A pedagogia de Jesus

A pedagogia de Jesus J. M. Price




Resenhas - A pedagogia de Jesus


3 encontrados | exibindo 1 a 3


DMendesPr. 15/03/2023

O melhor mestre...
O livro enaltece Jesus e seu ensino. Ele discorre sobre seus atributos essenciais em sua metodologia, não somente nela, mas também no seu procedimento condizente com a mesma. Trata da Encarnação de Jesus, um fato que sem duvida fez total diferença em seu ensino. O autor quer nos desafiar a um ensino nesse padrão, com um profundo desejo de amar a todos, como teve Jesus. Com uma crença e entusiasmo no que está sendo ensinado, e com um profundo conhecimento daquilo que está sendo anunciado. Assim como Jesus teve uma formação excelente. Jesus também conhecia muito bem o seu público, e aplicava excelentemente sua lição aos mesmos. Além disso, usa de metodologias eficazes para a transmissão do seu conteúdo.

Prosseguindo, será mostrado um pouco mais sobre o ambiente em que Cristo ensinava, por meio dos ouvintes que se encontrava no mesmo. Ele menciona primeiramente aqueles que eram mais chegados, e trata da imperfeição dos mesmos. Cita o exemplo de João, Pedro, Tomé, e outros que faziam parte do circulo interno de Jesus. Posterior a isso, fala dos demais que sempre podiam ser vistos procurando a Jesus com as mais variadas intenções. Em todo esse trecho é mostrado as características de todos esses. E o que observamos é que eram todas negativas.
Baseando-se no exemplo de Jesus, no terceiro capítulo, temos uma serie de instruções e evidências de como se obter objetividade em nossas escolas bíblicas. Aplicando de forma que o estudo venha a obter impulso de dentro para fora, com os alunos saindo de cada estudo com a total compreensão das verdades ali aplicadas, e a tarefa prioritária de conduzir vidas a Cristo. Após isso, produzir amadurecimento na vida do aluno, de modo que venha a desfrutar de boa comunhão com os que estão ao seu redor, e venha a ser um servo aprovado. Jesus confiou-nos o privilégio de sermos instrutores para outros, devemos honrar.
Na quarta parte, o autor destaca princípios da vida de Jesus que evidenciavam a excelência em seu ministério.

O primeiro desse princípio é que Jesus enxergava longe, em cada escolha que fez, Jesus tinha um objetivo, e sabia cada resultado. O Segundo principio é o fato de Jesus valorizar o contato pessoal, por vezes ele procurou conversas individuais, e sabia o impacto que isso traria. Outro princípio que encontramos no ensino de Jesus é o aproveitamento que ele tirava das oportunidades em que se encontrava diante de pessoas, conhecendo as suas necessidades, as ensinava com maestria.

E não para por aí, vemos outros princípios ainda. Quanto a trabalhar a consciência dos ouvintes, fazê-los refletir, procurar o que de bom nos mesmos, procurando o potencial máximo dos mesmos. Por último, assegurar que os mesmos poderiam exercer tudo aquilo que aprendiam, a prática dos ouvintes também é fundamental.
Chegando na quinta parte desse livro, Price nos mostra qual era o material que Jesus, ao ensinar, fazia uso. Começa por destacar as fontes que Jesus usara, e menciona primeiramente as Escrituras. Jesus fez muitíssimo uso da mesma, com citações e linguagem paralela. Outra fonte que Jesus fez uso, foram as coisas naturais, tanto na natureza, como também, as coisas do cotidiano. Isso norteou todo o ensino de Jesus, e se viu evidente em suas parábolas. O segundo destaque do autor nessa parte foi as formas usados por Cristo em sua metodologia de Ensino. O qual se deu por meio de declarações em forma afirmativa, as quais carregaram efetividade considerável.

Também o uso de figura de linguagens, vista frequentemente em toda essa metodologia, com propósitos definidos. Jesus colocava cada um desses recursos em momentos diferentes de seus estudos, de acordo com a necessidade e propósito. Sendo para chamar atenção para o que vai ser dito, preparar seus ouvintes para aquilo, fortalecer alguma ideia, ou até mesmo dar base para o ensino aplicado.

O livro também se propõe a mostrar qual foi a maneira de Jesus dar seus ensinos. Jesus não se prendeu a um sistema repetitivo, mas, ele mesmo elaborava sua maneira de aplicá-los. Sempre de modo organizado, isso é um fato, Jesus obviamente possuía uma introdução, desenvolvimento e conclusão. Nessa estrutura, incluía bons métodos para atrair a atenção dos ouvintes e estabelecer pontos de contatos com os mesmos. Feito isso, prosseguir com a tenção dos mesmos, na parte em que são apresentados todos princípios e fundamentações de sua lição. Aprendemos com Jesus que uma aula tem que ser devidamente preparada, para que se obtenha êxito em nossos objetivos. E por fim, a conclusão do estudo não se dar apenas pelo termino de informações, mas, com aplicação prática de tudo aquilo que foi aprendido. Price dar uma instrução a essa estrutura, e um exemplo de Jesus para cada uma dessas partes.

O livro torna a discorrer sobre os métodos de Cristo. Apesar de não podermos afirmar categoricamente que Jesus usou métodos acadêmicos atuais. Podemos, entretanto, identificar com nitidez, Jesus usando metodologias bem definidas em seu ensino. As quais se deram pelo uso de diversas lições objetivas, que ajudavam na compreensão da mensagem. Jesus também utilizava meios de dramatização em seu ensino, que implicava em um tipo de reprodução de cenas comuns a nós no cotidiano, ou de um fator histórico. Jesus tinha ciência do peso da dramatização ao seu público, sendo judeus, e faz com que isso contribua para o aprendizado. O método mais utilizado por Jesus, foi, sem dúvida, o ensino por meio de parábolas. As histórias contadas por Jesus contribuíam e muito para a estrutura de sua mensagem. Pois as mesmas ajudavam a chamar a atenção para o ensino, trazer foco a algo que tem de ser enfatizado, e contribuir para a total assimilação do conteúdo.

O autor destaca que Jesus nunca deu algum método específico como superior, mas, sempre variava entre os mesmos. E aqui, observamos alguns métodos não mencionados anteriormente de modo claro, como o de preleções, também um modo didático de lidar-se com a multidão. O uso de perguntas, como um meio eficiente para se obter resultados no aprendizado do ouvinte, e fazê-lo refletir sobre ideias propostas. Ainda outro método seria o de debates, nos quais é possível se obter um acréscimo de participação do ensinado, e contribuir para o esclarecimento do indivíduo, e acréscimo ao ensino proposto. Todos esses métodos são efetivos, mais também possuem falhas. São usados hoje em dia, e Jesus já utilizara dos mesmos em quanto esteve aqui.

Encerrando a obra, o alvo foi enaltecer a pessoa de Jesus, esse grande e maravilhoso mestre. Sem comparação, Jesus é uma figura ímpar, o resultado do seu trabalho tem valor e extensão eternos. Essa parte nos mostra a contribuição do ensino e Jesus para o mundo, o que carregava seus ensinamentos. A mudanças de costumes, conceitos, e a transformação de vidas são resultados do ensino de Jesus. Certamente Jesus trouxe impacto de largas proporções na sociedade, este é um fato inegável. Impacto tal que resulta em influências sociais em diversos aspectos. Seja nas famílias, nos conceitos que envolvem a mesma, na literatura, seja cristã, ou não, existe interesse e rumores ao Salvador. Sem esquecer do meio musical, com tantas obras, a ação social, envolvendo o intenso amor mútuo que só pode ser resultado de uma proximidade com Jesus, tudo isso consequência de seu ministério. Jesus nos inspira de muitas formas, de modo que, andar em suas pisaduras, ser seus imitadores, deve ser nosso alvo diário para obtermos êxito na boa carreira cristã. Recomendo muito esta obra, muito inspiradora.
comentários(0)comente



Wesley 11/11/2013

Concluo que o livro Pedagogia de Jesus de J. M. Price olhando em uma proposta pedagógica tem pontos a serem destacados e foi o que me propus a fazer, lendo o livro com a visão teológica as colocações do autor não foram felizes e creio que o próprio não tinha a intenção de escrever em uma ótica teológica e sim pedagógica. Este leitor ainda leigo no assunto que se refere pedagogia com a leitura desta obra não se vê apto a discordar do autor do livro, tenho que conhecer mais sobre o assunto, pois ainda não entendo com clareza muitas das questões levantadas a respeito da matéria de pedagogia, prefiro destacar as coisas que li e me acrescentaram conhecimento.
comentários(0)comente



Leituras e Reflexões 14/06/2018

Recebi a indicação da leitura deste livro e já me senti atraída pelo título.
Especificamente voltado aos professores de Escola dominical, este livro se torna perfeitamente útil também aos líderes de célula/ pequenos grupos etc. porque seu foco é o ensino da Palavra de Deus, a formação do caráter de um discípulo, de um verdadeiro cristão.
As particularidades do modo de ensinar de Jesus devem ser imitadas por todos os seus discípulos chamados a cumprir seu IDE (grande comissão).
Tive uma certa impressão que o autor Augusto Cury teve acesso aos estudos de Price. A análise que Price faz a respeito do Mestre dos mestres, de seus discípulos e seu investimento em cada um deles é muito semelhante (mas muito mesmo) ao que é exposto de forma minuciosa e bela nos 5 livros da série Análise da Inteligência de Cristo.
INDICO A TODOS QUE SÃO EDUCADORES, LÍDERES, INFLUENCIADORES... E TAMBÉM PARA TODOS AQUELES APAIXONADOS POR ESTE HOMEM, QUE IMPACTOU E AINDA IMPACTA O MUNDO.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR