Ikigai

Ikigai Ken Mogi




Resenhas -


248 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Aness1 31/12/2023

Todos deveríamos ter um Ikigai
Ótimo livro para finalizar o ano! Eu sempre tenho comigo que todo livro tem algum tipo de ensinamento, mas esse livro é uma própria escola. Além de te explicar os pilares do Ikigai, te mostra diversos exemplos! Seja de uma atividade feita todas as manhãs até um evento histórico voltado a um objeto que pode explicar seu Ikigai. O melhor é que com ele, percebemos que qualquer um pode ter seu Ikigai. O Japão pode ter uma mentalidade que facilita o processo de descobrir seu Ikigai, mas independente da sua realidade, você pode ter o que tem como sua definição ?razão de viver?. Descobri pelo documentário das Zonas Azuis e foi uma das melhores coisas que aconteceu esse ano para a minha evolução!
comentários(0)comente



Gabriella123 23/11/2023

Bom, mas podia ser melhor
Não vou dizer que é um péssimo livro, porque ele não é, só não chega a ser algo imperdível para sua vida. Eu verdadeiramente recomendaria para pessoas que buscam uma leitura mais casual, algo bem exemplificado de formas de como levar a vida de forma mais leve embasado no estilo de vida japonês.

Contudo, como eu falei, o livro parece uma aula de geografia ENORME, menciona muitos lugares, lendas, pessoas e circunstâncias históricas do Japão, ao ponto que deixa de ser ?uau, que legal? para ?NÃO AGUENTO MAIS?. Fica saturado de tanto exemplo, e em tese, eu entendo o porquê, mas o autor não soube trabalhar isso bem para que não se tornasse uma leitura cansativa.

Outro ponto é: não há ordem. Os capítulos são separados por pilares ou pontos específicos do Ikigai, mas não é anormal mesclarem dois pilares na conclusão do capítulo, ou linkar um com o outro que sequer foi explicado ou exemplificado, então fica uma bagunça de conceitos e, no fim das contas, não trata nem de um e nem de outro.

Tirando isso, eu não diria que é uma perda total, já que os capítulos finais compensaram a bagunça inicial. Tem muito ensinamento bom, e se você é minimamente curioso ou fica entusiasmado em saber mais sobre a cultura japonesa, você vai desfrutar bastante desse livro.
comentários(0)comente



Aline.Zancani 15/11/2023

A busca pela felicidade começa no autoconhecimento
Este livro nos leva a fazer uma reflexão sobre o que verdadeiramente nos faz feliz e questionar os padrões que que com o passar do tempo vamos categorizando como pilares de sucesso e felicidade.
O autor nos apresenta o conceito de ikigai que diz respeito aos prazeres e sentidos da vida, onde através de alguns passos permite alcançá-lo e fazer com que prospere, são eles: começar pequeno, libertar-se, harmonia e sustentabilidade, a alegria das pequenas coisas e estar aqui e agora.
Durante a obra Ken Mogi apresenta diversos exemplos da cultura japonesa que materializam esse conceito em sua forma de viver, e talvez um dos pontos que mais tenha me marcado ao ler mais sobre a cultura japonesa é fazer as coisas por e para si próprio, porque determinada atividade te traz satisfação independente de eventuais aprovações e externas, que não necessariamente serão ou precisam ser coisas grandiosas ou relacionadas a vida profissional.
Um questão interessante entretanto é sobre muitas vezes dentro de um cultura discreta como a japonesa isso ficar velado ou restrito em alguns casos, visto que o foco da sociedade é no fortalecimento do coletivo e o quanto o ikigai é uma ferramenta importante para a individualidade, principalmente num mundo onde cada vez mais queremos ser iguais uns aos outros.
comentários(0)comente



Teppei 24/10/2023

Tradição japonesa!
A ideia do Ikigai deve ser a principal força motriz que atrai o leitor para está obra, porém a escrita foge muito do que se espera. Para quem gosta da tradição japonesa este livro é um prato cheio!
comentários(0)comente



Bruna Lins 17/10/2023

Eu simplesmente amei esse livro
O livro é uma introdução perfeita a filosofia do ikigai, que tem sido bastante comentado e muitas pessoas buscam encontrá-lo, porém por ser um conceito que não faz parte da nossa cultura é essencial entender o que de fato é o ikigai antes de encontrar o seu. Com exemplos práticos, nos leva a entender profundamente os pilares.
comentários(0)comente



Thaís 01/10/2023

No mundo cada vez mais V.U.C.A., ou B.A.N.I., o indivíduo é forçado a olhar cada vez mais para mundo exterior em detrimento do reconhecimento interior. Saber quem você é, aceitar-se e procurar a felicidade nos pequenos momentos do presente parece uma heresia, provoca um desgaste mental desesperador. A única certeza que temos é que, com o sem o indivíduo, o mundo continuará. Portanto, cabe cada vez mais ao indivíduo a responsabilidade por retomar a descoberta de quem realmente é e, a partir daí, realocar-se no mundo acelerado e transitório que vivemos. Tarefa árdua, que exige demais e, portanto, toda ajuda é bem-vinda.

Em alguns países é comum que, ao nascer, o indivíduo receba a indicação de um "médico da família", que o acompanhará por toda a vida. Costumo dizer que deveríamos receber também o "psicólogo da família", para reduzir desde o nascimento as chances de nos perdermos em nós mesmos.

O livro é uma introdução. Portanto, é necessário buscar mais sobre o tema em outras literaturas, caso assim deseje. Esta é apenas uma degustação, cabe ao leitor decidir seguir em frente ou ignorar.
comentários(0)comente



Heloisa_zr 26/09/2023

O livro possui uma narrativa simples,porém muito "tocante" você entende muito fácil o que ele quer passar,são gestos e mudanças simples que farão a diferença na sua vida.
comentários(0)comente



Carol 20/09/2023

Ikigai por Ken Mogi
Já estava com vontade de ler o livro a algum tempo, mas como foi pedido para uma aula da faculdade aproveitei o momento e resolvi escutar o audiobook. Acho que o livro mostra muito da cultura japonesa, mas como havia feio umas pesquisas antes achei que ele poderia muito bem ser resumido só pelos títulos dos capítulos. Para quem busca conhecimento sobre a cultura e entender de onde surgiu o Ikigai recomento, mas se você quiser só entender como ele funciona e como alcançá-lo com uma simples pesquisa você já entende facilmente. :/
comentários(0)comente



Gabs 11/09/2023

Esperava um pouco mais?
Comecei a ler esse livro por ouvir bastante o termo ikigai e achei interessante?

Achei que seria algo motivacional com conceitos muito legais e aplicáveis e exercícios e tudo mais, mas o foco do livro é explicar a origem do ikigai mencionando bastante a cultura japonesa

Não é um livro ruim, apenas minhas expectativas que não foram atendidas?

Gostei muito do conteúdo, sim! Adorei saber sobre a cultura japonesa, samurais, tigelas estreladas, sumô, tradições e etc

Mas precisava de mais sentido no momento, esperava mais organização do conteúdo, não sei?
comentários(0)comente



Tiago Souza 03/09/2023

Um livro para reflexões
Um excelente livro, que nos mostra uma visão ampla do que é a cultura japonesa e seus ensinamentos milenares, desde a forma de agir como a de pensar e lidar com as situações do dia a dia.
Um excelente livro, de leitura fácil e leve, com muitos exemplos e inspirações para podermos encontrar nosso Ikigai, para termos e buscarmos nosso roposito de vida e poder usufruir dela da melhor maneira possível.
comentários(0)comente



giogio 28/08/2023

Se tirar o capitalismo, fica lindo
Temos aqui um livro introdutório, mas ao mesmo tempo suficiente para sabermos o que é a filosofia por trás do termo japonês "Ikigai" e que seria a filosofia de vida dos japoneses.
diferentemente de outros livros de auto-ajuda, o autor não quer tentar te convencer a mudar de vida radicalmente, largando tudo o que você acredita e começando uma vida nova, pelo contrário. mas mesmo assim, senti uma falta de consciência política de perceber que o mundo n gira em torno de ações individuais e que por mais que você queira que suas ações mudem a sua vida, se o sistema não quiser, vc n muda. achei tmb uma filosofia muito conformista, de aceitar a sua realidade como ela é e tentar fazer o melhor com o que vc tem porque é isso que vai trazer a satisfação pessoal. até certo ponto, ok faz sentido, mas de novo, se tu pensar só no seu própiro umbigo.
comentários(0)comente



Denise.Salla 27/08/2023

O livro traz informações sobre o Japão e o modo de viver da sociedade, exemplificando alguns aspectos interessantes ligando-os, assim, ao conceito do Ikigai e como podemos utilizá-lo.
Fiz a leitura achando que me ajudaria a encontrar meu Ikigai, porém descobri que já o tenho. Gostei da leitura pois despertou a curiosidade em me aprofundar sobre a cultura japonesa.
comentários(0)comente



woannabe 25/08/2023

"Não tem problema se mais ninguém enxergar esse valor particular."
Esse é um livro que vai explorar a vida, como vivê-la, como exergar o mundo e nosso papel nele, através da cultura japonesa.
Li esse livro há 4 meses e continuo revisitando minhas anotações sobre ele, o que mostra como ele pode ser transformador no jeito que você se coloca na vida, ou pelo menos como reflete sobre ela.
A maior reflexão que tirei dele foi que achar hobbies e coisas que você goste de fazer é a chave para viver bem. Achar prazer em atividades fora do trabalho, visto que este nunca será o que te trará prazer para o resto da vida (minha opinião). Enxergar algumas obrigações do dia como sendo apenas uma PARTE e não o TODO da sua experiência no mundo é fundamental para viver a vida de forma mais leve.
"A questão de descobrir, definir e apreciar os prazeres da vida que tê significado para você. Não tem problema se mais niguém enxergar esse valor particular." (pag.29)
comentários(0)comente



Suh 25/08/2023

?Nanakorobi yaoki, ,?
?Se cair sete vezes, levante-se oito.? DITADO JAPONÊS.
Ikigai é uma palavra japonesa que se refere a um propósito de vida ou razão de ser. É a combinação de quatro elementos: aquilo que você ama, aquilo em que você é bom, aquilo que o mundo precisa e aquilo pelo qual você pode ser pago. Quando esses elementos se alinham, é possível encontrar o ikigai, ou seja, uma sensação de realização e felicidade na vida.
.
Esse livro me lembrou o "inteligência emocional" que já li. Não li nada de diferente sobre a importância da resiliência e do propósito de vida. O diferencial foi os relatos dos centenários e imagens-tutoriais dos exercícios de yoga e taichi.
comentários(0)comente



Nathalia222 25/08/2023

Seja você mesmo e corre pro abraço
Esse livro foi inesperado, pensei que ia ser um de auto ajuda bobo que fala coisas previsíveis demais ou apenas te diz coisas fora do alcance para que você simplesmente seja outro alguém, mas a arte de saber que a felicidade está presente em si mesmo foi escrita de maneira sutil e simples (mas completa).
comentários(0)comente



248 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR