@tigloko 04/12/2021
A saga do Bruxo Geralt ( ou seria da Bruxa Ciri?) chega ao fim!!!
Sobre a história em si, gostei da parte de batalha. O paralelo entre o campo de batalha e o hospital com os feridos, mostrando esses dois lados da guerra, foi genial. Porém, faltou mais desenvolvimento nessa parte. Merecia mais tempo no livro. O autor focou mais nas viagens de Ciri que ao meu ver não foram tão relevantes no final.
Estava em dúvida se o autor conseguiria fechar todas as pontas dos livros anteriores e de fato ele consegue (Com algumas ressalvas. Mais abaixo na parte com spoilers). Personagens que apareceram lá atrás tem seu final contado aqui, o que achei muito bom. Problema foi o final que ele deu para eles. Especialmente para a companhia formada por Geralt. Já era esperado que o final fosse triste. Mas acho que eles mereciam um desfecho melhor. Ficamos acompanhando esses personagens por praticamente 3 livros para no fim terem uma morte bem fraca.
Vendo a série como um todo, foi uma jornada maravilhosa. Cada volume a qualidade só aumentava. Personagens marcantes, que se eu fosse citar todas só terminaria amanhã. Mas de destaque com certeza Geralt, Ciri, Yennefer, Jaskier, Cahir, Milva, Regis e Angolême. Tudo ali construído a semelhança de um arquiteto. Política, economia descritas sem ser chato. É uma pena que prometeu muito e no final não se cumpriu tudo. Mas com certeza guardarei com carinho essa série e seus maravilhosos personagens no meu coração.
SPOILER – SPOILER – SPOILER - SPOILER
Que final foi esse tiro a lá Deus Ex? Tudo para não matar Geralt e Yennefer? Bem decepcionante. E as feiticeiras ficaram chupando dedo? Deveria ter uma resolução nesse sentido. E os elfos que estavam atrás de Ciri? Vão continuar atrás? Eu entendi que a história no mundo de The Witcher é cíclica, ou seja, os eventos vão se repetir de novo, e de novo. Mas mesmo assim, não consigo deixar de sentir um sentimento de frustação quando não se resolve essas pontas.