Um amor incômodo

Um amor incômodo Elena Ferrante




Resenhas -


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Renata Almeida 30/03/2021

"Intenso."
No dia do aniversário de Délia, Amália, sua mãe, morre.
As brigas constantes entre a mãe e o pai, por ciúmes, um suposto relacionamento amoroso entre Amália e Caserta, amigo da família, faz com que Délia relembre situações tristes e traumatizantes na época da infância, e tenta entender o porquê da morte trágica de Amália, qual a ligação entre o passado e o presente, e este homem que conheceu quando criança, e que se faz presente, lembranças reais ou apenas imaginação infantil?
E que apesar das diferenças entre mãe e filha, Délia vai entender e descobrir serem muito parecidas e que sempre existiu uma ligação muito mais profunda do que ela podia imaginar entre ambas.
comentários(0)comente



Tatu 18/06/2021

Incômodos
Imagina perder sua mãe no dia de seu aniversário? A relação mãe e filha nem sempre parece comercial de manteiga, por vezes há conflitos. Esse livro fala de amores e suas facetas, e seus incômodos também.
A trama fala de ciúme, de posse, de abuso. Tem triângulo amoroso, tem amor de pai e mãe, tem amor de filho, e muito mais. Livro incômodo, e por isso mesmo muito bom.
comentários(0)comente



Kelly.Jesus 28/02/2022

A escrita é maravilhosa, embora não tenha gostado muito da história! Délia perde a mãe de maneira trágica e tenta nas lembranças que tem, decifrar sua morte!
comentários(0)comente



Paulinha 28/08/2023

Incômodo
Um amor incômodo, um livro incômodo...
Te tira do conforto, leitura pesada, faz pensar e tem um suspense associado.
Gosto bastante da abordagem dessa relação mãe e filha tão difícil, permeada por amor e ódio, raras são as vezes que essa relação é abordada tão real, todo mundo queria ter uma relação de comercial de Margarina feliz com a mãe sem traumas, poucas pessoa tem e é bom ver isso assim retrato.
Aborda o machismo e o patriarcado escancarado, violência domiciliar, traumas, luto, emoções em alta e como as crianças encaram os abusos e que quando elas não são escutadas com atenção certas coisas podem ser ignoradas, perdidas ou crescerem e se tornaram o que não são.
Elena ferrante sempre vale a leitura
comentários(0)comente



Eitalizandra 22/09/2023

Literalmente incômodo
Nunca vi um título de livro ser tão coerente com a emoção que a história me causou. A história é sobre um amor incômodo da filha pela mãe. Tudo que aconteceu dentro do relacionamento delas até a morte da mãe.
É um livro incômodo, me fez não sentir vontade de ler a história porque eu sabia que ia me sentir extremamente incomodada enquanto fazia a leitura. Mas é extremamente verdadeiro e tem uma escrita belíssima. Realmente Elena ferrante a senhora é foda.
comentários(0)comente



Clara 10/08/2022

Realmente incomodo...
A história embora incomada em muitos aspectos, é muito boa e todo final de capítulo dá aquela vontade de ir para o próximo. Mostra bem como a relação extremamente abusiva do pai e da mãe causou muitos traumas e uma relação doentia com a mãe. É o primeiro livro que leio da Elena Ferrante e realmente ela é uma ótima escritora.
comentários(0)comente



Mylenarg 27/10/2022

Uma leitura incomoda
Esse livro para mim não funcionou tanto por própria culpando minha.
Eu fantasiei uma história que não tinha nada haver com essa leitura, pois geralmente leio um pouco só da sinopse para não ?pegar spoiler? e ser surpreendida.
Então honestamente, eu achei que seria um livro de suspense ou triller, não sei bem o que esperava.

Porém, lendo o livro, me deparei com uma história um pouco pesada, com fatos assustadoramente reais vividos por muitas famílias. Uma trama envolvendo violência doméstica, machismo, insegurança e afins.. a mensagem que o livro passa é bem interessante, além de ter um cenário bem explorado, algumas cenas me causaram repulsa real e de imaginar que é um drama vivido por pessoas reais me deixou muito angustiada.


Não vou dizer que não gostei, eu sim.. gostei da leitura, tanto da história, quanto da escrita, o problema é que fui ler esperando uma coisa totalmente diferente do que retratava, fui surpreendida?! Sim! E isso até foi bom, porém, acabei ficando incomodada pois queria respostas do que aconteceu exatamente com Amália e acabei não captando a proposta da autora.

Enfim, acredito que com uma releitura eu consiga realmente captar o que o livro propõe aos leitores, que acredito ser de extrema importância!
comentários(0)comente



lauramathias 04/09/2023

Dúbio
O que mais amei neste livro é o conflito. Em uma narrativa densa, os sentimentos dúbios que a personagem nutre pelo mundo a sua volta, em especial em relação a mãe e pessoas e episódios ligados a ela, tornam a humanidade de Delia incômoda.

A Ferrante tem essa assinatura de fazer você entender como é possível amar e sentir repulsa por uma mesma pessoa.
comentários(0)comente



Lyla 02/02/2024

Não curti tanto quanto outros na autora! Mas a escrita é impecável e a crueza das palavras sempre serão uma característica da Helena!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Aryane.Stankowitz 20/10/2024

Faz jus ao título
Pra mim foi um pouco perturbador. Não sei identificar exatamente qual foi o gatilho, mas fiquei bem angustiada com a história.

A escrita é ótima, fluida, dinâmica. O que me incomodou foi algo na história mesmo. Vai ser tópico de terapia.
comentários(0)comente



Carol Rubim 25/09/2024

Um amor incômodo
As lembranças do passado, as histórias e memórias da infância de Delia se misturam com o presente, no qual a mãe, Amália, está morta. A escrita traz o leitor para tentar montar o quebra cabeça, o enigma do motivo da morte, mas algumas partes faltam. A relação conturbada de Amália e seu esposo, brigas, a sexualidade da mãe, revelando a mulher frente a mãe, tudo isso traz um incômodo, desconforto e também levanta muitos questionamentos. Muito bom.
comentários(0)comente



Karen Baltazar 08/08/2024

Que maluquice
Não posso dizer que não gostei , mas também não posso dizer que entendi porque na real acabei esse livro com um grande ponto de interrogação

É meio maluco, psicodélico mas ainda assim é bom!
comentários(0)comente



Gabi Otavio 13/02/2024

Uma história incomoda
Eu sempre termino os livros dessa autora sem saber muito bem oque estou sentindo, não são livros que costumo marcar nem nada e são bem curtinhos. Mas sempre mexe comigo
Este livro fala realmente de um amor com problemas e a forma como o sentimento e a angústia é retratado me faz sentir a mesma coisa que a personagem.
Agora que já li alguns livros da autora vejo algumas semelhanças entre eles e eu não sei se a própria autora já presenciou essas histórias.
E apesar de serem histórias sem plot ou resolução ou até mesmo grandes desfechos eu ainda gosto bastantes e recomendo
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR