Ãlex Santos ð¦ 13/08/2022
Os pilares do ikigai no dia a dia dos japoneses
Confesso que adquiri este livro na expectativa de encontrar em seu conteúdo o tradicional diagrama Ikigai (que conheci por meio de pesquisas e vídeos na Internet), além de um método prático para descoberta desta "razão de viver" originária da cultura oriental.
Ao longo da leitura, porém, me deparei com um texto muito mais exemplificativo do que metodológico, o que significou uma boa experiência, apesar de diferente daquela que idealizei.
Aqui o autor não está preocupado em fazer perguntas para ajudar o leitor a encontrar as próprias respostas, mas relatar, muitas vezes de forma profundamente descritiva, como o conceito de Ikigai está tão comumente inserido na cultura japonesa.
É importante destacar que, mesmo que não esteja tão explícito, o autor traça uma sequência de passos para compreender a filosofia, os quais ele, já no final do livro, considera ser "os pilares do ikigai".
O destaque que faço é a oportunidade que o livro me proporcionou de conhecer um pouco da cultura japonesa, através de exemplos que vão desde a importância das tigelas à prática do sumô para os japoneses, entre outros incríveis elementos.
Este é um livro para quem não procura soluções imediatas, pois é uma introdução à filosofia do ikigai e, assim como toda cultura, requer um tempo para ser absorvida, basta o leitor estar aberto a este conhecimento.
Com certeza, vou ler outras obras sobre o tema.