gihxfig 22/04/2024
Não apenas uma carta, [...] uma reparação.
Eu tive o primeiro contato com o filme “Desejo e Reparação” por acaso, eu queria fazer uma lista de todos os filmes da Keira Knightley e achei essa preciosidade. Chorei tanto com esse filme (todas as vezes que assisti). E me lembrei de repente que todo filme bom tem um livro maravilhoso por trás. Confesso que demorei mais de um mês para terminar de ler, são páginas e páginas de descrições detalhadas sobre os cenários que se passavam o drama - mas já criticaram o excesso de descrições da Briony por mim.
O livro é dividido em quatro partes, na primeira conseguimos ver uma Briony pré-adolescente super fanfiqueira, um romance se desenvolvendo e também uma tragédia. Na segunda parte vemos as extensas descrições do cenário da guerra e como Robbie ainda guarda Cecília no coração. Na terceira vemos Briony, que não é mais uma menina, mas ainda escreve histórias e anseia pelo perdão da irmã, agora ela tem certeza da verdade. E na última parte, uma Briony de 77 anos que ainda se lembra de tudo e que desejou tanto uma reparação que a escreveu. Esse plot que me deixou bem triste, a história do casal acabou lá pela metade do livro.
“A resposta é simples: o casal apaixonado está vivo e feliz. Enquanto restar uma única cópia, um único exemplar datilografado de minha versão final, então minha irmã espontânea e fortuita e seu príncipe médico haverão de sobreviver no amor.”