Reparação

Reparação Ian McEwan




Resenhas - Reparação


403 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


isabelhias 17/07/2024

Briony é uma criança imaginativa, que gosta de ser o centro das atenções e pretende mostrar ao mundo seu talento como escritora.

Uma série de eventos percebidos por ela de maneira equivocada geram uma condenação criminal de um inocente, mudando o rumo de várias vidas, inclusive a dela mesma.

O recurso narrativo do livro é muito interessante, alternando pontos de vista e deixando tudo bem amarrado e resolvido. O evento principal, em si, é bastante previsível, mas a busca pela justiça e a remissão do erro é que dão o gosto da história. Vou procurar outras obras do autor pra conferir se essa mesma escrita fechada e complementarmente satisfatória aparece de novo.

?E lá estava o fantasma de sua infância, espalhado pela sala, para lembrá-la do arco limitado da existência. Como a história terminava depressa! Não era imensa, nem vazia, e sim precipitada. Implacável.?
tucinnamonroll 18/07/2024minha estante
vou ler em breve! lê aquele "Na Ilha" que tem lá em casa, deve ser bem bom também


Vania.Cristina 18/07/2024minha estante
Também quero ler, talvez esse ano ainda




spoiler visualizar
Laís Quintela 14/08/2024minha estante
exatamente!!! concordo demais




Ramon 15/07/2024

Metalisguístico.
Eu estava bastante ansioso pra ler outro livro do Ian pois a escrita dele me encantou na sua primeira obra que tive contato, e nesse livro a técnica dele é mais uma vez um destaque.
Todo o drama que permeia a história pra mim foi previsível, logo na primeira parte já juntei as peças sobre O acontecimento e ao longo do livro fui esperando a confirmação e a justiça de certo modo. Mas depois percebi que tínhamos uma ficção romance sobre um romance, e mais uma vez esperei a confirmação do que estava esperando.
No geral, eu achei ligeiramente previsível. O drama inicial realmente é muito interessante, envolvente e muito muito bem escrito, me encantou. O que veio depois foi bastante descritivo (interessante a atuação na segunda guerra mundial pela visão, mesmo que curta, da equipe de enfermagem) mas não necessariamente substancial, foi apenas conclusivo.
comentários(0)comente



vanessa.pivotto 12/07/2024

O final é de lascar
O livro todo te deixa com sentimentos agridoces, pra dizer o mínimo.
Pra mim, esse tipo de leitura é que marca. Te faz pensar, te deixa desconfortável. Você quer gritar com a protagonista, mas aí ela ainda é muito jovem pra ter noção do estrago que pode causar na vida das outras pessoas. E aí você releva ... A história acontece e você pensa que o título do livro tem um baita significado. E aí vem o final e você leva uma rasteira daquelas.
Resumindo: muito bem escrito (um tiquinho descritivo demais para o meu gosto). Tem drama, tem romance e tem plot de milhões. Leiam.

E só depois de ler vejam o filme (indicado a 7 oscars).
Samanta 13/07/2024minha estante
Fiquei com aquele nó na garganta com o final, até hoje me pegou pensando.


vanessa.pivotto 13/07/2024minha estante
Acho que vou pensar nesse livro por muito tempo também...


Max 18/07/2024minha estante
Tá na minha lista, vou tomar coragem prá ler!?


vanessa.pivotto 18/07/2024minha estante
Leia! Vale a pena




tarcila12 26/06/2024

Há apenas um lugar onde as coisas podem ser reparadas...
Que livro perfeito. Tudo está exatamente onde deveria, adorei!! Um livro que não nos deixa fugir dos nossos pensamentos e emoções. Sou uma pessoa diferente desde que abrir este livro.

" Acreditar em nossas mentiras é o primeiro passo para o estabelecimento de uma nova verdade."

A personagem de fato busca a reparação dos seus atos, e no final percebe que nunca existiu outro jeito.
comentários(0)comente



Faluz 20/06/2024

Reparação - Ian McEwan
Uma pré-adolescente que quer se tornar escritora, mas que não percebe as nuances do seus sentimentos com a vida real.
Pode causar um grande estrago, irreparável?
Como seria possível corrigir algo tão funesto e equivocado?
A trama toda transcorre como a possibilidade de encontros e reparações? Ou não? Seria possível uma reparação?
comentários(0)comente



Jubis 23/05/2024

Ótimo
Reparação é realmente uma história impactante! Porém, acredito que por eu ter assistido o filme antes de ler o livro eu não consegui aproveitar a leitura tanto quanto eu queria.
A primeira parte eu gostei bastante achei muito interessante como o autor colocou diferentes pontos de vistas como peças de um quebra cabeça que no final se completam, coisa que no filme não dá pra ver com tantos detalhes e profundidade.
Mas, na segunda e terceira parte, acredito que o ritmo ficou mais lento, pois deixou de focar em vários personagens e seus pensamentos para dar ênfase na rotina de um personagem ou outro, com muita descrição maçante (por exemplo, o dia a dia da briony no trabalho).

Fora isso, a história é linda e emocionante. O autor conseguiu fazer com que eu me envolvesse com os personagens e entendesse suas atitudes. Ao mesmo tempo que senti raiva da briony, eu consegui também compreender sua linha de raciocínio.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



duda pinto 17/05/2024

Um arraso
Sendo muito sincera, comecei esse livro entendendo nada. não sabia onde ele queria chegar. mas, quando eu entendi, ele simplesmente ficou muuuito bom!!! as descrições que as vezes parecem exageradas ganham muito sentido no desenvolver da trama e quando a história vai ganhando mais curiosidade e mais interesse, fica genuinamente muuito bom!! acredito que talvez a segunda parte tenha sido meio lentinha, mas vale a pena!!! amei o final, e tava meio encucada achando que não haveriam respostas pra certas coisas, mas a resposta do porque não ter respostas fez muito sentido!! provavelmente não me cativaria se eu fosse escolher algum livro, gostei do mistério de não saber nada!
Anny.Kateliny 17/05/2024minha estante
Guerreira. Tentei ler mas esse "mistério de não saber nada" misturado com a raiva que eu tenho da Briony me desmotivaram e acabei desistindoKKK. Mas eu realmente acho a história muito interessante por causa do filme.




Favodemel00 12/05/2024

Fonte dos desejos ocultos
Talvez seja difícil falar sobre esse livro. Porque ele despertou em mim tantas emoções diferentes nas variadas situações que ocorreram ao longo da história.
Eu me deliciei com a tensão sexual entre Cee e Rob. Odiei Briony do início ao fim, não me agradou a personalidade dela, que se manteve forte até o final da história. Senti empatia pelos gêmeos. De Emily, uma tremenda egoísta e invejosa, senti um levíssimo resquício de pena por viver nessa bolha de ilusão da família idealizada, que no final das contas era uma grande mentira.
O cuidado na narrativa e descrição da guerra é de se tirar o chapéu. Mas o que me ganhou nesse livro, com toda certeza, foram as descrições românticas que ocorrerão ao redor do casarão. A beleza desse amor foi poética.
O desfecho da história foi terrivelmente triste e irreparável.
comentários(0)comente



Xelepe 05/05/2024

Não deixe passar!
Passaram-se 16 anos entre ver o filme ?Desejo e Reparação?, esquecer os detalhes e encarar o livro. Nesse meio tempo lá se foram sete livros do mesmo autor, alguns realmente muito bons (?Na praia? e o disruptivo ?Enclausurado?), outros nem tanto (?A criança no tempo? e ?Serena?).
A despeito de ter sacado qual era o meio narrativo, ainda assim foi gostoso e triste de se ler. Cada parte do livro foi bem desenvolvida e poderia ser uma novela independente. A segunda, com seus terrores conhecidos (não digo mais para não adiantar uma possível surpresa), magistral.
E o epílogo? Puxa! Não vá cair na tentação e dar uma olhadinha na última página!
Para mim o livro cresceu nas semanas subsequentes ao término da leitura, quando fiquei matutando sobre ele.
McEwan se repete? Sim! Mas quer uma dica? Leia esse primeiro!
comentários(0)comente



Anna2892 01/05/2024

O livro é bastante descritivo e achei as primeiras 200 páginas lentas, mas a última parte do livro é muito boa.

A leitura pode ser maçante pra quem prefere muito dinamismo, mas é ridiculamente bem escrito.
comentários(0)comente



fabio.orlandini 26/04/2024

O poder da criação
Adorei este livro. Do começo ao fim ele provoca uma gama enorme de sentimentos e emoções que vão fazendo amar e odiar alguns personagens. Ian é um mestre na arte da escrita e Reparação é um excelente reflexão sobre a possibilidade de errarmos e como vamos lidar com isso.
comentários(0)comente



gihxfig 22/04/2024

Não apenas uma carta, [...] uma reparação.
Eu tive o primeiro contato com o filme “Desejo e Reparação” por acaso, eu queria fazer uma lista de todos os filmes da Keira Knightley e achei essa preciosidade. Chorei tanto com esse filme (todas as vezes que assisti). E me lembrei de repente que todo filme bom tem um livro maravilhoso por trás. Confesso que demorei mais de um mês para terminar de ler, são páginas e páginas de descrições detalhadas sobre os cenários que se passavam o drama - mas já criticaram o excesso de descrições da Briony por mim.
O livro é dividido em quatro partes, na primeira conseguimos ver uma Briony pré-adolescente super fanfiqueira, um romance se desenvolvendo e também uma tragédia. Na segunda parte vemos as extensas descrições do cenário da guerra e como Robbie ainda guarda Cecília no coração. Na terceira vemos Briony, que não é mais uma menina, mas ainda escreve histórias e anseia pelo perdão da irmã, agora ela tem certeza da verdade. E na última parte, uma Briony de 77 anos que ainda se lembra de tudo e que desejou tanto uma reparação que a escreveu. Esse plot que me deixou bem triste, a história do casal acabou lá pela metade do livro.
“A resposta é simples: o casal apaixonado está vivo e feliz. Enquanto restar uma única cópia, um único exemplar datilografado de minha versão final, então minha irmã espontânea e fortuita e seu príncipe médico haverão de sobreviver no amor.”
comentários(0)comente



Paula 19/04/2024

Queria tanto ter lido o livro antes de ver o filme, teria aproveitado mais a experiência, principalmente com o desfecho desolador.
Os primeiros capítulos são bem lentos e não ajuda a Brionny ser bem insuportável, mas depois que passei por eles, a leitura fluiu bastante.
O final é uma das coisas mais brilhantes, bonitas e bem escritas que eu já li. Drama familiar intenso. Na vida, às vezes, não há como reparar um engano.
comentários(0)comente



403 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR