Tiago Queiroz 07/04/2020Indicado para quem deseja conhecer superficialmente os principais conflitos do BrasilO livro enumera e relata muito resumidamente os principais conflitos em que o Brasil se envolveu. As batalhas são de diversas natutezas. Tem desde conflitos indígenas até ações de guerrilha durante a ditadura. Mas, novamente, tudo muito resumido e superficial. Aconselho para quem busque uma obra direta e objetiva sobre o tema ou para quem procura um ponto de partida para se aprofundar futuramente.
O autor não é historiador; é jornalista. Não obstante, tem obras muito boas sobre história do Brasil, como A Guerra do Paraguai. No entanto, nesta ele cometeu alguns deslizes. Seguem abaixo alguns que pude reparar:
Na página 139 ele afirma que Bento Gonçalves fugiu de uma prisão no Rio de Janeiro. Na verdade, ele esteve preso no Rio, mas após uma tentativa de prisão ele foi transferido para a Bahia, e lá sim conseguiu fugir.
Na página 142 ele afirma que Giuseppe Garibaldi foi editor de um jornal e morreu em 1840 em Viamão. Quando na verdade ele morreu em 1882 na Itália. O autor claramente confundiu o célebre revolucionário com seu companheiro Luigi Rossetti. Um erro grave.
Por fim, na página 152 Luiz Otávio afirma que dom Pedro II abdicou em meio a uma crise em meados de 1830, quando na verdade isso se deu com dom Pedro I. Provavelmente um erro de digitação combinado com a ausência de uma revisão mais bem feita.
Tirando esses detalhes, considero que a obra vale a pena ser lida para quem busca informações gerais e introdutória sobre o tema.