Bone - O Vale ou Equinócio Vernal

Bone - O Vale ou Equinócio Vernal




Resenhas - Bone: O vale ou equinócio vernal


94 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Topre 04/06/2024

Surpreendente!
Eu que nunca linha nenhuma hq, nem quando criança, fiquei surpreso do quão bom Bone é. Levando em consideração meu pré julgamento por ser um ?livrinho de desenho?, paguei com a língua ao me ver mergulhado na história que evolui tão bem, que se equipara a trama de Senhor dos Anéis (como dito anteriormente por alguém, inclusive no prefácio).
Resumo: Pica ?
comentários(0)comente



Douglas MCT 10/01/2019

Uma obra-prima dos quadrinhos, diferente de tudo o que você já leu
Quarta releitura torna a experiência ainda mais fenomenal, quando estamos falando de um dos melhores quadrinhos de todos os tempos.

Quando BONE surgiu em 1991, o mercado de HQs nos EUA passava por uma crise de identidade, sem trazer nada de novo para as prateleiras das comic shops. Com um desenho limpo de um lado e detalhado de outro, a história recheada de humor, aventura, romance e suspense, conquistou o mundo durante a mais de uma década desse sucesso de Jeff Smith, que largou a animação para descobrir o prazer de produzir e publicar quadrinhos. O autor recuperou alguns rascunhos de infância para dar vida a personagens que imediatamente nos remetem a Mickey, Donald e Pateta, caminhando por um cenário e contexto à lá O Senhor dos Anéis. Mas isso ainda é uma maneira muito simplista de definir BONE. É certo comparar Fone Bone, o mais normalzinho, com Mickey, e Smiley Bone mais ou menos com o Pateta, mas Phoney Bone é avarento como o Tio Patinhas e tem certa malignidade atrelada a um tom trapalhão pelos seus atos, a maneira como vemos em Patolino.

O design completamente cartunesco dos "ossinhos" (por isso BONE, mas acho que você já sacou) vem tanto do trabalho de Carl Barks (que colocava a família pato em aventuras emblemáticas), como do grande Walt Kelly e seu trabalho em Pogo (compare algumas páginas e notará a clara inspiração de Smith nas silhuetas). Mas claro, o artista bebeu de várias fontes e autores para compor sua obra-prima: Art Spiegelman de Maus (que depois se tornaria seu mestre e amigo pessoal), Charles Schulz de Peanuts (que lhe ensinou como pontuar gags engraçadíssimas entre uma situação e outra), Dave Sim de Cerebus (carregado de crítica social embalada em contexto fantástico), até o humor moleque do Pernalonga.

Por outro lado, Vovó Ben (a versão feminina do Popeye, do queixo a superforça), Espinho (personagem é tratada com toda sexualidade naturalista que uma musa merece), Down e outros humanos do Vale, carregam um traço mais "realista", que propositalmente causam um contraste com as criaturinhas brancas de Boneville. O Encapuzado e as criaturas ratazanas, já evocam figuras retiradas de livros de fantasia tradicionais. Nas páginas, todos esses elementos diferentes ornam na composição e funcionam incrivelmente nos enquadramentos e no traço belíssimo de Smith.

A narrativa com certeza é o ponto forte da HQ. Saído dos estúdios de animação, Jeff Smith concebe praticamente um storyboard com esse quadrinho. Cada cena é um espetáculo, personagens com vida saltando de um quadro para uma calha, e cada movimento não necessitando de muitas linhas de ação, já que as sequências que ele desenvolve sem pressa e com maestria, dão conta do recado, e o leitor consegue compreender claramente tudo o que rola numa cena. Você ainda vai se pegar paquerando uma mesma página por longos minutos. Pontuado por sacadas de humor, o quadrinho alterna muito bem entre comédia (protagonizada especialmente pelas trapalhadas de Phoney e Smiley), momentos fofos (como Fone escrevendo uma carta de amor), suspense (os misteriosos sonhos de Espinho), flerte com o terror (qualquer cena envolvendo as ratazanas e principalmente o Encapuzado) e aventura, equilibrando emoções, enquanto narra uma jornada improvável, que foi classificada pela TIME como "a melhor graphic novel para todas as idades". E não é a toa.

BONE foi publicado nos EUA em 1991 de forma independente, possui 55 edições, foi traduzido para mais de 15 idiomas e sua saga chegou ao final em 2004. Em 13 anos de história, BONE conquistou 10 prêmios Eisner, 11 Harvey Awards, Prêmio Yellow Kid, do Salão de Luca (Itália) e Melhor Coletânea por Bone: Complete Adventures. Entre seus fãs, temos nomes como Neil Gaiman, o mestre Will Eisner e o criador d´Os Simpsons, Matt Groening. A primeira vez que BONE chegou ao Brasil foi em dezembro de 1998, publicado em edições avulsas e em preto e branco pela Via Lettera em 14 volumes incompletos, do qual eu guardo boas lembranças, afinal fora meu primeiro contato com o material (e amor a primeira vista); a última edição foi lançada em maio de 2010 e o assunto morreu. Em março de 2015, a HQM tentou um resgate, dessa vez em cores, mas não passou do primeiro encadernado.

Agora saindo de maneira definitiva pela todavia, “Bone: O Vale ou Equinócio Vernal” tem 448 páginas e é o primeiro de três volumes publicados pela primeira vez na íntegra em versão colorida em português. A expectativa dos editores brasileiros é de que os dois volumes seguintes sejam lançados até o final de 2019, completando as 1.332 páginas da HQ. Apesar de eu preferir em preto e branco (que valoriza mais o traço de Smith e mantém o ar de storyboard que combina com a obra), é inegável que o trabalho de cores de Steve Hamaker contribuiu para um novo tipo de experiência de leitura do quadrinho, ainda mais em cenas noturnas, fornecendo uma textura e vivacidade bem-vindas, além de tornar o material mais acessível para o grande público. Minha única reclamação quanto a essa edição está na composição da capa, que aumenta a arte e corta parte da ilustração, e principalmente a retirada do nome do autor. Ok, ele consta na lombada, mas Jeff Smith é tudo atrelado a BONE e a falta de seu nome acima do título foi fortemente sentida. No mais, o encadernado é caprichado e trás um belo Posfácio do criador, além das 20 capas originais que compõe o primeiro volume.

BONE é leitura obrigatória para todo apaixonado por quadrinhos. E mesmo que engraçadíssimo, não é um gibi para crianças. É uma HQ para leitores de todas as idades.
Simone 02/07/2019minha estante
Estou lendo e adorando Bone. É muito bom.


Douglas MCT 31/08/2019minha estante
Boa! Eu acabei o segundo volume, em breve o último :D


Douglas MCT 26/10/2019minha estante
? uma obra-prima. Releio há 20 anos e nunca me canso.




Juliet 14/06/2020

Fantástico
Bone é uma HQ fantástica, e se você ao fim do volume 1 ler o texto escrito pelo autor sobre os 20 anos de Bone, vai se apaixonar mais ainda..

O volume 1 compila as 20 primeiras edições da saga dos primos Bone, da amada Espinho, do bartender Lucius e da Vovó Ben..

Uma história épica, cheia das aventuras, piadas e mistérios...
comentários(0)comente



Laura Neves 23/09/2021

Divertido. Não tem como não gostar!
Bone é um divertido conto derivado de uma narrativa gráfica premiada e reconhecida no mundo inteiro, desde 1991, envolvendo os carismáticos carequinhas da lendária vila de Boneville ? uma espécie de Hobbits.

No primeiro volume, Fone, Phoeney e Smiley Bone são expulsos do seu condado, depois que Phoeney tenta ser prefeito de lá, e tudo dá errado com a sua candidatura.

Os Bones vagam pelo deserto até encontrarem com gafanhotos e, em meio a confusão, se separam. Perdidos em uma selva cheia de perigos, como ratazanas gigantes, eles têm de sobreviver num novo cenário repleto de desafios, contando com poucos aliados.

Uma aventura que não tem como não gostar.
comentários(0)comente



Hiarlly 07/03/2021

Uma aventura envolvente
Nesse primeiro volume de bone, vemos uma jornada leve e muito envolvente. Isso faz com que você queira devorar essa obra. Um quadrinho que segundo o próprio Jeff foi pensado para todas as idades. Se está procurando um leitura relaxante para se distrair é essa!
comentários(0)comente



Adriana.Hiromi 14/07/2020

Divertido do começo ao fim
É um quadrinho que te faz querer ler de uma vez. Muito divertido com mistérios que vão ficando mais intensos com o passar dos volumes. É uma história que funciona tanto pra adultos como para crianças, e com certeza vou guardar na minha coleção! Recomendo.
comentários(0)comente



Henry 07/03/2021

Para os entendedores, bem melhor que Moby Dick
Bone Vol.1 é uma grande e contagiante aventura escrita pela quadrinista Jeff Smith.

Pensem numa história engraçada, ligeiramente romântica, épica e emocionante. Esta é a perfeita descrição desta belíssima obra.

Foi classificada como um misto entre os desenhos da Disney e a temática de Senhor dos Anéis. E devo dizer que não é nenhum exagero concordar com está afirmação.

Cada personagem tem sua particularidade e seu papel fundamental na história. Mesmo o aparentemente inútil tem sua importância, seja pequena ou grande.

Creio que Bone poderá agradar a qualquer tipo de leitor, dos mais flexíveis aos mais exigentes e críticos, pois exigiu muito carinho e atenção do autor para tirar esse mundo do lápis e gravar no papel.

Uma obra prima das HQs! Mal posso esperar para ler a segunda parte desta brilhante, hilária e poderosa aventura.
comentários(0)comente



ninobaldo 21/01/2022

Boninho
Primeiro volume do bone passa rápido. Leitura dinâmica, história promissora, mas confesso que as piadas repetitivas me atrapalharam um pouco a leitura.
comentários(0)comente



Ruan 02/01/2022

Ótimo
Muito divertido de ler, personagens carismáticos. Uma arte muito bonita, parecia até que eu estava vendo um desenho animado da Disney
comentários(0)comente



Ju 26/01/2021

Impecável
Acredito que essa seja a hq mais divertida que já li! Jeff Smith tem uma habilidade incrível em fazer todos os personagens serem relevantes, construir diálogos de rachar o bico e criar cenas deslumbrantes, mesmo as mais assustadoras! Felizmente o convenceram de fazer a obra em cores, decisão acertadíssima!
comentários(0)comente



Pedro Marques 12/12/2020

Brilhante!
A obra é capaz de conquistar todos os tipos de leitor! Recomendado para crianças e adultos que apreciam boas histórias!
comentários(0)comente



Thayna 09/08/2020

Leitura leve
Gostei bastante e tem partes bem engraçadas. É uma leitura leve e descontraída. Lerei os demais livros da série.
comentários(0)comente



Gabriel 04/04/2020

Diversão medieval pura...
Princípios da pixar?
comentários(0)comente



Dududs 19/10/2021

eu simplesmente amei, e divertido e interessante, extremamente perfeito

eu amei o fone bone tanto, ele é um fofo, queria guardar para mim

muito ansiosa para o próximo, parece ser muito bom!!
comentários(0)comente



jackfowl 19/09/2021

Uma aventura empolgante
Começa estranha com uns seres que não tem nada a ver com o que conhecemos, mas vai se integrando tudo em uma aventura muito divertida. Já vou começar a ler o próximo.
comentários(0)comente



94 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR