Luiz 20/11/2022
A Sombra do partido democrata
Livro: Do Partido das Sombras ao Governo Clandestino
Autores: David Horowitz e John Perazzo
David Horowitz foi um dos maiores nomes da Nova Esquerda americana, que após diversas desilusões com os governos comunistas, em especial o de Stálin, decidiram reinventar a política e atuação dos partidos políticos de esquerda com base em pautas atuais, dentre elas o engajamento no movimento negro, a pauta abortista, anti-guerra, os movimentos de contra-cultura, movimento feminista, desarmamento, dentre outras, assim era, para Horowitz, até o momento em que uma amiga próxima foi encontrada morta, com possível envolvimento dos Panteras Negras, neste momento tudo mudou e Horowitz começou a perceber por outra perspectiva todo o movimento da esquerda, do qual fez parte da sua infância por meio do engajamento militante de seus pais em partidos comunistas.
No prefácio, Flávio Gordon, nos apresenta o fenômeno do Momento-Kronstadt, assim denominado em homenagem à um dos primeiros momentos de mudança de perspectiva em relação a projeto comunista da URSS como norte de todos os movimentos de esquerda do mundo, um momento em que Trotsky à mando de Lênin, reprime uma revolta dentro da União Soviética, de forma brutal, gerando um alerta na classe intelectual da época, mas que após a abertura Relatório Kruschev, o lançamento do livro Arquipélago Gulag, esses movimento de debandada da esquerda se tornou comum.
Assim, Horowitz passa a ser grande defensor do Conservadorismo e denunciar as estratégias políticas de esquerda, e que neste livro tem como seu alvo o bilionário George Soros, uma figura surgida da Hungria, de família judia apostata, e que sobreviveu ao holocausto ajudando a desapropriar judeus para o regime nazista, formado na London School of Economics e fez fortuna nos Estados Unidos, ainda que hoje venha a criticar e atacar todo o sistema capitalista que lhe promoveu.
Horowitz e John Perazzo, narram todos os bastidores da influência de George Soros na política americana para derrubar George W. Bush e alavancar Barack Obama, se valendo de um conjunto de think tanks para afetar a política americana pelos bastidores, ficando conhecido como "O Partido das Sombras" dos Democratas.
[...] o partido das sombras. Se trata de uma rede que atua numa penumbra política, embora exija transparência de terceiros; que trabalha à margem do sistema eleitoral, embora afetar seus resultados seja sua razão de ser."
(David Horowitz e John Perazzo, p.36-37)
"No início de 2004, pouco menos de seis meses após a reunião na propriedade de Soros, o Partido das Sombras tomou forma. Sua infraestrutura era composta por sete organizações sem fins lucrativos. Além da America Coming Together, da MoveOn.org e do Center for American Progress de Podesta, a rede incluía a America Votes, o Media Fund, a Joint Victory Compaign 2004 e o Thunder Road Group. Ostensivamente "independentes" umas das outras, essas organizações trabalhariam em sincronia para derrotar Bush e implementar uma agenda progressista no Partido Democrata."
(David Horowitz e John Perazzo, p.63)
É um livro bem curto e rápido de ser lido, em um dia pode ser finalizado, linguagem bem simples, ainda que não seja tão fácil entender alguns contextos por se tratarem especificamente do contexto americano. Confesso que por já ter ouvido falar de figuras importantes pra Nova Esquerda americana, como David Horowitz e Saul Alinsky, esperava mais desde livro de Horowitz, mas é válido saber um pouco da história de Soros e todos os mecanismos de articulação que foram usados por ele para interferir direta e indiretamente na política americana, criando uma verdadeira penumbra ao redor de seu nome.