Suzana.Azevedo 15/08/2017
RENÚNCIA DE FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER PELO ESPÍRITO EMMANUEL
Renúncia é uma obra psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier, ditada pelo espírito de Emmanuel e sua primeira publicação foi no ano de 1944 pela Federação Espírita Brasileira. Renúncia faz parte da série de Romances Históricos de Emmanuel e narra uma de suas reencarnações, no séc XVII, na Espanha, como Padre Damiano, e a história de renúncia e sacrifício de Alcíone.
O tema principal do livro é a comovente e inspiradora trajetória de Alcíone, espírito de luz, que reencarna novamente na Terra para ajudar seu grande amor, Pólux (Carlos Chenegan), e para ajudar a humanidade com o seu exemplo de renúncia em favor dos outros.
O livro possui 432 páginas e foi dividido em duas partes. A primeira parte se passa no séc. XVII e conta a história de amor de seus pais, Madalena Vilamil e Cirilo Davenport. E a forma como eles acabaram sendo separados pelo plano criminoso de Susana Davenport e Antero de Oviedo Vilamil. Já a segunda parte nos conta a vida de Alcíone e seu encontro com Carlos Chenegan.
A história se passa na França, Irlanda, Espanha e em Connecticut na América do Norte. Vários temas históricos são abordados, como a perseguição religiosa na Irlanda, a varíola na França, a colonização da América, a escravidão e a Inquisição.
Durante a leitura somos presenteados com vários ensinamentos e reflexões de Padre Damiano sobre o sacerdócio, a oração, a reencarnação e o evangelho no lar.
Renúncia é uma emocionante e maravilhosa história que nos trás várias lições e ensinamentos sobre a vida!
Ao contrário de nós que muitas vezes não compreendemos e não temos fé diante das dificuldades. Alcíone nos dá exemplo de uma fé inabalável e confiança nos desígnios de Deus. Ela nos mostra que acima de qualquer decisão humana está Deus, que dispõe de infinitos meios para exercer sua vontade soberana.
Quantas vezes agimos como se a vida fosse somente o aqui e agora? E perdemos oportunidades de evolução espiritual por darmos valor aos prazeres do mundo e a recompensas transitórias? Mas Alcíone nos ensina que somos espíritos eternos e o mundo é uma grande escola onde Deus nos proporciona grandes possibilidades de crescimento espiritual.
Quando Alcíone perdoa Susana Davenport e dedica sua vida para cuidar da criminosa, somos levados a refletir sobre o valor do verdadeiro amor e do perdão.
Que todos nós possamos aprender com o exemplo de amor e fé de Alcíone!
Que assim seja!
Conheça mais sobre os romances de Emmanuel no meu blog Leitura do Dia
site: https://suzanadeazevedo.wixsite.com/leituradodia/renuncia