RenataDelm 14/10/2018
Vida e Paixão do Cordeiro de Deus
Essa leitura foi fruto de uma parceria linda com o Clube Minha Biblioteca Católica , o primeiro clube de Livros Católicos no Brasil que leva mensalmente para a casa de seus assinantes o equivalente a 20 séculos de história e fé católica.
"Vida e Paixão do Cordeiro de Deus" é um livro que foi escrito a partir das visões da vidente Anna Catharina Emmerich. O livro é dividido em 8 capítulos, mas a base seria: A introdução da família, amigos e a juventude de Jesus; A vida pública de Jesus e o momento de sua Paixão.
O início do livro conta o nascimento e a vida de Cristo, também fala sobre a geração de sua família e sobre como a Virgem Maria também foi concebida por Deus no ventre de sua mãe. A Filha da Promessa, escolhida por Deus para ser mais tarde a Mãe do Redentor, que junto de São José, desejava desde muito cedo a vinda de Jesus de todo o coração.
"A alma da Virgem parecia não estar na Terra e gozava muitas vezes de consolações celestes. Tinha um desejo indizível pela vinda do Messias, e na sua humildade apenas se atrevia a desejar ser a serva mais humilde da Mãe do Salvador."
Mostra também quem eram os discípulos de Jesus a quem Ele tratava como irmãos e que na verdade eram seus primos e parentes, por isso levaram esse título, e mostra qual foi a participação de seus amigos, parentes e discípulos no momento de sua Paixão.
"Dor e sofrimento, considerados à luz da fé, não são males, mas uma fonte de benção e graça."
Ao longo de toda a leitura, nos pegamos imaginando como seria belo e também terrível poder ter as visões que Anna C. Emmerich teve um dia e o quanto isso influenciaria em nossa fé.
Por meio das visões de Anna, conhecemos um Jesus que chora apesar de todo o poder que lhe foi dado pelo Pai, Ele se mostra vulnerável, portanto, humano como nós, e a forma como Anna traduz isso em palavras é muito bonita.
"É indizível com que amor o jovem Jesus suportava as tribulações e intrigas dos judeus."
Com o livro também descobrimos que Maria não sabia o tamanho de sua missão, Ela sabia que seria a Mãe de Cristo, sempre esteve pronta para o "Sim", eu diria. Porém, não sabia ainda que seria a Mãe Universal de todos os Filhos de Deus, mas como antes, aceitou de bom grado.
"...Percebia-se que Jesus, naquele momento, dava com aquelas palavras uma mãe, Maria, a todos que, como João, o recebem e, crendo nele, se tornam filhos de Deus, que não foram nascidos do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas do proppró Deus."
Acompanhamos o crescimento e cada um dos passos de Jesus durante sua vida pública. Vemos o quanto Ele teve que suportar entre ofensas, descrenças e violência. Refazemos caminhos já conhecidos por nós por meio do Evangelho e da Missa, mas também conhecemos novos caminhos pelos quais Ele deixou suas pegadas.
O segundo livro que veio no Box, "O Calvário e a Missa" (maravilhoso!) é complementado pelo livro que revela as visões de Anna, na narração e na linguagem, o que é bastante interessante.