Deisy 08/05/2021Para mim ele tem QI baixoO Estrangeiro narra em primeira pessoa a história de um homem indiferente a tudo. Um homem sem ambições, sem emoções, sem afetos. Ele vive apenas o momento presente deixando-se levar pela vontade alheia visto que ele mesmo apresenta pouca vontade própria, exceto em alguns momentos em que se sente aborrecido por não conseguir satisfazer necessidades físicas como fumar, transar, dormir ou caminhar na praia.
Não conhecemos nada sobre seu passado, pois ele não reflete sobre seu passado, nem sobre seu futuro, nem sobre coisa alguma. Isso me deixou a impressão de que ele pudesse ter alguma deficiência cognitiva. O personagem não é apenas indiferente e sem sentimentos, ele é inconsequente. A total falta de previsão das consequências de suas ações apresentadas pelo personagem definitivamente não é uma característica de um adulto com um QI dentro dos padrões.
Em dado momento da história ele se mete em um grande problema com graves consequências. Enquanto leitor, a gente sabe que aquilo ia dar merda. Mas o personagem foi completamente incapaz de prever, ele não é só indiferente, ele é estúpido.