Cris 15/12/2022
Ah, pronto! Agora a CoHo deu para escrever dark... eu amei!
Com direito a nota da autora e selo da editora, 'Tarde Demais' de início já levanta burburinho por ser algo pesado e nada parecido com os demais livros que a Colleen Hoover já escreveu. E sim, em nada se parece e ainda acredito que alguns fãs da CoHo nem vão curtir a história que em muito se assemelha com enredo dark. Talvez tenha sido esse o motivo de eu ter me envolvido tanto rs ...
" ... este livro começou como um projeto no qual eu trabalhava durante bloqueios criativos. Nunca tive a intenção de publicá-lo porque ele não se parece em nada com os outros livros que escrevo. É mórbido, é perverso, e era uma válvula de escape divertida quando eu ficava empacada em outro livro ou na reviravolta de outra história."
A premissa do livro é angustiante e logo impacta o leitor trazendo em suas páginas a construção de um relacionamento abusivo.
Sloan é uma garota negligenciada pela mãe e carente de todo e qualquer afeto, sendo assim, quando recebe atenção de Asa Jackson, deposita nele a chance de viver uma vida bem diferente da que conhece, e o fato de ele se mostrar responsável e até cuidadoso com o seu irmãozinho portador de deficiência intelectual, fez total diferença já que ela não tem nenhuma condição emocional muito menos financeira para arcar com nada.
Asa assim como Sloan sofreu bastante desde a infância e chegou a ver a mãe sendo morta por seu pai diagnosticado com esquizofrenia paranoica. Dia após dia o menino foi levado a crer que as mulheres não prestavam e que todo envolvimento sentimental o faria fraco e motivo de piada. Os anos se passaram e agora Asa não é mais o garotinho solitário que vivia escondido pelos cantos, é um perigoso traficante que acabou pondo os olhos em Sloan mesmo tendo dentro de si questões completamente deturpadas em relação às mulheres. No fundo, tudo o que o Asa sempre quis foi ser amado e mostrar ao pai o quão errado ele estava. E com esse vazio dentro de si e uma inteligência e charme sem iguais, conseguiu conquistar Sloan impossibilitando-a de escapar de suas teias.
"Como seria ter alguém dizendo isso para mim? Eu te amo! Ninguém nunca disse que me amava."
Bem, dando esse parecer sobre os dois protagonistas, preciso falar do contraponto do enredo, Luke - o bom moço com estereótipo de herói rs. Luke é um iniciante policial disfarçado designado para desmantelar o esquema de drogas de Asa. E é claro que a CoHo mexeria nesse vespeiro fazendo com que os dois se apaixonassem perdidamente um pelo outro. Claro também que isso nunca poderia dar certo tendo o Asa por perto. Resultado? Capítulos no mínimo eletrizantes e extremamente bem trabalhados que valeram e muito a pena.
" O amor não deve ser mais um peso. Deve fazer você se sentir leve como o ar."
Minha gente, o que foi esse livro? Assumo que fiquei um pouco receosa por começar a lê-lo, afinal, tem tanta resenha negativa... porém, cá estou me perguntando o porquê de tanta avaliação negativa. Provavelmente seja o fato de não parecer uma história escrita pela Colleen. Acho também que leitores que não conhecem ou gostam do gênero dark encabeçam grande parte dessas críticas rs. Agora, se eu pego aquele nicho de leitor "calejado" por temas problemáticos e personagens complexos ( duvidosos) da cabeça aos pés, fica impossível entender pois 'Tarde Demais' entrega muito mais que promete.
Já tá chato dizer que a narrativa da autora é imensamente fluida e envolvente. No meu caso nem preciso cair de amores pelos personagens ou concordar com o rumo das coisas, mesmo tendo pontos negativos bem declarados em minhas leituras, não posso dizer que saio ilesa de suas histórias. Consigo me apaixonar, sentir empatia e compaixão, passo muita raiva e pano também rs. Me surpreendo positiva ou negativamente, fico emocionada e choro ao ler seus epílogos e já na sequência me vejo procurando mais livros seus para ler. Tá vendo? Eu realmente não saio ilesa.
O que mais gostei em todo o livro foi a construção e os desdobramentos dos acontecimentos apresentados. Por ter um enredo mais caótico e passível de muitas reclamações e erros estruturais, achei que a autora dominou como ninguém colocando até alguns escritores de dark no chinelo. É, Colleen Hoover, assim como em 'Verity' você ousou e deu supercerto.
Os personagens de 'Tarde Demais' também são sensacionais e até profundos. Asa então dispensa comentários e tentar entendê-lo exige uma maturidade emocional meio que instinta num mundo de cancelados e cancelamentos! Ele não é apenas o vilão do livro que mereceu ter o fim que teve, ele também é o garotinho desprezado por quem tinha a obrigação de amá-lo e moldá-lo para esse mundo que adora tragar jovens quebrados iguais a ele.
O arco romântico Sloan&Luke não foi o que fez meu coração pular uma batida, mas fiquei tão mas tão feliz por eles, me emocionei ao ver a felicidade estampada no rosto da Sloan. Ele merece TODA a felicidade do mundo depois de ter vivido uma vida deprimente que eu não desejo para ninguém.
Enfim, se eu tivesse que colocar defeito no livro poderia levantar aqui a confusão da autora em colocar um prólogo depois do fim e um epílogo do epílogo não sendo parte derradeira de sua história, no entanto, entendi o contexto quando li suas notas. Leiam a nota! No mais, é um ótimo livro. Dinâmico e muito eletrizante do início ao fim.
" Não importa como os integrantes da minha família surgiram. O que importa é que agora esta é minha família. Somos uma família. Eu, ela e nosso filho."