Bookster Pedro Pacifico 26/02/2020A guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil, de Bruno Paes Manso e Camila Nunes Dias – Nota 9/10 Escrita por uma socióloga e por um jornalista, essa obra é muito mais que uma reportagem jornalística sobre uma facção criminosa, o PCC. Os autores conseguiram tecer o retrato da violência organizada do Brasil, passando por temas importantíssimos como os problemas de nosso sistema prisional e o papel do tráfico de drogas como fonte de sustento para as facções. E esse retrato apresentado ao longo da obra é assustador, pois deixa clara para o leitor a real dimensão do poder que as facções criminosas detêm fora e dentro dos presídios brasileiros. Sua relevância é tamanha, que o livro revela a dificuldade do Estado em conseguir lidar, conter e até mesmo se comunicar com essas organizações.
Na verdade, não são meras organizações criminosas. Por meio de relatos dos próprios integrantes das facções, percebemos um claro processo de institucionalização. Hoje, eles contam com uma sólida pirâmide hierárquica, “tribunais” próprios e uma estrutura administrativa ramificada e complexa para conseguir gerenciar as cifras milionárias que passam pela cúpula do poder – e que têm como fonte principal o tráfico de drogas. É quase um “Estado” à parte, em que cada indivíduo que passa a integrar a facção – por meio do “batismo” – deve se submeter a regras extremamente rígidas, as quais, caso descumpridas, podem levar à sua morte.
O texto também aborda diversas passagens históricas e mostra como elas estão relacionadas, criando um cenário propício para a ascensão das facções ao poder.
É realmente um livro que abre nossos olhos. Não há como terminar a leitura sem ter consciência de como o problema da violência é complexo e envolve diversos setores políticos e sociais. E mais que isso: apenas confirma que a “solução” de prender e isolar o criminoso é, na verdade, um verdadeiro tiro no pé, uma vez que é das prisões que nascem as facções e é das prisões que o seu comando é exercido.
De aspecto negativo, senti que algumas passagens continham detalhes em excesso que poderiam cansar o leitor comum, que não busca uma pesquisa acadêmica sobre o assunto.
Enfim, uma leitura obrigatória!
site:
https://www.instagram.com/book.ster/