Clube do Farol 08/08/2022
Resenha por Elis Finco @efinco
Pode conter spoilers dos livros anteriores
Olá, leitores!! Após ler o final de Máscaras, eu simplesmente digo: Terminou Não Fuja!?? Então leia esse livro o quanto antes! Como boa leitora, e uma fila interminável de livros a ler, vou explicar porque esse não pode ficar para depois, vamos lá.
Diferente de vários livros escritos após o fechamento da história, Máscaras é mais do que necessário, é especial e um presente aos leitores. Porque nele fica explicado a verdade por trás das atitudes e também das escolhas que vários personagens fizeram e tiveram ao longo das histórias.
Com capítulos alternados entre vários personagens, as perguntas que surgiram ao longo da série são mais que respondidas, são explicadas e esclarecidas e ganham um novo significado diante das situações nos livros anteriores. E claro, aquelas questões, que ganharam foco em uma determinada passagem, expandem num grau que fica impossível não dizer: WAW!!
Outro ponto maravilhoso foi que a autora, apesar do hiato entre o terceiro e esse livro, em nenhum momento desconstruiu as características dos personagens ou da própria série, porém, de posse de todos os fatos, a sua visão de leitor pode simplesmente te surpreender demais durante a leitura, provando o ditado que diz que a verdade está entre dois pontos de vista. É ainda mais interessante ver por outros pontos de vista além do da Nina.
E assim, a cada capítulo, Guimlel, Ismael, Samantha, Kaller, Zymir, Von der Hess, Nina e, claro, Richard — em especial ele — revelam e escondem suas verdades sob as circunstâncias na busca da sobrevivência na morte. E o que pode parecer confuso, na realidade é tão bem escrito que fica fluido e super bem elaborado entre um personagem e outro com as mudanças de narrativa e passagens de tempo.
Não é possível ser muito explícita nas considerações, para não correr o risco de estragar a leitura para quem já conhece a história ou acha que conhece (parei), mas não tem como não dizer que é uma experiência de leitura pensada, desde a diagramação (gente, nenhuma imagem nesse livro é aleatória... eu amei brincar com as fases da lua) até o clímax com o final que ainda não consegui superar, pois apesar de ter imaginado e desejado esse final em Não Fuja! não estou conseguindo lidar com ele em Máscaras, porque o final parece dizer que nunca adiantou tentar fugir do destino, que seria, apesar de tudo, como estava escrito para ser.
Não achei que seria possível, mas essa ideia também foi desconstruída durante a leitura, foi mais que possível a editora Valentina se superar em uma edição das mais belas da editora e uma história que veio para agregar tanto a uma série tão querida e amada! Então, deixo meus sinceros agradecimentos a todos os envolvidos na elaboração desse presente aos que, como eu, não querem que PARE! por aqui, que tenha o livro 05 (número lindo para série, né?! Só acho) e nos conte um pouco mais do depois.
site: http://www.clubedofarol.com/2018/10/resenha-mascaras.html