Kennia Santos | @LendoDePijamas 08/08/2018Passe longe enquanto é tempo.Título: Tarde Demais (Too Late)
Autora: Colleen Hoover
Classificação: 1/5
Sloan é uma jovem que têm uma espécie de "relacionamento" com Asa Jackson, o rei do tráfico de drogas em universidades da região. A casa na qual mora, é um inferno na terra. Todo mundo entra e sai, festas e barulho sem medidas.. zero controle. Ela permanece lá porque possui um irmão mais novo com necessidades especiais, e Asa é quem provém o dinheiro para mantê-lo em condições decentes.
A vida da garota é uma rotina dura, e ela tenta ficar fora de casa o máximo de tempo possível, porque voltar para casa é um pesadelo que ela precisa reviver diariamente. São muitas humilhações e manipulações diárias, e Sloan vive no modo automático: apenas aceita.
Quando Carter aparece em seu caminho, as coisas passam a mudar. Ele é mais um dos empregados de Asa, e por mais que Sloan tente se desvencilhar dele e dos caminhos que ele trilhou.. a atração entre os dois aumenta a cada dia mais, e pela primeira vez ela sente resquícios de reciprocidade.
Asa Jackson sabe muito bem que Sloan é a melhor coisa que já aconteceu a ele. Ela insiste para que ele saia dessa vida e eles recomecem em outro lugar, mas o rapaz não está disposto a abrir mão do império que conquistou. O império Asa Jackson. Ele fará o possível para manter seu estilo de vida, independente da opinião de Sloan.
Sloan, Asa e Carter possuem seus próprios objetivos e não parecem estar dispostos a abrir mão deles. Mas é claro que conforme sentimentos afloram, e possibilidades aparecem, eles percebem que não podem abraçar a tudo.. a escolha feita irá afetar de forma drástica as três vidas. Resta saber: de quem partirá a atitude?
*DESABAFO*
EU TENTEI, EU JURO QUE TENTEI, EU TENTEI MUITO MESMO, MAS EU NÃO CONSEGUI.
Pela primeira vez na vida, vou dizer: ESTOU TOTAL E COMPLETAMENTE DECEPCIONADA COM A COLLEEN HOOVER, minha autora favorita da vida, que sempre desperta minhas emoções em seus livros.
Eu realmente NÃO FAÇO IDEIA no que a Colleen Hoover estava pensando ao escrever, só sei que ela não estava norma, PORQUE NÃO É POSSÍVEL, GENTE, NÃO. É. POSSÍVEL.
Eu não gostei de NENHUM PERSONAGEM, não me afeiçoei ou senti química no casal, não senti a ESSÊNCIA Colleen Hoover nesse livro. NADA. ABSOLUTAMENTE N A D A.
Vamos lá.
O erro já começa desde a sinopse, onde fala que a Sloan está "PRESA" em um relacionamento com Asa. ISSO É MENTIRA.
O segundo erro aparece quando diz 'Sloan fará o que for preciso para que ela e seu irmão continuem vivos'. OUTRA MENTIRA.
O terceiro: "a autora mergulha na espiral atordoante que é um relacionamento abusivo". MAIS MENTIRAS.
*DESABAFO COM POSSÍVEIS SPOILERS*
O PRIMEIRO de tudo: o livro NÃO retrata relacionamento abusivo. Porque pra existir um relacionamento abusivo, a mulher tem que amar o outro envolvido na relação. Sloan NÃO ama Asa. No máximo, no princípio, se sentia atraída fisicamente. Em momento NENHUM Asa se mostrou um "príncipe" bom rapaz pelo qual uma garota pudesse se apaixonar, para depois ele virar o monstro. Desde o primeiro encontro, seu comportamento já demonstrou o LIXO de pessoa que ele era. Não teve nenhum tempo de conquista, de conhecerem melhor um ao outro, nada. Só um encontro e PIMBA, já estão nas juras de amor e ligados por um "sentimento indescritível".
(REVIRANDO OS MEUS OLHOS)
SEGUNDO: Sloan NÃO ESTAVA presa. Ela tinha escolha SIM. Ela tinha saída SIM. Mas ela preferiu se vender. FOI ESCOLHA dela, porque ela NÃO ESTAVA SENDO MANIPULADA. Repito: NÃO ESTAVA.
Vou tentar explicar melhor: ela poderia ter feito VÁRIAS coisas para não precisar se entregar à uma vida na qual ela era frequentemente estuprada e humilhada pelo próprio "namorado". Por exemplo, porque em momento algum ela pensou em trancar a faculdade, pra trabalhar em tempo integral, ajuntar uma grana pra manter seu irmão, e posteriormente, quando as coisas melhorassem, ela voltasse a estudar? Porque em momento algum ela sequer cogitou OUTRA SAÍDA? Um estilo de vida mais simples para o irmão dela, afinal ele era autista, e precisa de cuidados especiais sim, mas não precisava ser mantido em alto padrão -ele sequer ia reparar isso-.
TERCEIRO: esse Carter é péssimo. O epítome do PATÉTICO. Como profissional, como homem.. sério, ele deixa MUITO A DESEJAR, em diversos aspectos. Eis que do nada ele fica FASCINADO pela menina que ele encontra babando na sala de aula. DO NADA. Ele é extremamente sentimental para o ramo no qual ele segue. ISSO NÃO EXISTE, GENTE. NÃO EXISTE. Porque a principal característica de pessoas do ramo dele é SABER FINGIR, E ELE NÃO SABE, CACETE!!!!!!
Colleen Hoover, você já foi BEM melhor construindo personagens masculinos. BEM MELHOR MESMO. Vou falar pro Atlas dar umas aulinhas pra esse Carter. FRANCAMENTE.
(NOVAMENTE REVIRANDO MEUS OLHOS)
QUARTO: QUE RAIOS DE DESFECHO FOI ESSE? Um final eterno, mano. ETERNO. Depois da palavra "fim", existem MAIS DE CEM PÁGINAS com epílogo, epílogo do epílogo, prólogo (??????????????), epílogo do epílogo da p*** que pariu... "quem tem limite é município" é só uma forma de falar, tá CoHo? EXISTE LIMITE PRA TUDO. T U D O.
QUINTO: vamos lá para o que mais me fez passar raiva: COMO É QUE UM TRAFICANTE DE QUINTA CATEGORIA, CONSEGUE ENGANAR A POLÍCIA NÃO 1 OU 2, MAS TRÊS VEZES? TRÊS VEZES, MANO!!!!!!!
Não existe CABIMENTO nessas situações criadas. NÃO DÁ PRA ENGOLIR. Chega a ser risível, de tão IMPROVÁVEL QUE É. Se fosse pelo menos um esquema comandado por uma equipe de tráfico relativamente esperta, MAS É O ASA, GENTE!!!!! O CARA É RIDÍCULO DE SONSO!
SEXTO: Sloan foi uma personagem extremamente mal construída e de PÉSSIMO gosto. EXTREMAMENTE MESMO. Ela é uma prostituta, simples assim. Ela voltou para o Asa FINGINDO que amava ele, para se aproveitar do dinheiro dele. A grande manipuladora da história é ELA.
-Ela no mínimo, deveria ser indiciada como comparsa do Asa. Porque ela também estava se aproveitando do dinheiro sujo do qual ela tanto criticava. (HIPOCRISIA, A GENTE VÊ POR AQUI)
-"Vou escrever um livro de culinária e blablabla e arrecadar os ganhos para blablabla" nossa, é realmente MUITO FÁCIL escrever um livro e publicar, né galera? Ela fala como se já fosse garantia estar no topo das vendas, grande Best-Seller de Sloan.
-Nas cenas finais, quando ela já está grávida e o Asa aparece, ele vai transar com ela, depois de toda a questão de ela finalmente demonstrar que NÃO GOSTAVA dele, e ela sequer tenta reagir. SEQUER TENTA. Se uma pessoa não tem a mentalidade e maturidade para lutar por si, como vai ter a capacidade de ser MÃE? ME DIGAM, COMO???????
Eu vou parar por aqui, porque se deixar eu fico até amanhã pontuando a quantidade de absurdos que esse livro expõe.
É o seguinte: você é fã da CoHo? Não venha com sede ao pote. Não tem nada de CoHo nesse livro. NADA.
NÃO RECOMENDO. ESSE LIVRO É UM MISTO DE ABSURDO DO INÍCIO AO FIM.