Nara 05/07/2022
?? Uma das melhores leituras do ano!
Faz um tempo que eu tentava sem sucesso retomar leituras em outro idioma... Estudei espanhol na adolescência e não me dediquei o suficiente pra ser fluente na língua.
A vida se encaminhou de me apresentar um misto de conexão histórica, política e a necessidade profissional em retomar o estudo. Pra mim não existe estratégia melhor que a leitura para isso.
Comprei esse livrinho em ebook (curtinho, tem 60pgs.) porque amei o título/capa. Conhecia a autora uruguaia por alto, de nome...Foi uma ótima porta de entrada para reaprender o prazer de ler no idioma original. Agora sou fã apaixonada e quero ler tudo que ela escreveu!
Super indico pra quem ta na mesma tentativa!
É uma coletânea de 5 contos.
Prediletos marcados:
- Desastres íntimos ???
- El patriotismo
- El juicio final ???
- Sesión
- Te adoro ???
Gostei muito de como a autora trabalha temas complexos a partir de situações simples. Em Desastres Íntimos, o estopim acontece quando Patrícia (uma mulher divorciada e mãe solo), tenta abrir uma garrafa de água sanitária sem sucesso. Pensando que a embalagem nova só pode ter sido criada por um homem que não realiza tarefas domésticas, ela entra num fluxo com reflexões sobre questões de gênero a partir dos próprios "desastres íntimos". Ri mto.
A autora viveu a vida na Espanha em decorrência da ditadura em seu país que, forçou seu exílio político. Em El patriotismo ela faz essa crítica, com a criação de torcidas opostas que expõe suas bandeiras, símbolos e cores com o intituito de brigar por uma superioridade que só transforma ambas em grupos que apenas se matam e se odeiam.
O Juízo final é um dia banal de um sujeito comum que levanta para ir trabalhar e se dá conta de que se depara com a própria morte. Ri mto tbm!
Te adoro, amei porque brinca com a arrogância masculina em relação às mulheres. Um professor acadêmico, mais velho tem um caso com uma aluna. Ele recebe a ligação de outro amigo também professor que revela estar louco, apaixonado pela mesma aluna. O desenrolar da conversa, é um show de arrogância do interlocutor em pressupor que já sabe como ela agiu e vai agir sempre. Até que algo revelador acontece rs