labbacchio 29/11/2021
Why are we like this?
Primeiramente, gostaria de avisar que essa resenha serve para os 4 volumes, porque não sabia exatamente o que escrever para cada um ? além disso, os primeiros volumes também ficam meio incompletos sem os últimos (meio óbvio levando em conta que são continuações, mas releve). Bom, a solução foi um resumo do que achei dos 4.
Eu, sinceramente, não tava esperando tanto assim de Heartstopper. Quero dizer, não que passe uma má impressão, eu esperava que fosse gostar, sim, mas eu não gostei, eu amei! Tipo, eu AMEI, amei muito, muito mesmo.
Os personagens são incríveis e envolventes, de modo que no primeiro volume eu já estava sorrindo feito idiota enquanto lia. Charlie é um pitico, daqueles que você sente vontade de guardar num potinho e cuidar pra sempre. Ele é tímido, fofo, amoroso e às vezes pode ser bem inseguro também. E Nick, nossa, o Nick. Olha, não é por nada não, mas que homem. Nick é literalmente um príncipe encantado. Ele é um amor, é aquela pessoa que sempre vai estar ali para o que você precisar. Basicamente, ele é perfeito. Fora que, além deles, ainda têm MUITOS personagens incríveis ? juro por tudo que é mais sagrado, Charlie não tem um amigo ruim (não posso dizer o mesmo do Nick ?)
Honestamente, a trajetória de Nick e Charlie, o desenvolvimento do relacionamento deles ao longo dos meses, acompanhar ambos superando suas inseguranças, foi tudo incrível. A maneira que você acompanha Nick descobrindo mais e mais sobre si mesmo, a experiência de ver ambos se apaixonando cada vez mais um pelo outro, é tudo tão perfeitinho.
Além de tudo isso, o livro ainda conta com variadas críticas sociais ? o que o deixa ainda mais incrível. Heartstopper fala sobre homofobia, transfobia, transtornos alimentares, depressão, dependência emocional e muitos outros assuntos que devem ser debatidos.
Não, serio, quando eu digo que não esperava tudo isso, eu realmente quero dizer que não esperava. Eu achava que não iria passar de um romance clichê, quando fui olhar tava vendo a evolução de uma pessoa anoréxica. Tá me entendendo? Além de ter desenvolvimento super pitico da relação deles, o livro ainda tem numerosas críticas sociais relacionadas à diversas coisas. Tipo, dava pra ser mais perfeito?
Basicamente, o que tenho a dizer com tudo isso é que eu recomendo muito Heartstopper, tipo, recomendo pra [*****] ? com todo respeito. A leitura não só é super rápida, como também prende demais ? sério, li todos os 3 primeiros volumes de vez domingo de madrugada, e só não li o 4 junto porque tinha o Enem (bem, li ainda no domingo, mas depois do Enem). Juro, vale muito a pena ler.
E só pra você ter uma noção do quanto eu gostei, eu costumo dar notas acima de 4 apenas pra coisas que eu realmente adorei, e pra Heartstopper foi, tipo, 4 para o volume um, 4.5 para o dois, 5 para o três e 4 para o quatro. Resumindo, nada abaixo de muito bom.
É isso, leia Heartstopper!!! (li os 4 volumes já traduzidos e vou colocar o link nos comentários)