Beleza Negra

Beleza Negra Anna Sewell




Resenhas - Beleza Negra


91 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


y.erire 16/09/2023

Gentileza gera gentileza...
"Cedendo à tamanha paixão, você machuca sua própria figura, da mesma forma como machuca seu cavalo; e lembre-se: todos devemos ser julgados de acordo com nossas atitudes, quer sejam em relação aos homens ou aos animais."

"Animais mudos" é como os chamamos já que não podem falar e dizer o que sentem. Mas isso não nos dar a liberdade de tratarmos as criaturas de Deus com tal crueldade, são seres vivos não máquinas a vapor.

O humano de certa forma é narcisista, pensando em seu próprio bem estar, mas ignorando a natureza e seres que completam esse lindo planeta chamado Terra. Tentam de sua maneira humano de ser, "melhorar" o mundo com suas tecnologias inovadoras.

Quão cruel é o homem que deixa seu cavalo esgotar suas forças sem um dia se quer de descanso, pensando apenas no seu sustento financeiro.

Aprendamos a tratar tudo e todos com gentileza, afinal, gentileza gera gentileza.
comentários(0)comente



icynight. 29/08/2023

Beleza Negra
"Em um mundo no qual mesmo quem é capaz de falar não é ouvido, o que acontece com os animais? O lucro, o cansaço corrompido em crueldade e uma violência natural de alguns humanos transformaram este planeta tão afortunado em um inferno para grande parte de seus habitantes."

Este livro é necessário. Eu fiquei a par mais profundamente do quanto é cruel a exploração dos cavalos. Ele é tocante principalmente por ser narrado pelo próprio Animal, o nosso querido Beleza Negra.
Uma ideia de que gostei muito nesse livro foi a retratação dos tipos de pessoas quanto a sua classe social e as modas:

"? Claro que é. Na minha opinião, a moda é uma das coisas mais perversas do mundo".

"? Não é melhor ser pioneiro de uma moda boa do que seguir uma moda ruim? Hoje em dia, muitos cavalheiros não usam a gamarra. Nossos cavalos de carruagem não as usam há quinze anos e ficam muito menos fatigados do que aqueles que as usam. Além disso ? acrescentou ela com voz séria ?, não temos o direito de molestar nenhuma das criaturas de Deus sem um bom motivo. Nós os chamamos de animais, e é o que são, pois não conseguem nos contar o que sentem, mas isso não significa que não sofram [...]".

A lição dele não serve apenas para os cavalos, e sim para todos os animais e até nós.
comentários(0)comente



Geisi.Ferla 25/05/2023

Sob a ótica do animal
Muito interessante a história de uma vida contada sob a ótica de um cavalo. Em primeira pessoa conta do sobre suas dores, alegrias e sentimentos, esta autobiografia contada por Beleza Negra é bem interessante.
comentários(0)comente



Julia.Jennrich 17/05/2023

Apenas leiam!
Eu não tenho nem palavras para descrever essa leitura!

Beleza Negra passou por inúmeros lares, teve inúmeros nomes, foi bem tratado e também maltratado, viveu inúmeras experiências e aventuras, pensar que, apesar desse ser um cavalo fictício, conta a história de muitos outros cavalos ao redor do mundo e séculos, dói o coração!
Esse livro mostra como existem pessoas horríveis no mundo e pessoas gananciosas que só se importam com elas mesmas e não ligam para os animais que fazem tanto por elas. Há sim pessoas maravilhosas, que se esforçam o máximo que podem sem possuir uma boa qualidade de vida para elas mesmas, pessoas à frente que pensam na saúde e na qualidade de vida de um cavalo, temos que ser essas pessoas, não importa com qual animal seja!

Apesar de ser uma estória arrastada em alguns pontos, nunca foi repetitiva, cada lar que Beleza passou foi único, alguns de um jeito bom, e outros de um jeito ruim, mas vale muito apena a leitura (principalmente se você ama cavalos)! Cinco estrelas sem sombra de dúvidas! ??
comentários(0)comente



Lu 06/03/2023

Esse livro me trouxe uma nostalgia tão grande, me lembro de assistir muitas e muitas vezes o filme de animação infantil quando eu era criança. A história é muito sensível e em alguns momentos me trouxe lágrimas, mas também provoca uma sensação boa nos momentos que Beleza Negra está sendo bem tratado, como todos os animais deveriam ser. É uma leitura que eu acho que deveria passar por gerações
comentários(0)comente



Andre.Pithon 26/02/2023

Huh

Eu tava jogando RPG, percebi que tava me atrasando na lista do Goodreads, perguntei aleatoriamente para alguém me falar um livro pois nada na minha lista de leitura tava me chamando a atenção e gosto da aleatoriedade de recomendações estranhas.

Aleatoriedade realmente.

A auto biografia de um cavalo, obrigado Coelho, realmente.

Nem sei muito o que dizer. É um cavalo. Ele galopa por aí. É vendido, comprado, revendido, vai vivendo, contando a história dele. Todo capítulo é meu contido e moral, normalmente resumido a "seja legal com seu cavalo", "não maltrate os animais", "vá na igreja", "acorde cedo", "todos os partidos políticos britânicos são lixo".

O fato do cavalo realmente ter consciência e conversar com outros cavalos torna a história muito mais questionável, e os personagens que é pra você considerar perfeitos ainda são escravistas, se você der consciência pro bicho, o que entra no grande problema de pokémon em que qualquer narrativa ética envolvendo pokémons conscientes resulta unicamente numa tentativa de revolução.

Sei lá.
É a auto biografia de um cavalo.
comentários(0)comente



Julyane Polycarpo 26/02/2023

Beleza Negra
Beleza Negra é um cavalo, e esse livro é a história de vida dele, narrada por ele.

É incrível como a Anna Sewell tornou o livro profundo, trouxe assuntos importantes a serem debatidos referentes a maus tratos com animais e ainda assim o livro continuou extremamente interessante e bom para se ler.

Mesmo recomendando o livro a todos, tenham cuidado. Talvez ative alguns gatilhos em algumas pessoas, devido aos maus tratos com os cavalos que são narrados no livro.

"Deus deu aos homens a razão para que descobrissem as coisas sozinhos, mas deu aos animais um conhecimento que não depende da razão, muito mais imediato e perfeito em seu caminho, por meio só qual já salvaram muitas vidas humanas".
comentários(0)comente



Lu 07/02/2023

Muito delicado.
Quem conta a história é o cavalo.
Conta sobre adestramento, amizades, trabalho, respeito, cuidado e abuso.
Gostei. Muito tocante.
comentários(0)comente



Elaine Cristina 31/01/2023

Mensagem de Amor Universal!!!
? Beleza Negra, um clássico escrito por Anna Sewell em 1877, além de comovente, traduz com veracidade,  a crueldade que nossos irmãozinhos eram tratados. Um livro pioneiro para a época, onde o narrador é o próprio Beleza Negra, um cavalo, que descreve toda a sua trajetória e a vida dos seus amigos. Então podemos entender toda a  perspectiva de vida,  desde um cavalo bem criado e tratado numa fazenda, até os cavalos que eram usados como transportadores de cargas, de pessoas, e até os utilizados na guerra.
 
? Eram poucos os ?mestres? que tinham um olhar amoroso e empático para com estes lindos animais, e evitavam ao máximo, usar qualquer artificio que em prol da ?elegância? pudesse machucá-los e muitas vezes levá-los inclusive ao óbito. Artefatos como o uso das gamarras, uma espécie de correia que era utilizada para direcionar a altura que a cabeça do cavalo poderia levantar, verdadeiro objeto de tortura, pois forçava o pescoço, machucava a boca, um verdadeiro horror. Além do próprio questionamento a sociedade, da necessidade de usar antolhos, peças colocadas na lateral dos olhos e que impediam a visão lateral.

? Anna para a época tinha uma visão muito amorosa e que auxiliou grandes mudanças. Ela sofreu um acidente na adolescência e usava muitas carruagens para sua mobilidade, dai o amor, empatia e paixão por estes animais.

? Este livro nos leva à reflexões profundas, um livro atemporal, que traduz com maestria e simplicidade, uma mensagem de amor universal.

 ? Eram raros os profissionais que cuidavam do seu animalzinho com carinho...Esta frase se refere aos cuidados passados por um cuidador, utilizando "bolas imaginárias".....?eram feitas de paciência e gentileza, firmeza e carinho, meio quilo de cada uma misturado com meio litro de bom senso, e dadas ao cavalo todos os dias....?
 
? Um livro arrebatador, que todos deveriam ler....com certeza vai aquecer o seu coração e te ajudar a refletir. Li a edição da Wish e amei!
 
? Me segue no insta:
 
@elaineosvilarinho
EntreLan&Livros
comentários(0)comente



Maria14598 25/01/2023


Beleza Negra, como o título secundário já indica, é uma narrativa antropomórfica, e foi a primeira narrativa feita por um narrador-personagem animal, no caso, o nosso protagonista Beleza Negra, um corcel negro belíssimo, apelidado carinhosamente com esse nome, não só por sua aparência elegante, mas também por seu comportamento nobre e gentil com humanos.

A escritora britânica, Anna Sewell, pioneira desse subgênero tão popular de histórias narradas por animais, por conta de um acidente quando jovem, precisou do auxílio constante de cavalos para se locomover, criando um laço forte de simpatia e proximidade com esses animais, além de um vasto conhecimento relacionado à eles. Isso a inspirou a escrever essa "biografia", denunciando os maus tratos e a insensatez que os humanos cometem com os cavalos e outros animais, na esperança de um tratamento digno e justo para os bichinhos que foram tão importantes em sua vida e na vida de outras pessoas.

Como toda biografia, essa começa com o nascimento do nosso "protagonista" e narrador, o cavalo Beleza Negra, que nos mostra como era a vida com sua mãe e outros cavalos em uma fazenda tranquila. No início de sua vida, Beleza tem ótimas experiências com os humanos que cuidavam dele, muita liberdade, e, apesar de ver outras pessoas maltratando os cavalos durante uma caçada, era uma boa vida. Nesse pasto, ele foi treinado de uma forma gentil e paciente. O treinador respeitou seus limites e sempre tratou Beleza Negra bem, até que ele se acostumasse com os equipamentos e com o peso extra que teria de carregar. Depois, Beleza foi vendido e sua vida longe da mãe se inicia.

Em sua nova casa, Beleza Negra conhece outros cavalos, como Gengibre, uma égua que foi maltratada ao longo da vida que, por conta dos maus tratos, apresenta um temperamento difícil, e Passoleve, um pônei animado e simpático. Eles contam suas vivências, e apresentam um outro ponto de vista sobre os humanos para Beleza Negra.

O livro segue, mostrando as diversas casas pelas quais Beleza Negra passou, sendo vendido ou alugado, e os muitos tipos de seres humanos que acabaram cruzando seu caminho. Desde homens cuidadosos e gentis, que tratavam Beleza com respeito e afeto, até ignorantes ganananciosos, que usavam do cavalo como se fosse uma máquina sem sentimentos ou necessidades, maltratando e desprezando o pobre animal. Uma "biografia" cheia de altos e baixos, que mostra uma realidade sofrida e palpável para o leitor.

Falando sobre bondade e bom senso, a narrativa delicada e sensivel tenta, de forma sutil, ensinar a lidar com o próximo. É um livro sobre empatia e respeito.

Gostei muito da leitura. A escritora não poupa esforços para escrever uma narrativa "crível". Os cavalos no livro não são caricaturas super humanizadas, continuam sendo animais, mas dessa vezes, vemos o mundo como eles. Vemos os sofrimentos e os pequenos prazeres desses animais. É fofo e doloroso ao mesmo tempo.

O livro também mostra com detalhes as formas corretas de lidar com cavalos. Eu, que tive pouco contato com esses animais ao longo da vida, saí da leitura me sentindo uma especialista! Piadas a parte, isso ajudou muito. A forma como Sewell descreve o dia-a-dia de Beleza Negra é incrível, é tão detalhado e com tanto conhecimento sobre o tratamento dos animais, mas ao mesmo tempo leve e mundano que nos faz acreditar realmente que o próprio animal está narrando o história.

Cada mudança de lar de Beleza Negra é acompanhada por muita angústia e medo. Medo dele ir parar nas mãos de uma pessoa ruim, medo dos maus tratos, medo de ser a última casa do pobre cavalo. Eu senti na pele o que esses animais sentiam, e mesmo assim, nosso protagonista parecia confiante, esperançoso e resiliente. Lidava com maus tratos, ainda que terríveis, com a cabeça erguida, sempre mostrando gentileza e lealdade.

Entre críticas aos maus tratos e momentos de derreter o coração, esse livro merece o sucesso que teve. A narrativa é fofa e me surpreendeu com as partes dramáticas, sendo bem emocionante. É um livro que se leva a sério, sem perder o tom encantador. A leitura também foi dinâmica a maior parte do tempo, pelos capítulos curtos. As vezes a histótia fica um pouquinho repetitiva, mas não é um problema.

Acho que todos deveria ler esse livro pelo menos uma vez. É uma história atual, com diversos questionamentos sobre moralidade , que estimula nosso lado mais humano e que me deu vontade de comprar um cavalo, ter uma fazenda e bater em quem maltrata animais .

Sewell deu voz e ajudou a melhorar a condição de vida de muitos animais com esse livro, mostrando que empatia e cuidado pode ser aprendida. Infelizmente, muitos animais ainda sofrem maus tratos de tutores negligentes... o que so me faz aceditar que o livro Beleza Negra ainda é extremamente necessario. Muito tempo se passou desde a publicação desse livro na Inglaterra e... é triste perceber que nós, seres humanos, ainda temos tanta dificuldade de tratar o próximo com respeito e cuidado (seja ele um bichinho, ou mesmo outra pessoa). Ainda nos vemos como superiores e ignoramos o bem-estar, as necessidades e a personalidade do outro. Em meio ao egoísmo e a ganância , Anna Sewell aparece para nos mostrar o outro lado da história e aquecer nossos corações, dando esperança de um futuro mais gentil.

site: https://mariagabi16906.wixsite.com/ponto-a-ponto/post/resenha-belezanegra-aautobiografiadeumcavalo
comentários(0)comente



Lobinha Sincera 18/01/2023

Não tenho palavras a não ser dizer que esse livro é uma verdadeira aula de que o ser humano pode ser bom, mas horrível também...
comentários(0)comente



vasilisamorozko 07/01/2023

Uma Historia Sobre A Necessidade Dos Direitos Dos Animais
"Muitas vezes, eles se machucam, machucam bons cavalos e destroem os campos, e tudo por causa de uma lebre, raposa ou veado que poderiam apanhar mais facilmente de outro modo. Mas somos apenas cavalos e não entendemos."


*

"Parece que os cavalos não tem parentes, pelo menos eles nunca se reconhecem depois de serem vendidos."

*

"Ora, se tratando de crueldade e opressão, é dever de todos interferir ao se ver diante delas."

*

"Agora, minha vida era tão angustiante que, assim como Gengibre, gostaria de poder cair morto no trabalho e me libertar do sofrimento."

#6 - Um tema que ainda é muito atual retratado pela perspectiva certa.

Horrível perceber que os seres humanos com toda a sua "superioridade mental" conseguem ser tão ruins e inúteis para com todo o resto do planeta.
A vida de beleza Negra começa até quer bem mas depois que ele se muda pro seu segundo dono as coisas começam a ir de mal a pior. Ele sofre todos os tipos de maus tratos e desrespeito apenas por ser um animal.

É muito triste ver como Beleza Negra, Gengibre e tantos outros animais são tratados e como isso ainda acontece hoje em dia, ou como Beleza Negra era um cavalo tão feliz e alegre e depois de tanto sofrer estava cansado de continuar vivendo, essa parte em si é muito comovente e angustiante.
Eu realmente gostei desse livro, ele é bonito e tem uma leitura muito fácil e simples, além de encantar o leitor mesmo falando de um tema tão complicado e cruel.
comentários(0)comente



Dienefer e Stefene 30/12/2022

um clássico necessário
Conhecemos o cavalo chamado beleza negra e acompanhamos a vida dele ao longo dos anos, fala sobre como os cavalos eram tratados na época, a crueldade que existe com os animais, mas também acompanhamos um pouco as histórias de alguns donos do cavalo e de seus amigos de estábulo.
comentários(0)comente



Jô Santos 25/11/2022

Uma lição de empatia para com os animais
Quando vemos belos cavalos em torneios, ou em carroças e vaquejadas, não costumamos pensar no bem estar desses animais, em como são tratados. Esse livro busca por meio dos exemplos da narrativa mostrar a realidade do tratamento com cavalos na época, e as alternativas mudar isso. Aprecio muito a iniciativa da autora e acredito que se tivesse vivido mais teria escrito outros bons livros.
Só não acho o livro melhor porque depois da segunda parte começa um seguimento de situações ruins que me deixou com mal estar. Entendo bem o motivo dessas situações estarem no livro, mas mesmo assim isso fez está ser uma leitura dolorosa.

?Curiosidades ?
* esse é o único livro da autora
* Ela morreu 5 meses depois de pública-lo
* Foi o primeiro livro em inglês a ser escrito da pespectiva de um animal
* Hoje ele é conhecido como um clássico infantojuvenil
* Mas ela escreveu pensando nos profissionais que cuidam de cavalos. Pra despertar a empatia deles.
* E o livro influenciou para que o uso de gamarras fosse abandonado
StarTiny 25/11/2022minha estante
Nossa, achei interessante. Vou colocar na lista.


Jô Santos 28/11/2022minha estante
Eu gostei bastante




Jon Miranda 21/11/2022

Beleza Negra
Este é um livro muito bonito e aconchegante, onde você consegue terminar muito rápido, pois por mas que o protagonista não seja um humano, e sim um cavalo, você logo se acostuma com ele narrando a sua história e por tudo que ele teve que passar...
O cavalo Beleza Negra (SIM, esse é o nome dele ou dela), teve que passar por muitas dificuldades durante toda a sua vida, e é muito bom ler a história dele, pois você senti felicidade pelos pontos altos que ele conseguiu, e pelos pontos fracos. Logo, este livro é uma crítica sobre o tratamento que esses animaizinhos recebem de certas pessoas, como muitos maltrato!
A história envolve o/a Beleza Negra, e todas as famílias que ele teve que viver e conviver para conseguir ter uma vida e um dono, algumas dessas famílias eram muito boas e tratavam ele como um membro da família, mas outros só o utilizaram para trabalhar 24 horas por dia.
É um livro muito gostosinho de se ler, que te faz pensar direto no assunto de maltrato contra esses animais, e por mais que você não possa abraçar o/a Beleza Negra, você se senti no DEVER de começar a tratar melhor esses animais, até por que, eles também tendem a ter sentimentos.
comentários(0)comente



91 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7