Carlão 04/11/2018
O poder do ódio
GESICHT está cada vez mais próximo de descobrir quem está por trás dos assassinatos aos robôs mais poderosos do mundo e dos membros da equipe de investigação BORA, e finalmente ele desvenda a identidade de PLUTO.
Sua investigação o leva para um confronto de vida ou morte com a fera, mas o que aparenta ser um animal raivoso, é apenas um ser sentimental manipulado pelo ódio.
Ódio e desejo de vingança são capazes de corromper um humano? E um robô? Essas questões são abordadas excepcionalmente nesse volume, e geram cenas belas e trágicas.
É impressionante como NAOKI URASAWA consegue nos levar para dentro da história, seja por seu suspense e mistério, ou pelo sentimentalismo e delicadeza com que lida com alguns assuntos. Pense bem, a maioria dos personagens são robôs, porém seus questionamentos e dificuldades que passam são ótimos para refletir, e é isso que torna uma ficção científica boa.
Restam apenas mais dois volumes, e se a obra manter-se nesse alto nível, será um dos melhores mangás que eu li nos últimos anos.
Um adendo: nunca imaginei que ficaria triste ao ver um robô "chorar".