Nós Literários 26/11/2018
Jogo de Verdades
Neste livro vamos encontrar um misto de sentimentos: Indignação, verdades, corrupção, medo, ansiedade, receios, vergonha e porque não - Esperança. Jogos de Verdades é um livro que traz a tona dois universos bem diferentes e que ao mesmo tempo estão de fato interligados, o primeiro é o mundo dos políticos e da política. O segundo o mundo de um adolescente de classe social média que está se descobrindo enquanto pessoa crítica e leitor do mundo que vive.
Aqui iremos ter dois personagens fortes e com bastante destaque, que são Júlio e Joel. Júlio é um garoto que está no último ano do Ensino Médio, ele possui uma vida comum a maioria dos garotos da sua idade, no entanto, Júlio é um garoto super questionador e a partir desses questionamentos busca formar opiniões. Na mesma cidade mora Joel um homem casado, sociólogo, inteligente e bem comunicativo, que trabalha como assessor de um deputado estadual.
Em um determinado momento da história a vida de Júlio e Joel se cruzam e a história começa a ficar cada vez mais interessante, pois é a partir desse encontro que vamos de fato descobrir os jogos dessa grande narrativa. Vamos visualizar os bastidores de uma campanha municipal e o que de fato há por trás dela. E mediante a isto, os nossos olhares não serão mais os mesmos, pois iremos desconstruir e reconstruir um novo olhar.
Ler este livro me fez relembrar diversos acontecimentos políticos já presenciado por mim ao longo desses últimos 10 anos, por meio da internet, TV, Jornal impresso e etc. como: Petrolão, Operação Lava Jato , mensalão no congresso e por aí vai. O livro é uma retrospectiva aparente.
Gostei bastante da narrativa do Vinícius, por que é rica de informações, ele traz pro livro alguns teóricos incríveis da Sociologia e isso me despertou muito mais interesse, porque de fato a história não foi pensada num vazio e isso é muito bom. Este livro é essêncial e que deve ser lido com o máximo de reflexão possível.
É isso gente, espero que gostem!