Pamela.Pugliano 25/06/2022
"...não existir mais famílias, era cada um por si mesmo!"
Essa história é o primeiro quadrinho que leio em anos e tinha me esquecido como era fácil me perder em traços e linguagem. Esse é o tipo de livro necessário, que todos deveriam ler pra entender um pouco que seja da história do holocausto.
Não quero falar muito sobre a história porque a experiência é ir conhecendo os personagens, as imagens e essas memórias. Gostei muito por terem abordado os "estágios" dessa manipulação que os judeus sofreram - aos poucos, com falsas promessas e tirando todo a individualidade desse povo - e em como, em certo ponto, foi fácil fazer com que amigos, família e qualquer um se tornasse inimigo. Essa questão me marcou muito. Como deve ser ter de lutar pelo sobrevivência e não poder confiar em ninguém a sua volta? Vale também um salva para os desenhos - mesmo que simples, suas linhas passam exatamente o que precisam e conseguem transmitir o que querem.
Enfim, leiam. É um registro único e significativo dessa época, mesmo que difícil. Acho que fazer com que os personagens sejam animais meio que "desumaniza" essa questão tão horrenda, facilitando a leitura. Leitura mais que recomendada e necessária. Aproveitem.