Priscila.Pieper 17/09/2020
O LIVRO DOS MÁRTIRES
Publicado pela primeira vez em 1559, O Livro Dos Mártires se tornou um clássico da literatura cristã. De geração em geração, a obra foi responsável por levar e manter viva as mensagens, os sofrimentos e as vitórias de diversos mártires que passaram pela história.
No livro, o autor nos apresenta em detalhes a vida de privações vivida por personagens famosos como o próprio Jesus Cristo e seus apóstolos como Paulo, João, Tiago, e dos reformadores como John Wycliffe, John Huss, William Tyndale, Martinho Lutero, Thomas Cranmer, etc. Se até aqui a leitura já estava interessante, John Foxe consegue deixar ainda mais intrigante e nos apresenta à personagens esquecidas ou desconhecidas, mas que não tiveram dúvidas, preferindo pagar o preço máximo à renegar a sua fé.
Com uma escrita delicada, apesar do tema difícil e complexo, John Foxe levanta reflexões capazes de nos tirar o sono. O que eu faria no lugar de cada um deles? E se eu fosse um dos espectadores de cada uma dessas histórias? São perguntas que nos acompanham de início ao fim.
Sendo muito mais que um livro sobre o cristianismo, O Livro dos Mártires carrega o peso de um documento histórico que apresenta as barbáries cometidas pela Igreja “em nome de Deus”. A cada página é possível sentir um misto de agonia, revolta, injustiça, empatia e conforto.
Essencial para todo aquele que se denomina cristão, O Livro dos Mártires não apenas nos encoraja de se manter firmes na fé, mas nos traz um novo entendimento sobre a história mundial. A contemporaneidade da obra, nos faz entender o que muitos de nós ainda sofrem em países onde a fé cristã é proibida. Uma leitura apaixonante e transformadora.
Preparem os lenços e boa leitura.
site: https://www.instagram.com/vestidadeletras/