Lethycia Dias 18/08/2018Por mais representatividade!O livro "Orgulho de Ser" é uma antologia organizada por Thati Machado, e reúne histórias com representatividade LGBT, que discutem os problemas enfrentados por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais ou apenas colocam essas pessoas em evidência, em narrativas que combatem os estereótipos muitas vezes presentes na literatura, televisão e cinema.
São histórias bem diferentes entre si, e variam de temáticas. Algumas abordam temas como o abandono familiar, as casas de abrigo para pessoas em situação de rua e a violência motivada por ódio. Outros trazem situações que poderiam acontecer com qualquer pessoa independente da identidade de gênero e/ou orientação sexual, como a insegurança diante do futuro, o reencontro com um amor do passado e amizade. Também há duas histórias de ficção científica, uma com tom futurista, outra pós-apocalípitica.
Uma coisa legal dessas histórias é que poderiam estar em qualquer livro. Poderiam estar distribuídas em antologias com outras temáticas, ou em antolgoias de contos de seus autores. Porque são histórias que mostram que, à parte a identidade de gênero e orientação sexual, pessoas LGBT amam, sofrem, questionam o futuro e o sentido da vida como todo mundo. O que faz com que estejam reunidas aqui é a falta de representatividade que ainda existe na literatura. Mas acredito que algum dia histórias com diversidade terão deixado de ser excessão.
Meus contos preferidos foram Multicor, da Thati Machado; Monocromático, do Rafael Ribeiro; O outro Vicente, da Camila Marciano; e 3 Versões de Mim, do Leonardo Antan.
Recomendo esse livro para qualquer pessoa! Além da diversidade, tem histórias com diferentes ambientações, ritmos, temas e gêneros. E é um livro super curtinho que pode ser lido em um só dia.
site:
https://www.instagram.com/p/BmmXKd6HqUF/?taken-by=lethyciadias_