Lina DC 23/11/2018Muito bom!"O canalha do 610" é narrado em primeira pessoa pelos protagonistas Manu e Caju. Manu é uma mulher de trinta anos de idade que sonha em ter sua própria grife de roupas. Ela passou anos em empregos que não a empolgavam para poder pagar suas contas e manter a sua avó com os cuidados especiais que precisa. Sua vida está finalmente no rumo certo: ela está morando com a namorada que irá abrir a sua grife e sua avó está tendo os melhores cuidados possíveis. A vida não poderia ser melhor, certo? Imaginem o choque da Manu ao chegar em casa e se deparar com uma cena que mudará tudo. A única pessoa com quem ela pode contar é Caju, seu melhor amigo de longa data.
Caju é na verdade Carlos Junior, um corretor de imóveis ambicioso que não irá deixar nada deter seu sucesso. É bonito, inteligente, mas muito solitário. Ele guarda uma mágoa imensa do pai, que abandonou ele e sua mãe sem nada e depois formou uma nova família. Uma família que recebeu todo o amor e apoio que foram negados a ele. Com sua mãe sofrendo uma grande enfermidade e também precisando de cuidados específicos, sua única família é o seu meio-irmão Calvin, com quem ele está sempre discutindo. Então, quando sua melhor amiga precisa de apoio, Caju a convida a dividir o apartamento com ele. Porém, nenhum dos dois estava imaginando o quanto isso mudaria suas vidas...
Manu é bissexual e após a terrível experiência com a ex, decide que está na hora de sair com homens. Mas e se o único homem que desperta o seu interesse é o seu melhor amigo, como ela pode preservar a amizade e continuar com a única pessoa que a apoiou ao seu lado?
O livro é uma leitura deliciosa. Sim, ele é um livro com muitas cenas hots, mas também aborda inúmeros temas importantes, como por exemplo, a doença da mãe do Caju e o cenário do cuidado dos idosos pela família. Temos também um assunto muito importante que será representado pelo amigo dos protagonistas, o Bocão.
Essa seriedade é mesclada com a camaradagem e o bom humor, além de contar com a presença do Calvin e da Raissa. Os dois terão um papel muito importante nessa obra, pois o Caju e o Calvin possuem muitas situações mal resolvidas entre eles, por conta da criação diferente que tiveram e do papel do pai deles na vida de cada um.
Os personagens possuem várias nuances. Calvin, por exemplo, é amigo, carinhoso, engraçado e muitas vezes, causa confusão. Mas também é alguém solitário, que sofre em silêncio; é ambicioso e tem metas para a sua vida e quando acha necessário é frio e indiferente. Manu é batalhadora. A vida inteira lidou com decepções e está em um momento da vida em que precisa que algo dê certo. Ela sente como se não tivesse conquistado nada até o momento e não enxerga o quão altruísta é.
Uma história cheia de confusões, diversões e amor. Amor fraternal, amor apaixonante, amor pela família, pelos amigos e pela vida.
"A união do passado e do presente contida naquele cheiro me deixava tomada pela sensação de plena felicidade". (p. 111)