Leila 31/03/2023O adolescente é um dos 5 grandes romances do escritor russo Fiodor Dostoievski, publicado originalmente em 1875. O livro retrata a vida de um jovem chamado Arkadi Dolgoruky, que vive em São Petersburgo e está prestes a completar dezoito anos. Embora o romance seja considerado uma obra-prima da literatura russa, infelizmente, devo admitir que, de todos os romances que li de Dostoievski, este foi o que menos gostei.
Achei a narrativa tediosa e pouco envolvente. O personagem principal, Arkadi, é um narrador confuso e totalmente perdido em suas "ideias" e como todo adolescente (apesar que eu acho que 18 anos nem poderíamos mais considerar como tal) muitas vezes é instável. Não consegui ter empatia com o personagem, o que afetou minha experiência de leitura como um todo, porque como vocês bem sabem, os livros tem que falar ao meu coração.
O livro é rico em detalhes sobre a vida da elite russa do século XIX, mas a trama em si não me cativou. A história se arrasta e não consegui encontrar um propósito claro para a narrativa, acho que o autor ficou perdido em meio às tramas familiares"bobas" e poderia ter desenvolvido melhor psicologicamente as personagens (algo que estamos acostumados a ver em suas outras obras). Além disso, alguns personagens secundários tiveram "fatos" importantes dentro da obra, mas foram pouco desenvolvidos, tornando difícil compreender suas motivações e ações.
No entanto, devo destacar que O adolescente tem algumas discussões filosóficas entre o protagonista e seu pai que são fascinantes, e oferecem uma visão profunda das preocupações de Dostoievski sobre a natureza da humanidade e o papel da religião na vida moderna.
No geral, O adolescente é um livro que pode agradar aos fãs de Dostoievski e da literatura russa em geral, mas eu pessoalmente não consegui me envolver com a narrativa e com o personagem principal. Por isso, recomendo com ressalvas a leitura deste livro. Acho que ele irá funcionar melhor para quem está começando a ler o autor e de repente só leu obras menores.