Reparação

Reparação Ian McEwan




Resenhas - Reparação


403 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


cmvies 26/09/2024

Única solução concebível seria o passado não ter acontecido
Eu preciso começar dizendo que amei esse livro. Quanto mais eu penso nele, mais ele cresce e reverbera dentro de mim. lan McEwan transporta a gente em uma jornada intensa, cheia de questionamentos complexos. Até onde uma criança é de fato responsável pelos seus atos? Quais as consequências morais de um crime? Existe reparação pra algo tão terrível? É pecado querer fazer atrocidades à uma criança fictícia?

Inicialmente tinha dado 4,5 estrelas por conta do final. Depois que o choque passou e parando pra pensar eu percebi que não existe final que se encaixe mais. Além disso essa leitura foi tão enriquecedora que tirar nota pelo final não faria sentido pra mim. Comecei e terminei com uma aflição terrível.

Outro ponto é a escrita apaixonante do autor. Posso dizer tranquilamente que em Reparação está uma das cenas mais lindas que já li na vida! Uma descrição tão bonita de um amor tão profundo, avassalador. Pronto, é isso que Reparação foi pra mim: avassalador.
Mila Campos 26/09/2024minha estante
que resenha boa amg, esse livro tá parado na minha lista faz anos e depois de ler oq vc escreveu sobre ele reacendeu minha vontade de ler


cmvies 26/09/2024minha estante
aiiii pois leia!! espero muito que você goste????




Ricardo743 14/09/2024

A expectativa é irmã da frustração
Minha experiência com as duas primeiras partes desse livro não foram muito entusiasmantes, um trecho ou outro fizeram meus olhos brilharem. Mas a partir da terceira parte eu não consegui largar a leitura, achei muito interessante o autor mostrar como era a vida das enfermeiras de guerra, suas rotinas e desafios. É engraçado, não senti empatia por nenhuma das personagens principais da história, em vários momentos revirei os olhos para elas e achei maçante os diálogos das duas primeiras partes. Existem momentos no livro que são bem emocionantes e me fizeram chorar, mas no geral eu me decepcionei com essa obra, tinha expectativas altas e acabei me frustrando. É um bom livro mas não o achei uma maravilha como muita gente acha, alguns diálogos do início me deram vergonha alheia. Não me conectei totalmente com esse enredo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
cmvies 24/09/2024minha estante
hahahahhahahaaaaaaa aaaaaaa amiga juro




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rayssa 25/08/2024

Maravilhoso
Reparação tem como cenário inicial a mansão dos Tallis no interior da Inglaterra em 1935. Briony, a filha caçula da família, dotada de extrema criatividade e talento para a criação de histórias, presencia uma cena muito sugestiva entre sua irmã mais velha e o jardineiro. A partir desse momento, Briony vai cair em uma sucessão de mal entendidos que acabará no acontecimento de um crime, cujas consequências bombásticas serão acompanhadas no decorrer da história.

O romance de Ian McEwan é fenomenal. A primeira parte da história cobre o fatídico dia do crime. Com a introdução brilhante dos personagens, temos a perspectiva individual de cada um deles de forma aprofundada à medida que os fatos se desenrolam e a tensão é exponencialmente construída. Briony é uma personagem excepcional. Embora seja uma menina um tanto irritante e mimada, sua imaginação pulsante domina as páginas ao mesmo tempo em que nos deixa uma angústia com tudo aquilo que está acontecendo.

O restante da história se passa alguns anos depois. Primeiro acompanhamos a passagem de Robbie pela evacuação de Dunquerque, às vésperas do estouro da Segunda Guerra Mundial. Se eu já estava muito envolvida com a narrativa antes disso, foi nesse momento que o livro me arrebatou. Que momento maravilhoso! A escrita do autor ganha uma potência surreal nesses momentos. De forma muito envolvente, a história é narrada de forma intensa, extremamente imersiva, com cheiros, sons e detalhes que nos colocam diretamente naquele ambiente cruel e caótico da Guerra.

Após essa passagem emocionante, voltamos com Briony para terminar essa obra avassaladora. Ao longos dos anos, a personagem busca mais do que tudo o perdão - de si mesma e dos envolvidos - pelo erro atroz cometido no passado. Mas essa redenção não vai ser tão fácil de ser conquistada e a solução que o autor encontra de atingir essa tão esperada reparação é uma das coisas mais brilhantes que já vi na literatura. Utilizando a metalinguagem, o livro revela existir um outro livro dentro de si e é a partir desse momento que a história ganha uma nova dimensão, cujo desfecho é doloroso e, ao mesmo tempo, tão bonito que me deixou literalmente arrepiada.

Reparação não é só um romance inesquecível, é uma aula de literatura e uma lição de quão poderosos os livros podem se tornar nas nossas vidas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
vtoriaramos 14/08/2024minha estante
botou uma nota até alta


Dan 14/08/2024minha estante
Gostei do livro, mas confesso que esse tom "ensaiado" me incomodou. O exercício de escrita do autor aparece mais que as personagens e, com isso, diminui bastante o calor humano delas. As personagens viram objetos de análise, deixam de ser sujeitos. Outra coisa que me incomodou foi as interrupções narrativas de um capítulo para outro, o ritmo da narrativa é constantemente interrompido.
Não fossem esses problemas, pra mim, teria sido um romance perfeito.


Laís Quintela 14/08/2024minha estante
Exatamente! É muito evidente o exercício da escrita do autor, isso me incomodou demais. Concordo plenamente também com o que você pontuou sobre a narrativa!


AfonsoP 15/11/2024minha estante
Ainda bem q escrevi minha humilde resenha antes de ler essa resenha perfeita. Parabéns Laís!

Parece q o autor zomba do leitor com esse plot twist que descredibiliza tudo que lemos anteriormente.




Isabela 12/08/2024

A segunda parte merece toda a fama
"Reparação" é mais um dos livros que o famoso escritor inglês Ian McEwan busca desvendar e explorar os sentimentos humanos.

Com essa habilidade especial, ele retrata a história da família Tallis, com foco na filha caçula, Briony, de 13 anos. Durante o verão de 1935, Briony vivencia um fato curioso: sua irmã tirando a roupa e entrando na fonte do quintal enquanto Robbie Turner a observa. Um episódio como esse poderia ser facilmente descartado por sua irrelevância, mas não para a mente fantasiosa de Briony. A partir desse fato, Briony acreditar estar amadurecendo, deixando sua parte infantil no passado e, por causa disso, tomará decisões que julga serem adultas - afetando drasticamente a vida de todos.

Particularmente, achei a primeira parte foi um pouco maçante e repetitiva. Como nas histórias escritas por Briony, a primeira parte descreve detalhadamente cenários, expressões, miudezas. Já na segunda parte, a leitura fluiu melhor, estagnando menos e tornando mais interessante até pelo contexto histórico da segunda guerra mundial.

Nota: 7/10
comentários(0)comente



Lari ... 04/08/2024

Reparação
Quem nunca chegou a conclusões precipitadas sobre um evento sem ter todos os dados necessários?
A história desse livro é baseada justamente em uma acusação grave.

Reparação é dividido em três partes em períodos diferentes de tempo.

A primeira parte se passa na Inglaterra de 1935, quando somos apresentados à família Tallis, composta pelos pais, Jack e Emily Tallis, o filho mais velho Leon, Cecilia, de 23 anos, e Briony, de 13 anos.
Briony é uma criança muito inteligente, com talento para a escrita. Cecilia acaba de voltar da Universidade de Cambridge, assim como Robbie Turner, filho da governanta da família. Robbie é amigo de infância dos irmãos e, depois, se torna interesse amoroso de Cecilia.

Briony, em seu desejo de crescer durante a angustiante transição da infância para a adolescência, acaba deduzindo com sua falta de maturidade e inexperiência, uma cena que ela observa através da janela, e logo em seguida uma carta que acaba lendo por curiosidade, resultando em uma acusação grave que acaba levando uma pessoa à prisão, e impactando a vida de outras pessoas, incluindo sua própria.

"Briony pela primeira vez se deu conta, de modo ainda tímido, de que para ela agora não poderia mais haver castelos nem princesas como nas histórias de fada, e sim a estranheza do aqui e agora, o que se passava entre as pessoas, as pessoas comuns que ela conhecia, e o poder que uma tinha sobre a outra, e como era fácil entender tudo errado, completamente errado."

"Nem tudo no mundo tinha uma causa, e achar que sempre havia causa era uma interferência no funcionamento do mundo, uma coisa inútil que podia até levar ao sofrimento. Havia coisas que simplesmente eram porque eram."

A segunda parte se passa na França (Segunda Guerra Mundial), em 1940, narrando os efeitos e a crueldade da guerra sob a perspectiva do acusado.

"Agora Briony lhe oferecia uma possibilidade de absolvição. Mas não era por ele. Ele não fizera nada de errado. Era por ela própria, pelo crime que ela cometera, que sua consciência não suportava mais. Pois então ele haveria de sentir gratidão? É claro que, em 1935, ela era uma criança."

A terceira e última parte ocorre em Londres, sob a perspectiva de Briony, que tenta corrigir os seus erros (reparar) agora trabalhando como enfermeira estagiária.
Logo em seguida, somos transportados para Londres em 1999, com o desfecho dessa história. 

"Mas nada daquilo adiantava, ela sabia. Por mais que se esfalfasse em trabalhos braçais e nas tarefas mais humildes da enfermagem, por melhores e mais intensos que fossem seus esforços, por mais que houvesse aberto mão dos conhecimentos que lhe proporcionaria o estudo, da oportunidade de viver no campus de uma universidade, ela jamais poderia desfazer o mal que causara. Ela não tinha perdão."

"A única solução concebível seria o passado não ter acontecido."

Não é por acaso que Reparação entrou para a lista dos 100 melhores romances ingleses desde 1923.
Que livro bem escrito. Em diversas ocasiões, questionamos os motivos de várias situações. O autor tem uma escrita bastante fluida, teve momentos em que nem percebi as horas passarem. 

Ao final da leitura, surge a seguinte questão: é possível reparar um erro? Ou só é possível realizá-lo através da ficção? 

"A partir desse ponto de vista novo e íntimo, ela aprendeu uma coisa simples e óbvia que sempre soubera, e que todos sabiam: uma pessoa é, acima de tudo, uma coisa material, fácil de danificar e difícil de consertar."

A conclusão que fica é que uma mentira pode acabar com a vida das pessoas, e como é fácil ser injusto, e que nem todos os erros têm uma reparação.
Leo.vicente 04/08/2024minha estante
Excepcional resenha, Lari, como sempre! ?
Li uma novela desse autor e fiquei impressionado com a escrita dele. Com certeza lerei esse também.


Lari ... 04/08/2024minha estante
Obrigada, Léo! ?
Nunca tinha lido nada dele, amei a escrita.
Você não vai se arrepender, é um excelente livro!


Tamiris 04/08/2024minha estante
Excelente resenha. Está na minha lista


Lari ... 04/08/2024minha estante
Obrigada, Tamiris! ?
Acredito que você vai gostar!


Celo90 04/08/2024minha estante
Ótima resenha Lari. Fiquei interessado ?
Achou que tem um filme desse livro vc já assistiu?


Lari ... 04/08/2024minha estante
Obrigada, Marcelo! ?
Tem um filme sim, já assisti.
Você já assistiu?


Celo90 04/08/2024minha estante
Não assisti Lari
Mas vou assistir e vou ver se compro o livro também, fiquei interessado


Fabão 05/08/2024minha estante
Bela resenha, você escreve e desenvolve suas ideias muito bem!!??? Amei!


Lari ... 05/08/2024minha estante
Ah, obrigada, Fábio! ?


luizrantunes 05/08/2024minha estante
Caramba, Larissa! Achei a sua resenha super forte e fiquei imaginando o quão pesado seria o livro. Já foi o suficiente para refletir só por aqui. ?
Parabéns pelo resumo. Me convenceu a ler este livro. ?


Lari ... 05/08/2024minha estante
Obrigada, Luiz! ?

É um livro muito bem escrito, você não vai se arrepender!
É um tema pesado, sim. Uma acusação é sempre grave, e é interessante observar como isso se desenvolve e interfere na vida das pessoas, inclusive na vida da própria acusadora.


Felipe1503 06/08/2024minha estante
Que resenha, Lari! Não conhecia esse livro:0


Fabio.Nunes 06/08/2024minha estante
Perfeita colocação Lari.


Lari ... 06/08/2024minha estante
Obrigada, Felipe! ?
É um livro muito bom!


Lari ... 06/08/2024minha estante
Muito obrigada, Fabio! ?


Antonio904 09/08/2024minha estante
Boa tarde, moça. Abri minha conta hoje e achei seu perfil, não sei mexer direito.
Gostei das suas avaliações dos livros, você tem muita sensibilidade para escrever. Você tem algum blog ou outra coisa com textos próprios? Gostaria de estar lendo-os. 
Parabéns pelo seu gosto literário. Estou te seguindo, quero acompanhar mais suas leituras.
Inclusive, já li esse livro, gostei de relembra-ló através das suas palavras.


Lari ... 10/08/2024minha estante
Bom dia, Antônio.
Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado e que possa relembrar o livro pela resenha.
Então, eu só escrevo aqui no aplicativo do Skoob mesmo.


Antonio904 10/08/2024minha estante
Bom dia! Gostei sim. Escreva mais resenhas, você é ótima.
Uma pena que não escreva em outros lugares. Se um dia você escrever em outras plataformas me avise.


Lari ... 10/08/2024minha estante
Pode deixar, Antônio!
Obrigada. ?




AndressaSrta.LerLivros 03/08/2024

Efeitos das palavras
Briony é uma menina que sempre se deixou levar pela magia das palavras.
As palavras podem criar enredos magníficos e isso sempre a encantou.

Mas a palavras de Briony fizeram uma coisa: acusaram Robbie de estupro.
As palavras, tal qual uma bala, depois de lançadas, não podem voltar atrás. E os efeitos das mesmas também são irreversíveis.
Briony, Robbie e Cecília sentiram isso da maneira mais cruel.
comentários(0)comente



Cintia295 31/07/2024

Já tinha começado esse livro uma vez e não sei pq não continuei, acho que foi até bom, agora estava mais preparada para pegar várias nuances do livro.
Gostei muito, o final não esperava mesmo.
Mas é muito sofrimento também, as cenas de guerra, a cena no hospital nossa pesado, porém reais.
comentários(0)comente



Peter... 31/07/2024

Uma reparação está pronta
Este livro relata a história de como uma mentira contada por uma adolescente de 13 anos influenciou a vida de um casal que se amava, e a luta dessa menina, anos depois, para reparar o mal que provocou. O livro tem por vezes mais de um narrador, dando assim outras visões ponto para a história. As cenas passadas durante a segunda Guerra mundial ,em Dunquerque, são bem impactantes,relatando o sofrimento dos soldados . Ainda temos uma grande reviravolta no final, que vai influenciar em tudo que lemos. Um livro sensível, sobre uma forma inusitada de se perdoar.
CPF1964 06/08/2024minha estante
Está na lista dos 100 do NYT...


Peter... 07/08/2024minha estante
Sim. Mas essa lista achei controversa, não acha?


CPF1964 07/08/2024minha estante
Com certeza, Peter. É apenas uma lista. Opinião de um específico país e jornal, porém podemos analisar as escolhas e servir como parâmetro.


CPF1964 07/08/2024minha estante
Divergir sobre os critérios...Refletir...


Peter... 08/08/2024minha estante
Exatamente Cassius!




vtoriaramos 31/07/2024

Não aguentava mais!!
Não sei nem por onde começar, uma história que poderia ser escrita em 100 páginas se não fosse pelas descrições extremamente desnecessárias de objeto, lugares e pessoas totalmente irrelevantes pra história, mencionadas uma única vez com tantos detalhes, se passasse uma mosca no livro, até a 5 geração da mosca era descrita. Se falasse de um copo, descrevia como foi fabricado. Se falasse de um quarto, descrevia até a história de um arranhão pequeno na porta. Muitas descrições exageradas que não acrescentavam em NADA pra história.

?Bla bla que o livro é premiado não sei o que bla bla? AS VEZES É MELHOR VER UM FILME DO ADAM SANDLER DO QUE UM FILME CULT DE CINÉFILO!! É isso, só não abandonei na 3
página pq foi livro do clube de leitura.
Laís Quintela 14/08/2024minha estante
KKKKKKKKK


Flavio.Vinicius 23/08/2024minha estante
Amei a sua resenha. Kkkk




Alicekindleland 29/07/2024

Imperdível
Uma história profunda e sensível, faz refletir sobre as consequências do pré-julgamento, do preconceito, da 'mentirinha de criança', das escolhas erradas.
A história se passa durante a segunda guerra mundial, somos apresentados a uma família rica, uma das filhas é criança e quer ser escritora de destaque. Imagina muito. Por ser muito jovem, ela vê cenas ao seu redor e interpreta mal. Equivocada, usa a história criada em sua mente para acusar alguém de um crime grave, causando a infelicidade em toda sua família. Toma consciência, mais tarde, e passa a tentar se redimir.
É um livro lindo, tocante.
comentários(0)comente



Christiane.AgrAcola 21/07/2024

Um erro irreparável
A que ponto vai uma mentira? Quais as consequências morais e psicológicas? A história retrata a destruição de uma família por uma ação impensada e egoísta. Muito bom livro!
comentários(0)comente



Ana 18/07/2024

O grande poder da literatura
Ian McEwan é um escritor Britânico que nasceu em 1948. O livro Reparação é considerado sua obra prima. A estória fala sobre uma família aristocrática inglesa que mora numa propriedade rural no Surrey. São os pais, Emily e Jack e três irmãos, Leon, irmão mais velho. Cecília a do meio com 23 anos e Briony, a caçula com 13 anos. Também tem um protegido da família que é filho da empregada e que foi criado junto com eles, o Robbie que tem mais ou menos a idade de Leon. Chega num momento que Briony interpreta mal alguns acontecimentos entre Cecília e Robbie e isso acaba tendo consequências terríveis.
Temos aqui um narrador em terceira pessoa onisciente que nos mostra os pensamentos e sentimentos das personagens. A estória é dividida em três partes e um epílogo. A primeira estamos vendo os acontecimentos pela perspectiva da Briony em 1935. A segunda pela perspectiva de Robbie em 1940, a terceira voltamos a enxergar o mundo pelos olhos da Briony.
Briony no começo é uma adolescente com imaginação e talento para a escrita. Quer ser escritora. Mas tem pouca experiência de mundo e não tem muito sobre o que escrever, está numa fase intermediária entre a infância e a adolescência. Talvez isso tenha contribuído para a forma errônea que interpretou as cenas que viu entre o Robbie e sua irmã. Ou talvez ela só precisasse acreditar nisso para poder escrever a sua estória.
Briony comete um erro que devasta as vidas das pessoas de sua família. E tenta fazer uma reparação. Tenta consertar esse erro. Mas isso é possível?
O livro é espetacular. Aborda sobre como é fácil ser injusto, como um erro pode ser destruidor e como não existe reparação possível na realidade. Apenas a ficção, apenas a literatura tem o poder de consertar o passado.
comentários(0)comente



403 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR