A História do Universo para Quem Tem Pressa

A História do Universo para Quem Tem Pressa Colin Stuart




Resenhas - A História do Universo para Quem Tem Pressa


85 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Gabrielsquall 18/07/2022

Não é pra quem tem tanta pressa assim
Um assunto super interessantes que sempre amei. Com certeza um dos acertos da vida foi entrar na loja e comprar esse livro na hora antes que acabasse, sem saber se ia valer a pena ou não.

No início ele fala sobre as primeiras coisas que sabíamos sobre o universo e como a humanidade observava os astros, além de mostrar nossa forma de pensar sobre o universo, a Terra etc. Depois o livro conta sobre a criação dos telescópios, teorias que revolucionaram o estudo da astronomia até chegarmos na cereja do bolo: o estudo real do universo e o que temos nele.

Quando começa a falar dos planetas, luas, estrelas, galáxias, universo, não tem como não amar. Muita coisa eu sabia por gostar do tema, mas uma grande parte eu aprendi aqui. Alguns tópico eu tive que sair do livro para uma melhor absorção, afinal, eu não li com pressa, queria absorver tudo que eu conseguia. Outro ponto positivo era que quando ele retomava conceitos, o livro indicava a página que ele foi explicado para podermos voltar e relembrar algo.

O livro é curto em páginas, mas a letra é minúscula e recheado de conteúdo. As coisas não são tão complexas, mas não são tão fáceis a ponto de, caso você queira, conseguir ler com pressa. A maioria dos assuntos não é possível só passar o olho e absorver. Ele é um livro excelente em resumir conteúdo, e entrega muito bem o que se propõe em resumir a história do universo, mas mesmo ele resumido, ainda não pode ser minimizado. Vários momentos temos teorias de física e a astronomia me fez estudar um pouco de física que eu odeio, mas fiz por amar a astronomia...

Se seu propósito é saber mais sobre astronomia desde o início, ele livro serve para você, mas se você quer ser alguém da área mesmo, tem que ir atrás de coisas mais avançadas e não julgar o livro como curto demais porque não faz sentido já que está no nome dele a proposta de ser rápido. Só não é tão rápido pelo assunto que demora para ser bem absorvido mesmo. Recomendo demais.
maria rita 18/07/2022minha estante
é uma coleção muito boa também, eu tenho um aqui em casa "a história da ciência para quem tem pressa", são bem interessantes mesmo


Gabrielsquall 18/07/2022minha estante
Eu queria a história do mundo. Acho que nenhum barraria esse na minha opinião pelo assunto que eu amo, mas ele maravilhoso e a capa é lindíssima


maria rita 19/07/2022minha estante
as capas são bem bonitas mesmo




Mariane596 12/06/2021

Eu não tinha tanta pressa assim XD
Definitivamente o melhor livro da coleção até agora. É super gostoso de ler e traz muitas curiosidades diferentes sobre o universo. Fala sobre sua origem, composição, formação, principais corpos celestes, teorias que explicam seu funcionamento, até de coisas sem muita explicação ainda, como energia e matéria escuras. É realmente uma pena que seja tão curto... Eu não tinha tanta pressa assim ?
Manuela 03/08/2022minha estante
Um ser de 11 anos poderia ler esse livro e queria saber se ele tem uma história ou são só as curiosidades


Mariane596 06/08/2022minha estante
Eu acredito que de pra ler tranquilamente sim. Talvez não de pra entender exatamente alguns termos, mas não acho que atrapalhe a leitura. Não é exatamente uma história, apesar de ser em ordem cronológica, mas a ideia é como se fosse, o autor vai narrando cada etapa de formação do universo. :)


Manuela 10/08/2022minha estante
Obggg




Camila Lobo 08/03/2019

Resenha: A História do Universo Para Quem Tem Pressa (Por Livros Incríveis)
Outros livros da série: A História da Ciência Para Quem Tem Pressa. Leia no blog ou em meu perfil.

Os grandes mistérios e maravilhas do céu noturno sempre nos fascinaram, intrigaram e divertiram, desde os primeiros passos na Terra. Hoje, continuamos nos esforçando para entender o nosso lugar no cosmos.
O século 20 foi palco de importantes e assombrosas descobertas sobre o nosso próprio planeta, o sistema solar, as estrelas e as galáxias. Contudo, ainda buscamos respostas para inúmeras questões – O que é matéria escura? Estamos sozinhos no universo? É possível viajar no tempo? –, e essa busca nos proporciona uma valiosa compreensão da vastidão e das infinitas possibilidades do espaço universal que ainda estamos por descobrir.
O universo, considerando-se a sua imensidão, pode ser assustador, mas neste livro de fácil compreensão embarcamos numa viagem incrível através de todas as descobertas astronômicas fundamentais, desde as resultantes de crenças de civilizações antigas até as oriundas de pioneiras e recentes observações das ondas gravitacionais, previstas por Einstein mais de 100 anos atrás. Nunca houve ocasião melhor para começar a entender os mistérios do universo, e este guia essencial do cosmos é o melhor ponto de partida!
*sinopse original

Uma das minhas verdades universais é que eu adoro ciência, no sentido mais "conhecido" da palavra. Desde pequena eu queria ser astrônoma. A vida me guiou para outros caminhos (eu sou de humanas, gente), mas a paixão nunca sumiu. Então, eu leio muito sobre ciência e astronomia em geral, fazendo disso o meu hobby. Se você, leitor, acompanha o blog há algum tempo, sabe que tenho outro livro dessa série - que é bem abrangente, contando ainda com volumes sobre mitologia e cinema, por exemplo - resenhado, que é justamente sobre ciência em geral. Portanto, quando a editora Valentina divulgou A História do Universo, foi solicitação garantida.

Assim como nos outros volumes da Série História Para Quem Tem Pressa, a intenção deste é ser um compilado com resumos sobre os mais diferentes assuntos concernentes à Astronomia. Portanto, trata-se de um livro curto, com pouco mais de 210 páginas, mas que cumpre o seu papel em ser uma leitura de fácil acesso para os que são leigos em Astronomia.
A obra conta com tópicos sobre descobertas da Astronomia na antiguidade, explicações e dissertações sobre o sistema solar em geral, bem como as galáxias, descobertas atuais e as mais diversas teorias sobre o universo, com o famoso Big Bang e Big Crunch. Logo, a leitura é fluída, pelo fato de serem tópicos, além de haver muitas imagens e gráficos que auxiliam na compreensão do texto, que é possível de ler tranquilamente por quem não entende do assunto, apesar de cobrar a devida atenção à leitura.
Soma muito também o fato de ser uma obra que é bem completinha em questão de assuntos para quem quer iniciar nesse universo de conhecimento (desculpem o trocadilho). Como o livro é para quem tem pressa, não é nada extremamente aprofundado, com muitas fórmulas ou coisas do tipo, sendo o conteúdo bem mastigadinho para o leitor.

Para quem tem o mesmo hobby e gosta de ler bastante sobre o assunto, é claro que pode parecer que isso já foi lido. Claro, livros que falem sobre um assunto que possui um conhecimento já estabelecido, é mais do que lógico que haverá textos semelhantes. Por exemplo, a parte de planetas remeterá a outros livros que falem sobre planetas, e assim vai.
Porém, algo que muito me agradou foi o fato de que A História do Universo Para Quem Tem Pressa ser publicado recentemente. Logo, há muitas descobertas, teorias e reflexões que são feitas atualmente, trazendo assim, muitos tópicos novos e interessantes. Posso mencionar, também como exemplo, o tópico sobre o possível nono planeta do sistema solar. Pouco tempo depois de ler sobre, li uma notícia falando sobre este mesmo planeta, cuja relação da notícia era total com o tópico no livro. Assim, a obra acrescenta e difere muito de outras, ao ser nova e trazer discussões ainda debatidas pelos cientistas.

Sendo assim, torno a dizer que A História do Universo Para Quem Tem Pressa cumpre bem o papel em informar e elucidar o universo para os leitores que têm interesse em ler. A leitura é rápida e acrescenta bem no conhecimento, tornando-se um bom livro para se ter na estante.

Leia mais resenhas em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com/2019/03/resenha-historia-do-universo-para-quem.html
Valdo.Alencar 23/03/2019minha estante
Dessa coleção, li o livro sobre ciência em geral. A ideia da coleção é boa. Astronomia é uma área realmente fascinante, e fico feliz por você também se deslumbrar com os mistérios do universo. Astrofísica é a área em que pretendo fazer mestrado.


dan.almeida 10/02/2020minha estante
boa resenha. obrigado por compartilhar!




Rafael1885 02/10/2024

O Universo para quem tem pressa
É interessante ler sobre os astros todos os dias no seu percurso de ida e volta do trabalho. O livro é como uma viagem pelo cosmos, onde sua cabeça vai bem longe. No livro o autor da algumas noções de proporções dos tamanhos de planetas, estrelas, galáxias, aglomerados e do próprio universo. Isso faz com que as vezes, nos sentimos insignificantes, mas ao mesmo tempo importantes por estarmos nos esforçando muito para compreendermos cada vez mais o universo que nos envolve. Há certos momentos de raciocínios bem abstratos e nos força ao limite de tentar entender de onde veio tudo, como surgiu tudo e para onde tudo está indo, a ponto de, acreditar em um grande arquiteto ou criador, não ser algo tão abstrato assim.
domy.a 03/10/2024minha estante
????????




LT 03/12/2018

Olá!!! Quem é vivo sempre aparece e olha eu aqui novamente! Nana Garces para trazer mais uma resenha cortesia da Editora Valentina! Eeeee! E hoje falaremos sobre uma história para lá de real que nos faz pensar aterrorizados em como tudo começou, mas como temos pressa para tudo porque o universo não para falaremos sobre, A história do universo para quem tem pressa, do big bang às mais recentes descobertas da astronomia! De Colin Stuart. Vamos lá?!

Nesse livro, não ficcional, começamos a compreender mais sobre a história do universo de forma condensada, mas não menos informativa do que se fossemos estudar a fundo cada tópico.

Começamos nossa saga falando sobre o tempo e seguimos numa inteligente leitura sobre eclipses, mundos, estrelas, buracos negros e outros muitos diversos assuntos. Todos com uma linguagem simples embora em determinados momentos seja necessário uma atenção extra, afinal estamos falando de assuntos de grande complexidade.

Um ponto interessante é a quebra de algumas histórias que nos ensinam e muitas delas são apenas uma maneira mais glamorosa de contar a mesma história, como a história da maça de Newton, mas para saber a verdade, vão ter que ler o livro! Há!

No meio dos textos ainda tem desenhos ilustrativos para facilitar ainda mais o entendimento, é, de fato, um daqueles livros que são feitos para leigos, para nós que queremos compreender assuntos que determinadas pessoas passam a vida toda estudando.

É um livro muito bom de se ler aos poucos, conhecendo e absorvendo ao informações aos poucos, tem várias curiosidades para serem sanadas, por ser um livro fininho é leve e fácil de se carregar de um lado pro outro.

A edição é linda, com detalhes ao decorrer do livro e as letras são de bom tamanho, o que não cansa a leitura. A brochura é simples e boa, a capa segue as demais da coleção de histórias para quem tem pressa que a Valentina tem nos trazido.

Se você tem fome de conhecimento vale muito a pena ler esse livro e conhecer mais sobre o nosso universo. É uma forma rápida de se informar.

Então, é isso! Dica dada, anotem aí e vão atrás dela! Acredito que os demais livros da coleção tenham a mesma pegada.

Beijocas e até a próxima!

Resenhista: Nana Garces.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Beca Folgueira @capadurabooks 22/12/2018

Resenha: O universo para quem tem pressa | Colin Stuart | @edvalentina
Quem aqui nunca se pegou pensando como é que as coisas funcionam fora do nosso mundo? Se tal fato abordado nos filme e em outros livros era verdade?

Bem, esse livro explica de maneira bem didática o que ocorre a nossa volta e nem sempre vemos ou estivemos aqui para ver.

Do big bang aos dias atuais, e o ápice das descoberta no século 20, nosso universo saiu de uma única galáxia para tantas outras.

Novos planetas, novas categorias de planetas, tudo isso sempre me fascinou, se você assim como eu se pega olhando para estrela e imaginando o quão longe e o quão perto estão de nós, indico que façam a leitura desse neném aqui.

site: https://www.instagram.com/p/BrYswcPgxAT/
comentários(0)comente



Lê | @ledelicor 09/02/2019

A História do Universo para Quem Tem Pressa
Eu gosto muito de saber sobre o universo e sobre coisas ligadas a ele, pois sempre fico maravilhada com tudo que existe e em como os grandes cientistas chegaram até suas descobertas. Apesar disso, eu nunca tinha lido nada sobre o assunto e achei uma ótima oportunidade ler A História do Universo para quem tem pressa, pois ele promete em 200 páginas explicar do Big Bang até as mais recentes descobertas de forma didática e simples.

Eu comecei a leitura maravilhada, pois logo na introdução já me confrontei com a ideia de que a gravidade provoca a curvatura do tecido do espaço-tempo. Eu tinha uma ideia sobre como funciona o espaço-tempo, mas nunca tinha entendido completamente. Agora, mesmo achando tudo muito impressionante, eu compreendo bem a ideia da curvatura.

Colin Stuart faz o possível para explicar em detalhes tudo que ele apresenta. Ele usa uma linguagem simples, muitas vezes usando de comparações e exemplos. Tudo é bem resumido, porém bem explicado, senso assim um ótimo material para quem quer ter informações básicas sobre o universo. O livro é dividido em 6 capítulos e em cada um deles o autor explora um tema diferente.



O capítulo A Astronomia em seus primórdios foi o que mais me divertiu. Há uma apresentação de como há mais ou menos 10 mil anos, os seres humanos construíram relógios de pedras para acompanhar os rimos naturais do céu. Eu fiquei muito impressionada em ver como descobrimos o que está tão longe de nós, como o ciclo lunar, as constelações a passagem do tempo com escassos recursos existentes na época. A partir disso o autor vai apresentado as descobertas aos poucos.

Já em O sol, a Terra e a Lua ficamos sabendo mais sobre cada um deles e como o funcionamento de cada um interfere no do outro. A parte dedicada ao Sol me deixou impressionada. No capítulo O Sistema Solar, cada planeta foi explorado, o autor mostrou os mistérios envolvendo cada um deles. Mais uma vez fiquei surpresa quando o assunto foi o nono e o décimo planetas, que os cientistas acreditam que estão em algum lugar do universo.

Os Capítulos As estrelas e As Galáxias foram os mais difíceis de entender, são tantas informações sobre que nunca tinha escutado falar na vida, que em muitos momentos me perdi. Tive que ler essa parte com mais calma e mesmo assim algumas informações ainda estão além da minha capacidade de entendimento sobre o assunto. Mas fiquei muito feliz em saber que existem tipos de estrelas e que é possível medir a idade delas pelas cores. A Teoria de Tudo ainda é uma loucura para mim!

A parte que encera o livro, O Universo, é dedicada ao Big Bang, a informações que ainda estamos tentando descobrir e ao Big Rip (o fim de tudo). Essa parte também foi ótima, pois vi que muita coisa ainda é um mistério a ser solucionado.



Nada pode se deslocar no espaço mais rapidamente do que a luz. Essa ideia é um resultado natural da equação E=mc². Quanto mais velozmente um corpo se move, significa que mais energia ele tem. Mas, como a equação nos diz que ganhos de energia significam ganhos de massa, quanto mais rapidamente um corpo se move, mais pesado ele fica. Corpos mais pesados são difíceis de mover, portanto requerem mais energia para aumentar sua velocidade. Porém, quando se movem mais rapidamente, voltam a ficar mais pesados. Com o tempo, um corpo que se move com grande velocidade fica tão pesado que seria necessária uma quantidade infinita de energia para fazê-lo mover-se mais rapidamente. O limite desse aumento é a velocidade da luz.



Durante toda a leitura, há fotos e ilustrações que auxiliam a compreensão do que está sendo explicado. Além disso, conforme avançamos nos assuntos e algumas descobertas são citadas, há minibiografias dos cientistas, como do astrônomo italiano Galileu Galilei, que fez incríveis descobertas com seus telescópios.

A História do Universo para Quem Tem Pressa foi uma leitura prazerosa, que me proporcionou conhecimentos sobre tudo que diz respeito ao Universo. Agora depois da leitura, eu consigo compreender melhor algumas teorias, a intensidade das estrelas, os buracos negros e tantos outros assuntos que dizem respeito ao Universo. Eu recomendo muito essa leitura para quem quer conhecer esse assunto e para quem quer aprofundar seus conhecimentos. Mas prepare-se, pois você vai descobrir que não passamos de poeira espacial.

site: https://www.lelendolido.com.br/2019/01/a-historia-do-universo-para-quem-tem.html
comentários(0)comente



revel 14/09/2019

Um bom resumo sobre astronomia
Barato e bom, paguei 19,99 reais nesse livro. O texto é agradável, como se fossem reportagens de jornal sobre os vários assuntos da astronomia. Para um leitor que não é cientista como eu, achei bem didático. Alguns temas poderiam ter uma explicação mais aprofundada, mas a proposta do livro é outra. Será um livro para consultas futuras como outros que li sobre astronomia. Sendo um ponto de partida pra investigar tudo que nossa curiosidade instigar.

No final, todo o esforço dos cientistas pra saber a origem do universo, o "Big Bang" e o que veio depois disso remexe com nossa cabeça. É preciso ter a mente aberta pra investigação científica, afinal faz você repensar o que somos, qual o sentido da vida e etc. Somos desafiados intelectualmente, psicologicamente e emocionalmente pra pensar sobre "Multiverso", "Inflação Cósmológica", "Antimatéria", "Energia Escura", "Big Rip", e se essas hipóteses investigadas pelos cientistas são a verdadeira configuração da nossa realidade... realidade assombrosa e fascinante.
comentários(0)comente



Alexandre.Nunes 23/09/2019

Livro sem complicações
Trazendo de maneira simplificada e com cada capítulo contendo blocos informáticos o livro traz uma leitura empolgante que nos leva a conhecer as curiosidades sobre o universo tão apreciado atualmente. Se você não parar pra ir atrás das imagens de algumas galáxias ou das explorações espaciais indicadas pelo autor, é possível terminar a leitura em apenas um dia.
comentários(0)comente



A Justiceira 17/11/2024

Entre buracos negros e brancos...
Bem escrito, curto, simples e objetivo. Estou totalmente satisfeita com a leitura, para iniciantes e curiosos da astronomia.

Nota: 9,5/10 - não leria novamente, mas usaria como fonte de pesquisa.
comentários(0)comente



kleyson 28/04/2020

"A humanidade tem participado de uma viagem astronômica fascinante. No início, achávamos que éramos o centro de tudo, com o Sol e as estrelas curvando-se aos caprichos pueris da nossa pretensão. Depois, com o florescimento da lógica e da razão, fomos relegados à condição de habitantes de apenas um planeta entre muitos outros astros girando em torno de uma estrela pertencente a uma de muitas galáxias, situada num pequeno recanto de um universo imenso. Mais além, passamos a cogitar a possibilidade de que este universo talvez fosse também apenas um de uma vastidão infinita de outros cosmos, onde toda teatralidade concebível se desenrola em toda espécie de palco imaginável."
O livro é grande divulgador científico, com uma linguagem bastante didática. É incrível ver como passamos a conhecer cada vez mais o lugar em que vivemos, a vastidão e complexidade do universo e, quão inúmeros e incríveis são os detalhes que possibilitam vida e habitação no nosso planeta. Recomendo a todos!
"Algumas pessoas se perguntam por que nos damos ao trabalho de explorar o espaço.
Podemos responder que isso faz parte do nosso DNA. Afinal, nossa curiosidade nos fez deixar a África e nos espalhar pelo mundo, levando-nos ao topo do Everest e ao fundo dos oceanos. Testemunhamos o nascente da Terra na Lua e o pôr do Sol em Marte, e alongamos o olhar até os confins do universo observável.
Somos movidos pela necessidade instintiva de conhecer o que existe lá fora e superar limites."
comentários(0)comente



Victor_leitor.mirim 07/05/2020

O universo
Bom, o universo todo esmiuçado nesse livro! muito bom! A parte que eu mais gostei foi a do Buraco negro: quando as estrelas gigantes morrem, elas dobram o tecido espaço-tempo de forma tão extremada que forma um buraco negro ? corpo celeste do quase nada ou consegue escapar.
comentários(0)comente



Danilo Quirino 27/05/2020

Rápido, introdutório e muito bem feito
Um bom livro para iniciantes e curiosos, leitura fácil e didática. Em alguns momentos o autor passa rapidamente por alguns assunto, deixando muito simples algumas ideias que poderiam ser melhores abordadas, mas dado a temática de querer ser um livro de apresentação, ele o faz muito bem, passando por basicamente todos os assuntos da astronomia. Vale muito a pena como um livro introdutório, para como por exemplo, Origens do Neil deGrasse Tyson, o que foi o que acabei fazendo.
comentários(0)comente



di aninha 24/06/2020

Incrível
Por mais que seja leitura rápida, contém uma chuva de conhecimento que na maior parte eu precisava parar e pesquisar algo.
comentários(0)comente



Cris 05/07/2020

Uma volta pela astronomia.
Um livro delicioso e cheio de informações. Aborda temas muito interessantes e complexos de uma forma que facilita o entendimento e desperta curiosidade.
comentários(0)comente



85 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR