Memórias póstumas de Brás Cubas

Memórias póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...




Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas


4326 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Fabi Copetti 13/10/2024

Obra-prima
Machado é fundamental. Brás Cubas, o narrador que já está morto, nos faz refletir sobre as peculiaridades do ser humano. Por já estar morto, talvez esteja longe dos nossos julgamentos e por narrar sua vida, sob o seu ponto de vista, talvez seja imparcial. E esse "talvez" nos conduz à uma reflexão sobre o que é importante ou não na vida e sobre os caminhos que tomamos, sobre as pessoas que convivemos. Genial. Com ironia e humor negro o diálogo com o leitor é fantástico e inesquecível.
comentários(0)comente



Samantha171 12/10/2024

Meu primeiro contato com um romance de Machado de Assis. Confesso que não consegui absorver todos os detalhes do livro, pretendo fazer a releitura futuramente, porque sei que, com toda certeza, deixei muita reflexão passar despercebida.
O livro é genial em todos os sentidos
comentários(0)comente



Larissa 12/10/2024

Vestibulando
De fato essa coleção voltada pra pessoas que vão prestar vestibulares e tem pouco tempo pra ler faz bem o seu trabalho.
Um texto curto porém sem tirar a essência da história e do autor.
Eu já conhecia bem a premissa da obra mas não poderia deixar de ler nem que fosse essa versão encurtada.
O estilo de Assis é muito marcante e fluído mesmo não sendo o gênero que eu gostaria de ler no momento me envolveu na história e não larguei o livro até terminar
comentários(0)comente



Suzana 12/10/2024

"? Meu caro Brás Cubas, não te deixes vencer desses vapores. Que diacho! é preciso ser homem! ser forte! lutar! vencer! brilhar! influir! dominar! Cinquenta anos é a idade da ciência e do governo. Ânimo, Brás Cubas; não me sejas palerma. Que tens tu com essa sucessão de ruína a ruína ou de flor a flor? Trata de saborear a vida; e fica sabendo que a pior filosofia é a do choramingas que se deita à margem do rio para o fim de lastimar o curso incessante das águas. O ofício delas é não parar nunca; acomoda-te com a lei, e trata de aproveitá-la."


"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."
comentários(0)comente



@thivgox 11/10/2024

Otra noche en miami
Como ex aluno de escola pública, esse livro viveu no meu imaginário por anos como sinônimo da mais pura chatice. Bom naquele tempo talvez fosse chato mesmo, mas agr slc, mt bom?

Um livro otimo que me deixou com a sensação de "quem planta morango n colhe maçã". No final, todos terminaram no mesmo lugar.

A e a frase final reflete a miséria do próprio personagem, que vivieu uma vida de escolhas ruins, bom pra ele n transmitir a própria miséria.
comentários(0)comente



Beatriz 11/10/2024

Livro em formato de fofoca
O livro inteiro é em formato de fofoca. Parece a melhor fofoca da vida de um homem (que já está morto).
comentários(0)comente



Rony 11/10/2024

Memórias Póstumas de Brás Cubas
"A primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor,"

It's spooky season!
Aproveitando o mês de outubro e o Halloween que se aproxima, gosto muito de acompanhar ilustrações e outras produções artísticas relacionadas, apesar de que meu objetivo de ler Memórias Póstumas de Brás Cubas veio de antes. Era até vergonhoso para mim, que eu estivesse em um curso de Letras e não tivesse lido ainda esse livro. (Isso, para mim, não estou falando de mais ninguém). E assim, que livro sensacional. É bastante cativante, cheio de humor e tiradas irônicas, que fazem o leitor pensar e se deliciar.

(Infelizmente, me lembrei do cara chato lá que vive falando de literatura sem estudar e só para falar besteira, e como ele está sempre tão enganado, ainda mais em dizer que esse livro tem uma linguagem super difícil e que não deveria ser dado aos jovens, bobagem).

Para terminar essa resenha longa, queria compartilhar esse trecho também:
"Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica: vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor."
comentários(0)comente



Abdias.Silva 11/10/2024

Machado de Assis, um verdade gênio do realismo brasileiro. Uma obra muito real e necessária para a nossa época.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Karen1066 11/10/2024

Memórias postumas de Brás Cubas
Iniciei essa leitura em agosto mas só agora retomei a leitura e a finalizei. De fato é uma obra digna de inaugurar o realismo no Brasil, através das memórias do nosso autor-defundo conseguimos nos aproximar das mentalidades dessa elite carioca do século XIX.

Enquanto estudante de História vejo um potencial incrível em mobilizar essa obra para discutir sobre o os processos históricos do século XIX e com certeza lerei novamente para poder fazer paralelos com a obra em futuras aulas mas para fins não pedagógicos eu não leria novamente. Acho que a obra cumpre de forma maestral o que se propõe e talvez por isso eu tenha ficado de saco cheio em alguns momentos, principalmente quando a história ficou ali no romance dele com a Virgilia mas o começo e fim do livro me pegaram bastante.
comentários(0)comente



Gabriella.Palmejan 10/10/2024

Brás Cubas relata sua vida através de memórias que descrevem, com profundidade, os pensamentos e sentimentos do narrador, permitindo uma imersão na dinâmica adotada pela sociedade na época em que se passa a história. Quando mais nova, li por obrigação. Agora reli e pude apreciar o quanto este livro é incrível!
comentários(0)comente



Sha 10/10/2024

Não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.
Não teria como dar menos de 5 estrelas pra esse livro!
A genialidade de Machado de Assis em criar um defunto-autor, impressiona o leitor logo na dedicatória.
Além disso, os capítulos em que o narrador se comunica com o leitor, algumas vezes, fazendo suposições sobre sua opinião ou apontando-o como pacato e medíocre, faz dessa escrita, que é tão rica nas palavras, também inovadora e única.
comentários(0)comente



EloA145 10/10/2024

?A vida sob um olhar sarcástico: Memórias Póstumas?
Memórias Póstumas de Brás Cubas foi uma leitura que me deixou realmente impressionada. Desde o início, a ideia de um narrador defunto que relata sua vida de uma perspectiva tão única e irônica me capturou. Brás Cubas, com seu olhar crítico e sarcástico, revela as hipocrisias da sociedade brasileira do século XIX de uma forma que ainda ressoa nos dias de hoje.

A forma como Machado de Assis explora temas como amor, ambição, e a busca por sentido é simplesmente fascinante. É como se ele estivesse me convidando a refletir sobre as minhas próprias escolhas e a futilidade de certas preocupações. Os personagens são ricamente desenvolvidos, e eu me vi torcendo e me irritando com eles, especialmente com a maneira que Brás Cubas lida com suas relações.

Além disso, a prosa é uma verdadeira obra de arte. Machado brinca com as palavras de um jeito que faz a leitura fluir, mas também exige que você pause em algumas passagens. A estrutura do livro, com suas quebras de narrativa me deixou sempre curiosa sobre o que viria a seguir.

No geral, ?Memórias Póstumas de Brás Cubas? é uma leitura que recomendo de olhos fechados. É uma mistura perfeita de humor, crítica social e reflexão pessoal.
comentários(0)comente



_izz.1d 10/10/2024

O velho diálogo de Adão e Eva
Li esse pela primeira vez quando tinha 11 anos e nao entendi absolutamente nada, mas achei incrível. tinha algo na linguagem, nos personagens, no modo difuso de contar a história
até hoje é meu favorito do Machado de Assis e sempre fico incrédula com o quanto esse livro é inteligente e a frente do seu tempo. ainda sinto aquela mesma sensação de estar lendo algo grandioso, meio descolado da realidade
comentários(0)comente



Duda 10/10/2024

Por que não li antes?
Desde os tempos de escola, eu tinha um certo preconceito com clásicos, os acha chato e desinteressante. Todos os meus preconceitos cairam por terra com a escrita de Machado. Agora eu entendo o porquê dele ser considerado o maior escritor brasileiro, com mérito.
O livro é de uma inteligência e ironia que me cativaram. Machado a gente se ver por aí. Tenho certeza que esse é o início de uma bela história entre nós
comentários(0)comente



4326 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR