Evy 03/10/2021Dez centímetros acima do chão é uma coletânea de contos que tratam do cotidiano da classe média urbana com seus sofrimentos, ansiedades, esperanças e miudezas da vida moderna. A narrativa do autor me conquistou já no primeiro conto, pois traz um estilo irônico que deixa o texto um pouco cômico embora trate de assuntos tão próximos da nossa realidade e em alguns casos nada agradáveis.
O Livro foi vencedor do prêmio Jabuti 2015 e reúne 14 contos que foram escritos nos anos 2009 a 2013. Cafiero traz uma originalidade na escrita, e na estrutura incomum e principalmente no uso das notas de rodapé, totalmente diferente do seu uso original, sendo usado como um complemento à trama. Outro fato bastante positivo é que ele não entrega nada pronto ao leitor, pelo contrário, precisamos estar atentos a todos os detalhes para conseguir chegar a uma conclusão final e eu adoro isso numa obra, nos faz refletir e participar da trama.
Dentre os contos, os que mais me chamaram atenção foram: Estudos recentes, Cão, Não fale com o fantasma, Dez centímetros acima do chão que empresta o título à obra, Arabescos, Os pulgões, Manual do homem do tempo e o maravilhoso e meu favorito: A uhtima aventura do erohi - epizohdio 13.
Nesse conto final, Cafiero traz elementos de Sci-fi, surpreendendo o leitor e adicionando notas de rodapé simplesmente fantásticas que nos fazem imaginar uma civilização em tempos mais avançados que os nossos tentando interpretar um texto da nossa época atual. Gostei demais da narrativa do autor, das críticas intrínsecas a cada tema diferenciado que trabalha em seus contos e do tom irônico, cômico e trágico ao mesmo tempo.
Super recomendo a leitura!