e palavrões, dá para entender porque a autora tem feito tanto sucesso.
Logo na introdução a autora deixa claro a mensagem: "Você vai precisar ralar, ter foco, identificar seu propósitos e se comprometer a pensar e a agir diferente."
O livro é divido em 10 capítulos onde a autora introduz um passo por capítulo para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso.
Frases que gostei:
"Acontece que perseguir um objetivo importante e genuíno, ancorado em um propósito que tem a ver com os nossos valores, exige escolhas e renúncias."
"A sua capacidade de encarar as dificuldades e dar uma guinada na vida está intimamente ligada aos seus sonhos mais extravagantes. Aqueles que você não conta para ninguém. São esses sonhos que vão servir de estímulo para tirar você da lama e criar uma vida financeira da qual se orgulhará."
"O que não percebemos muitas vezes é que, ao não tomar uma atitude e permanecer na mesma situação, também estamos fazendo uma escolha. Não escolher mudar é fazer uma escolha pela vida financeira que você tem hoje."
"A vida vale pelas experiências que o dinheiro nos proporciona, pelos encontros que temos pelo caminho e pela alegria de estarmos vivos todos os dias."
Capítulo 1: Dinheirofobia (Precisamos falar sobre dinheiro)
Gostei bastante, a autora foi direto ao ponto: antes de falar de investimento, importância do propósito, juros compostos, ... tem que conversar sobre dinheiro, infelizmente esse assunto é um tabu (que muitas vezes nasce dentro de casa) e como educação financeira era quase nula antes da internet chegar, pouca gente aprendeu a lidar (falar) com dinheiro. Tem que conversar sobre nossos limites financeiros. Tem que buscar ajuda com quem sabe mais, ler sobre o tema, ...
Passo 1: Fale sobre o dinheiro antes de o dinheiro faltar (e ele não vai faltar).
Capítulo 2: O primeiro não (A importância de ter um objetivo)
Gostei bastante, guardar dinheiro por guardar não funciona no longo prazo, por isso o objetivo é tão importante. A autora conta o caso de como juntou grana desde os 7 anos para comprar um carro aos 18 anos mas na verdade ela estava comprando "liberdade" (ir e vir facilmente).
"Não se nasce com autodisciplina, aprende-se. E quanto mais cedo você aprender, melhor será a sua vida financeira.... Autodisciplina é a habilidade de se impor metas, de ser o próprio crítico e "treinador", e de não descansar enquanto não chegar ao resultado esperado."
Para realizar um sonho você precisa de duas coisas: 1) guardar dinheiro. 2) saber quanto custa esse sonho.
"Quando a gente tem um objetivo, poupar se torna muito mais fácil, racional e sobretudo, estimulante."
"O que importa é ter um objetivo autêntico, importante e justificável."
Os 4F´s da riqueza: F1 = Foco. F2 = Fé (não é rezar, não tem nada a ver com religião, é acreditar no seu taco). F3 = Força (determinação para não desanimar). F4 = Foda-se (Pode ser libertador e tem poder analgésico).
Passo 2: Tenha um objetivo claro.
Capítulo 3: Muquirana é a PQP (Elegendo prioridades para conquistar seus sonhos)
Gostei bastante, aqui fala sobre o eterno dilema entre aproveitar a vida no presente e guardar para o futuro. A autora conta várias histórias de como economizar e gostei da definição de muquirana: é aquele que abre mão de seus desejos para poupar por poupar.
Lição master do capítulo: para definir prioridades e planejar sua vida financeira, você precisa de autoconhecimento. Conhecer-se bem significa entender quais são seus valores e com base neles, definir seus própositos.
Os 5Qs do consumo consciente: O que você quer? Para quê? Quando? Quanto? Quem vai pagar?
Depois ela ensina a fazer um diagnóstico/controle de ganhos e gastos.
Ela separa os objeticos em metas, metinhas e metonas: 1) Curtíssimo (para hoje). 2) Curto (até 2 anos). 3) Médio (2 a 5 anos). 4) Longo (5 a 10 anos). 5) Longuíssimo (mais de 10 anos). Toda meta tem que ser SMART (Specific, Measurable, Achievable, Relevant e Time-bound).
Passo 3: Cuide do autoconhecimento. Só quem se conhece bem consegue definir prioridades e planejar a vida financeira.
Capítulo 4: A força T (Trabalhe por você e por paixão)
Gostei menos que os 3 capítulos anteriores mas é bom. Concordo com a autora, tem que trabalhar com algo que goste. Porque umas pessoas se dão bem e outras não? Força T = Tesão. "Eis o fluxo da riqueza: quando a gente trabalha fazendo o que ama, se esforça mais e, sem perceber, tem mais interesse em aprender sobre aquela atividade."
Passo 4: Dinheiro não aceita desaforo. Não desperdice o que você suou tanto para ganhar!
Capítulo 5: Economizar é possível (Seja mais, tenha menos)
Gostei bastante, tem que priorizar as escolhas e dar uma finalidade para o dinheiro que está no banco.
Processo de compra: 1) Desejar. 2) Orçar. 3) Planejar. 4) Manter o foco. 5) Realizar a compra.
A autora explica a evolução da pirâmide etária da população brasileira e o perigo do INSS.
Ela propõe duas técnicas para um processo racional de compra: 1) Custo 100. Quantas horas você precisa trabalhar para ganhar R$100,00? Antes de comprar algo, veja quantas horas vc precisa trabalhar para comprar isso e conclua se realmente vale a pena. 2) QUE-ME-PRE-PO-DE (ensinada por Marcos Silvestre). Antes de comprar algo, pergunte-se: a) Eu quero? 2) Eu mereço? 3) Eu preciso? 4) Eu posso? 5) Eu devo?
Receita do sucesso financeiro 70/30: custos de hoje = 70% do seu dinheiro e 30% = metas de amanhã. 55% = essencial (padrão de vida), 5% = educação, 20% = objetivos de curto, médio e longo prazo, 10% = aposentadoria e 10% = gastar com o que quiser, sem ter que dar satisfação para ninguém, muito menos para você.
Se tiver dívida siga os 5 passos da "conquista": 1) escolha a vítima (se tiver mais de 1 dívida). 2) Bole uma estrágia vencedora. 3) Acerta na abordagem (para renegociar). 4) lembre-se que xavecar é para os fortes (tem que negociar). 5) Faça sua parte (cumpra o compromisso).
A autora finaliza com 25 hábitos para economizar.
Passo 5: Me poupe, se poupe, poupe.
Capítulo 6: A arte de investir (Faça seu dineheio trabalhar para você)
Para quem sabe pouco sobre investimento é uma boa introdução, feito de maneira bem simples e objetiva. Começa o capítulo exemplificando que não pode decidir por outra pessoa e depois explica o poder dos juros compostos. Explica uns termos: Taxa Selic, CDI, Renda Fixa, IPCA, FGC, Título de capitalização, Poupança, LCI/LCA, Tesouro Direto, CDB e ações. Chama a atenção para não investir na Bolsa enquanto não estiver preparado. No fim a autora compartilha 5 hábitos para investir melhor, explica o conceito de reserva de emergência (não concordo com o conceito dela mas é aceitável) e finaliza explicando a previdência privada (5 pegadinhas).
Passo 6: Nos juros compostos acredite.
Capítulo 7: O valor do conhecimento (Busque quem sabe mais)
Gostei bastante, a autora destaca o valor do conhecimento, conta a história de como batalhou para criar o canal Me Poupe! e que ensinar as pessoas a mexer em planilhas não resolveria o problema e sim os próprios comportamentos e as pequenas decisões do dia a dia.
O que vai te fazer enriquecer mais rápido? 1) Estudar mais e com objetivo. 2) Conhecer pessoas. 3) Trabalhar mais.
O 5 livros que mudaram a vida financeira da autora: 1) Como organizar sua vida financeira, Gustavo Cerbasi. 2) Adeus, aposentadoria, Gustavo Cerbasi. 3) A mente acima do dinheiro, Ted e Brad Klontz. 4) Rápido e devagar - duas formas de pensar, Daniel Kahneman. 5) As armas de persuasão, Robert B. Cialdini.
Em relação a relacionamentos, a autora recomenda se afastar de pessoas medíocres e se aproximar de pessoas extraordinárias. Se você não tem amigos assim, recorra aos livros ou internet, lembre-se, você é a média das 5 pessoas que mais convive.
Passo 7: Nunca pare de aprender.
Capítulo 8: Independência financeira (Comece a planejar seu futuro agora)
Gostei, a autora explica bem o conceito de independência financeira e fornece uma planilha para fazer as contas. Fala também um pouco sobre empreendedorismo.
Passo 8: Esqueça o que te disseram sobre aposentadoria.
Capítulo 9: A responsabilidade é toda sua (Saia da zona de conforto e elimine a autossabotagem)
Gostei, a autora fala da importância de sair da zona de conforto para crescer e conta a história de como saiu da Record e montou seu canal no youtube. Gostei da frase: "Pessoas ricas de verdade constroem o próprio destino". Tem que ser persistente e se errar tem que se responsabilizar pelo erro, reajustar o foco, elaborar um novo plano, executá-lo da melhor maneira possível, com plena convicção de que pode dar errado novamente.
No final tem uma lista com 3 comportamentos que costuma nos puxar para trás: 1) Fechar os olhos para a realidade. 2) Achar que a culpa sempre é dos outros. 3) Dar o passo maior que a perna.
Passo 9: Assuma a responsabilidade e permita-se errar.
Capítulo 10: #Gratidão (Muito além da hashtag)
Gostei, a autora destaca que é fácil agradecer as coisas boas e que deveriamos agradecer também as experiências não tão boas, pois servem como aprendizado (educa, ensina e impulsiona). Fala também dos efeitos positivos da gratidão que tem sido estudado ultimamente.
Passo 10: Agradeça e comemore todos os dias.