spoiler visualizarchuwanning 26/04/2023
Curti
Precisa daquela revisão braba e uma edição minuciosa porque a construção das frases tá muito fora de ordem, os parágrafos parecem coisas que uma pessoa tá falando numa conversa apressada e não algo narrado em uma ficção. o começo foi difícil, eu não consegui engatar logo de cara ou gostar do protagonista porque ele me pareceu vazio, mas dei uma chance e esperei pra ver. o livro desenvolve bem, o romance ao meu ver é mais uma coisa bem allosexual regrada a uma identificação na cama, tipo, eu nunca consigo ver romance, amor mesmo, quando eu vejo mais os personagens transando que conversando. mas entendi que essa era a proposta do livro, e dentro dessa proposta desenvolveu bem.
eu nunca aceitaria as coisas que o Guilherme exigiu do Alexandre, como parar meus estudos, nem mesmo por dinheiro. mas lógico, o Alexandre é um personagem fictício e eu uma pessoa de verdade, não tem por que projetar minhas questões nele. gosto de como a relação deles se complicou quando no começo era tão simples, mostrando que sentimentos complicam tudo mesmo, e adorei ver os dois confusos sobre o que fazer a respeito.
acho que o ritmo não teve problemas, bem como o ato final, que costuma dar uma freada e ser mais lento em livros de hot. sobre os hots, gosto que a escrita não é detalhada toda vez, porém, quando é, a forma como é detalhada me deixou bem confuso. por um lado eu achei interessante retratar a naturalidade do sexo, a dor, o cansaço, o suor, o nojo, o experimentar pra ver, o constrangimento. por outro, às vezes, senti falta de algo mais claro, menos implícito. em algumas descrições era tipo, entre aspas, ele me pegou com força e me deixou acabado ao terminar, e só. não sei se Jade preferiu equilibrar alguns hots detalhados e outros assim, mas fiquei meio confuso com os que não foram descritos direito.
agora, sobre o problema que me fez dar 2,5 estrelas apesar de ter gostado. eu entendo que estamos vendo o pov de um cara pouco consciente politicamente, uma pessoa complicada, etc., e eu gosto disso, de personagens filhos da puta. mas acho que as descrições em si, que são escolhas dos autores e não dos personagens, caíram em momentos misóginos ao falar do corpo de mulheres e um em específico onde o Alexandre vai falar sobre um pornô e diz que era, entre aspas, sobre um negão e uma loira. não sei, isso me incomodou muito.