Carla.Parreira 07/10/2023
Renúncia
?¤?
- continuação do livro Ave, Cristo -
Relembrando o nome dos personagens do livro cinqüenta anos depois, vamos aqui encontrar Célia em Alcione, Nestório em padre Damiano, Helvídio em Cirilo Davemport, Caio em Henrique de Saint Pierre, Fabio em D, Inácio Ortega Vilamil, Julia em D. Margarida Vilamil, Helvídia em Beatriz, Cneio em Jaques D. Davemport, Claudia em Suzana Duceane, Lólio em Antero de Orviedo e Ciro em Pólux. De tal modo, eis mais um resumo literário.
O inicio da história começa com o regresso de Pólux a Terra e logo depois a renúncia de Alcione deixando o amado lar de luz para sacrificar-se num corpo carnal. Mesmo tendo consciência de que sua vida far-se-á retalhada de angustias, ela assume o compromisso de auxiliar os mais próximos em nome do amor.
Uma frase ficou em mim gravada: ?...como o pecado ainda domina o mundo, a tarefa apostólica em seus trâmites será sempre um doloroso espetáculo de sacrifício para as almas comuns...?
Susana, filha de Jaques, conversa com seu primo Cirilo, o qual confessa sua paixão por Madalena, filha do D. Inácio. Guardando suas recônditas esperanças amorosas com relação ao primo, Susana visualiza Madalena como uma rival inimiga. Susana não tolera a preferência do primo, pois isso lhe dói na alma como um insulto feroz. Cirilo se declara para Madalena e é correspondido. Algum tempo depois escreve uma carta para o pai dela expondo seus sentimentos e suas pretensões de matrimonio. Antero, primo de Madalena, fica chocado ao escutar de Inácio que Madalena está destinada a Cirilo. Madalena e Cirilo se casam, formando aí o intrigante drama de vingança tanto de Antero quanto de Susana, os quais se unem nas estratégias do mal. Carolina, irmã de Susana também se casa.
Eis outra frase marcante: ?...o coração tem mil caminhos para a felicidade, quando procuramos aceitar a vontade de Deus...?
Cirilo viaja para a América. Madalena fica na França cuidando da mãe doente, tendo combinado que depois de um ano, quando tudo se organizar melhor, seu esposo retornará para buscá-la. A América era tida como uma região destinada por Deus aos flagelados e desiludidos da Europa. A mãe de Madalena falece. A varíola negra, hemorrágica e mortal toma conta da França atingindo Madalena no quinto dia de epidemia geral. D. Inácio falece. Susana unida de Antero consegue retificar o sobrenome de outra Madalena que havia sido enterrada recentemente e pega assim uma certidão de sepultamento da Madalena ainda viva. Com o passar do tempo, Madalena consegue se recuperar ficando paralítica e dá a luz a uma menina que chama de Alcione, nome de sua avó materna, para atender ao ultimo pedido de sua mãe. Madalena escreve uma carta para Cirilo, mas Antero transforma-a em cinzas e, somente um mês depois, Susana lhe responde em nome de Jaques, contando o suposto falecimento de Cirilo. Antero a consola e Susana convence o pai de se mudarem para a América. Madalena diz a Antero que a viuvez significa pesar inconsolável e não disponibilidade do coração. Aos poucos Antero vai se arrependendo de seu criminoso pacto com Susana, uma vez que o destino não correspondera às suas expectativas de homem, ainda mais ao constatar que Madalena realmente ficara impossibilitada de se locomover por conta própria. Quando menos se esperava, uma triste nova surgiu: Antero aparecera morto em Madri após ser condenado pelo Santo Oficio à prisão e confisco de todos os bens. Sua morte era justificada pelos seus negócios suspeitos.
Antero sofre em região de sombras compactas donde seu espírito repara com lagrimas de compunção a inconsciência de outrora. Assim permanece até que, escoados mais de setecentos dias de incomensurável amargura, roga a Deus auxílio e se encontrar com aquela que foi sua mãe, D. Margarida. Reconhecendo suas faltas, Antero aceita reencarnar novamente.
Eis uma frase interessante: ?...ninguém pode alcançar a felicidade quando transforma as aspirações em caprichos inferiores...?
De tal modo, Antero nasce em Dolores, à prestimosa serviçal da família Vilamil. Na época, crianças nascidas na condição de filho de escravos com deficiências físicas eram eliminadas pouco depois do nascimento e tendo deformações nas mãos, pés e com problemas de visão, Dolores entregou o bebê nas mãos de Alcione que, exultando de alegria, levou o pequeno consigo dando-lhe o nome de Robbie. Cirilo recebe uma carta falsa comunicando a morte de Madalena. Gordon Abraão, tio de Susana, conversa com Cirilo compelindo-o a conjeturar um segundo matrimônio. Cirilo diz que antes de pronunciar uma resposta quer ir a França visitar o túmulo de Madalena e, temendo que o primo pudesse encontrar algum fio da sombria teia de mentiras, Susana se dispõe a acompanhá-lo.
No ano de 1681, Robbie completa seus sete anos e Alcione suas dezessete primaveras. Enquanto Robbie se torna uma criança difícil de se lidar, Alcione, protegida por Madre Conceição e sob os desvelos de Padre Damião, aprende latim, inglês, francês, se distingue perante a música e possui atos de exemplar pureza, com votos de sincera alegria e reconhecimento de Deus. Ela era inflexível em relação ao casamento e ao amor conjugal, pois achava que este nunca deveria se dar pela necessidade social e sim pelos sentimentos espontâneos. Damiano pede a Alcione para conversar com seu único sobrinho, o Padre Carlos, e explica que teme um desastre espiritual na vida deste, pois percebe nele grande insatisfação perante o compromisso da vocação religiosa. Assim ela faz e logo de inicio forte atração surge entre ambos aumentando-se a cada dia. Diante de tamanho sentimento, Alcione diz a ele que devem ser duas almas unidas numa só aspiração de amor, mas conscientes de que nunca encontrariam os júbilos da união no futuro sem a argamassa do sacrifício de separação no presente. Munida de enorme força espiritual, Alcione sente que, mesmo tendo encontrado o grande amor de sua existência, a lição crista lhe era mais poderosa. Era preciso conservar-se com o Cristo, ainda que o mundo inteiro lhe fosse adverso. Lutaria contra si mesma naquela louca paixão até o fim, pois sabia que ambos não tinham permissão para uma aproximação integral. Padre Damião ao saber dos sentimentos de Carlos conversa com Alcione e firmemente ela diz que alma alguma poderá ser feliz olvidando seus deveres. A afeição entre ambos seria condenável se forçasse um deles a esquecer as obrigações religiosas de amor ao próximo. Para Alcione, Jesus vinha antes de tudo e era esse o ensinamento que ela tinha a passar para Carlos, custasse o quanto fosse a ambos.
Alcione e Robbie saem para cantar num concerto publico no adro da igreja de Nossa Senhora a fim de conseguir trezentos francos para a enfermidade de Padre Damiano. Cirilo, que já havia retornado para a Europa nessa altura dos fatos, vê Alcione cantando e se encanta por seus traços tão parecidos com Madalena. Tempos depois Alcione consegue emprego na casa de Cirilo e sua segunda esposa Susana para cuidar da filha do casal de nome Batriz. Alcione e Padre Damiano descobrem a trama que separou Madalena de Cirilo, mas ambos resolvem silenciar a verdade para não causarem mais sofrimento a todos, crendo assim que a justiça divina de tudo tomaria conta. Era visível que Susana e Cirilo não eram felizes e só estavam unidos por causa da filha. Padre Damiano acaba falecendo. Carlos renuncia a batina, mas Alcione o reprime ao invés de aceitá-lo e com isso ele resolve sumir da vida dela cheio de más impressões. Madalena piora de saúde e ante as interrogativas afetuosas de Cirilo ou Susana, Alcione alega que a enferma está melhor e mais forte, ansiosa por lhes desvanecer a intenção da visita. Chega certo momento em que Madalena piora muito e Alcione não consegue impedir a visita de Cirilo e Susana. Somente então Cirilo descobre que Madalena está viva, embora já entregue a morte, e que Alcione é sua filha. Susana confessa seus atos criminosos. Madalena falece e é levada por Padre Damiano junto a outros espíritos de luz. Cirilo pega um punhal para matar Susana, mas Alcione se coloca na frente desta e impede o pai de tal horror. Alcione consola sua irmã Beatriz e aconselha-lhe a perdoar as atitudes da mãe. Susana enlouquece dizendo ver o demônio (no tempo antigo todas as manifestações de espíritos obsessores eram atribuídas ao demônio e a satanás). Cirilo não suporta os acontecimentos e falece vinte e quatro horas depois de Madalena. Jaques também morre deixando sua fortuna para Alcione. Robbie vem a ser acidentado e morre sem muita demora. Pouco depois de dois anos é Susana quem falece.
Beatriz e seu esposo Henrique acompanham Alcione até Havre, donde ela embarca para o porto de Vigo na tentativa de encontrar Carlos. Na própria hospedaria descobre o paradeiro dele e lhe envia um bilhete sem se revelar, apenas marcando um encontro junto à nave da igreja de São Vicente. No encontro surpreso, Carlos diz o quanto ficou magoado ao ter sentido que Alcione o tratava com frieza e ela explica que naquela ocasião Jesus lhe pedia testemunhos de filha e ela não podia fugir das obrigações filiais, detalhando a descoberta de que Cirilo era seu pai, algo inimaginável por Carlos, o qual inclusive tivera ciúmes ao ver Alcione ir se encontrar com Cirilo para trabalhar na casa deste, já imaginando com isso um monte de tolices. Carlos pede desculpas e revela que é casado há mais de dois anos. Resignada de que essa teria sido à vontade de Deus nos destinos de cada um, Alcione volta para Paris e relatando tudo a irmã toma a decisão de tornar-se freira. Assim ela faz e transforma-se em Maria de Jesus Crucificado. Tempos depois Padre Osório consegue punição à Alcione por causa de suas tendências luteranas e heréticas perante a igreja. Carlos transforma-se em Frei José do Santíssimo, um dos auxiliares do Inquisidor-Mor. Alcione diz as demais irmãs que ?morrer ao abandono nas celas imundas do Santo Oficio é mil vezes melhor que suportar os olhos despudorados dos maus eclesiásticos que infligem pesadas torturas às mulheres indefesas?.
Em pouco tempo a religiosa de Medicina Del Campo foi recolhida, sem mais nem menos, a uma cela escura e úmida dos cárceres da Inquisição, na capital espanhola. José do Santíssimo, acolhido por dois outros religiosos, desce às celas subterrâneas, a fim de estabelecer seu primeiro e ultimo contato com a freira carmelita. Ao clarão da lanterna ele aproxima-se da condenada que jazia na sórdida prisão abraçada ao crucifixo singular. Vendo a moribunda o eclesiástico experimenta estranha sensação e tem ímpetos de recuar, mas procura manter-se firme e pergunta se porventura ela já estará resolvida de confessar seus crimes de heresia a fim de poder receber os sacramentos da extrema-unção. A interpelada reconhece Carlos e o chama pelo nome. Num ultimo diálogo extremamente cruel e comovente, Alcione aconselha Carlos ao perdão, a renuncia e ao eterno amor a exemplo de Jesus e falece aos poucos até o ultimo suspiro. Frei José do Santíssimo debruça-se sobre os despojos sagrados a soluçar com uma dor inexcedível do coração afogado nos remorsos extremos. Ninguém na Terra, naquele compartimento úmido e escuro, poderia contemplar o quadro celeste a se desenrolar, como tributo de veneração à discípula do Cristo que soubera vencer em seu nome todas as dificuldades, vicissitudes e penas da vida humana. E enquanto melodias suaves fluíam no plano espiritual, as sagradas palavras do Sermão da Montanha eram repetidas: ?Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bemaventurados os humildes, porque herdarão a Terra! Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor à justiça, porque deles é o reino dos Céus!...?