Gabriella123 23/11/2023
Bom, mas podia ser melhor
Não vou dizer que é um péssimo livro, porque ele não é, só não chega a ser algo imperdível para sua vida. Eu verdadeiramente recomendaria para pessoas que buscam uma leitura mais casual, algo bem exemplificado de formas de como levar a vida de forma mais leve embasado no estilo de vida japonês.
Contudo, como eu falei, o livro parece uma aula de geografia ENORME, menciona muitos lugares, lendas, pessoas e circunstâncias históricas do Japão, ao ponto que deixa de ser ?uau, que legal? para ?NÃO AGUENTO MAIS?. Fica saturado de tanto exemplo, e em tese, eu entendo o porquê, mas o autor não soube trabalhar isso bem para que não se tornasse uma leitura cansativa.
Outro ponto é: não há ordem. Os capítulos são separados por pilares ou pontos específicos do Ikigai, mas não é anormal mesclarem dois pilares na conclusão do capítulo, ou linkar um com o outro que sequer foi explicado ou exemplificado, então fica uma bagunça de conceitos e, no fim das contas, não trata nem de um e nem de outro.
Tirando isso, eu não diria que é uma perda total, já que os capítulos finais compensaram a bagunça inicial. Tem muito ensinamento bom, e se você é minimamente curioso ou fica entusiasmado em saber mais sobre a cultura japonesa, você vai desfrutar bastante desse livro.