Queria Estar Lendo 17/04/2020
Resenha: Desejo e Escândalo
Desejo & Escândalo é o primeiro livro da série Sins of all Seasons, da autora Lorraine Heath. Publicado pela editora Harlequin, a história de um bastardo em busca de vingança e reconhecimento nos faz mergulhar em uma Londres mais sombria que muitos romances de época se dispõem a apresentar.
Lady Aslyn é uma dama curiosa e inquieta, que deseja conhecer mais sobre o mundo e as pessoas. Mas está presa a amarras sociais e ao amor de seus tutores. Prometida desde seu nascimento ao conde Kipwick, nunca teve a oportunidade de ser verdadeiramente cortejada ou de provar das demais liberdades que as outras damas já tiveram. Um simples deslize poderia se tornar um escândalo, jogando a reputação de Aslyn na lama.
Exatamente o que Mick Trewlove desejava. O bastardo do Duque de Hedley havia se tornado um empresário de sucesso, seus negócios viriam a ajudar muitas pessoas em uma das áreas pobres de Londres. Pessoas essas que, assim como ele, viveram a contragosto da sociedade. Mas nem todo o sucesso financeiro do mundo poderia dar a ele o que mais desejava: reconhecimento.
Na Londres de 1870 um bastardo como Mick Trewlove e seus irmãos de criação eram vistos como frutos do pecado e, em muitos casos, relegados a morte. Mulheres eram pagas para matar esses frutos indesejados, bebês recém nascidos eram largados na sarjeta ou despojados para serem levados por animais. Tendo sobrevivido ao destino cruel que lhe foi imposto e triunfado,ainda era visto como escória pelos lordes e nobres da época.
Independente do sucesso e poder financeiro conquistado, Mick Trewlove jamais seria visto além da condição de seu nascimento. Um bastardo. Fruto do pecado.
Com esse estigma sob sua cabeça, Mick trama uma maneira de buscar com que o Duque o reconheça perante a sociedade. Para isso, utilizará de todas as armas a seu alcance. Seja fazer uso do vício em jogo de Kipwick, o filho legítimo do duque, de uma maneira a fazer com que ele se afogue em dívidas. Ou, até mesmo, conquistando a noiva de seu irmão - e protegida do Duque - para depois largá-la; em meio a desonra e escândalo.
É diante dessa premissa que toda a história se desenvolve já a partir da primeira página. Na busca cega de Mick por vingança, onde não importa quem ele precise machucar para chegar ao fim que deseja. E é exatamente nesse ponto que a autora me perdeu. Antes mesmo da história iniciar direito.
Lorraine Heath escreveu uma boa história, ainda que não seja meu perfil preferido de narrativa dentre os romances de época que já li. O potencial de Mick e Aslyn como casal é muito grande e o romance desenvolvido poderia ter sido maravilhoso. Mas sou incapaz de me permitir envolver em uma história que parte dessa premissa, que reforça a cada pensamento de seu protagonista o quanto seu objetivo final é de quebrar o coração - e com ele a reputação - de uma mulher.
Não fez diferença para mim que a partir de determinado ponto Mick tenha começado a rever seus sentimentos, porque ele nunca revê o seu plano. Não até ser tarde demais, e talvez nem mesmo assim. É incoerente com a leitora que eu sou, me deixar levar por um casal dentro dessa situação.
Mick é 11 anos mais velho que Aslyn, muito mais experiente na vida e na cama, ainda que seja um bastardo e ela uma lady ele ainda tem maior poder do que ela quanto as suas decisões. E, ainda assim, mesmo quando encontra essa mulher, jovem e linda, tímida e ávida para conhecer o que o mundo tem a oferecer, ele não consegue deixar de pensar em como ao final de tudo ela vai ser apenas mais um meio para um fim.
Queria muito que a autora tivesse me surpreendido, apresentado algumas reviravoltas quanto ao personagem, me entregado algo que fizesse com que eu pudesse olhar seu protagonista com outros olhos. Infelizmente não aconteceu.
A trama seguiu seu rumo e o final, apesar de apresentar alguns desenvolvimentos interessantes, me soou um tanto quanto fácil. O grande problema nunca foi resolvido, o drama que esteve lá e fazia tanto sentido foi banalizado e deixado de lado, e as coisas se concluíram em uma calmaria até mesmo enfadonha.
Apesar de todas essas críticas, não acho que seja um livro ruim. Como disse acima, tinha muito potencial e por vários momentos entregou um enredo muito bom de se acompanhar. Imagino que se você, como leitora, não tiver detrimentos tão ferrenhos quanto eu com as situações que apontei nesta resenha, pode sim vir a gostar da leitura e achar ela proveitosa. Eu sinceramente queria ter achado.
Desejo & Escândalo é um romance de época que não apela para o humor. Que mergulha em uma Londres de bastardos e nobres que deixam seus filhos indesejados para morrer, de pessoas que lutam para sobreviver a margem da nobreza e criam seu próprio espaço em meio a sociedade.
site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/04/resenha-desejo-escandalo.html