Rafael Scheffer 18/01/2023
Não exija demais do seu gato
Jackson Galaxy é famoso por sua barba exótica e por apresentar o programa "Meu Gato Endiabrado". Eu já tinha visto o programa de relance, mas só no final do ano passado realmente prestei atenção no Jackson. Adotei uma gatinha que apareceu miando com muita fome na frente de casa. Ela passou uma semana muito feliz aqui, mas como nunca tive um gato, ainda mais num lugar tão pequeno quanto o que eu moro, logo começaram a surgir problemas. Nisso pesquisei muitos vídeos sobre gatos, sendo vários dele. Como eu gosto de ver as coisas de uma forma mais estruturada, parti logo pro livro pra ver se ele conseguia ajudar eu e a Kiki.
Eu gosto de alguns conceitos mais amplos que ele explica: a natureza do gato, as necessidades que essa natureza impõem, e as principais formas de estruturar uma rotina que funcione tanto pro humano, quanto pro gato. Esse, inclusive, é um ponto que ele aborda bastante no livro, grande parte do problema não está no gato, está no humano, que não percebe que o gato também mora ali, e que precisa ter suas necessidades atendidas. Eles também não são marionetes pra fazerem tudo que queremos, mas uma convivência pacífica, amigável e agradável sempre é possível.
Em alguns momentos o livro é repetitivo, e acho que ele faz isso para as pessoas que querem ler um capítulo específico sobre o problema do seu gato tenham informações mais completas (diversas vezes ele avisa para ir para um capítulo ou outro). Eu, que li de forma linear, fiquei um pouco entediado com alguns capítulos extremamente longos com problemas que não eram relevantes pra mim, mas que pelo que ele diz, são os que mais preocupam: fazer as necessidades fora da caixa e agressão entre gatos.
Os capítulos que me interessavam foram bem úteis, entendi a necessidade da Kiki de subir em tudo, de arranhar e de morder as coisas. Ele trouxe algumas soluções e estou tentando implementar aos poucos. Só senti falta de algumas explicações maiores sobre gatificação (ele tem outros livro sobre, "Catification" e "Catify to Satisfy").
Acho que é um bom livro pra quem tem um gato, poderia ser mais curto e direto ao ponto, mas acrescenta bastante conhecimento pra entender essas bolinhas de pelo.