Malu 07/05/2022
Livro muito bom, foi uma ótima experiência. Continuando a minha saga de me aventurar na leitura de clássicos, Orgulho e Preconceito foi uma bela aquisição para minha estante.
Admito que a primeira metade da estória não me prendeu nada e foi bem arrastada (motivo pelo qual dei 4 estrelas e não 5). Mas acho que isso é uma questão de gosto pessoal, pq eu não sou muito fã de romance e nem de livros de época, aí juntou um romance de época ficou um pouco puxado pra mim kkkkk E, além disso, a escrita da Jane Austen não é muito fácil de se entender, pois é um reflexo da língua e da gramática da época dela, então hoje em dia soa muito culta e rebuscada. É uma leitura que te exige muita atenção, se você dispersar por uma linha já é suficiente pra perder todo o fio da meada.
Outra coisa que também colaborou pra eu não me interessar de primeira pelo livro foi o próprio ambiente em si do enredo, pois a vida de gente da nobreza nunca é muito interessante... A vida deles é só ser rico, fuxicar sobre a vida dos outros, ir em baile e manter todo um teatrinho de que vive em uma família perfeita e honrada.
Porém, a partir da segunda metade a leitura já começou a ficar mais interessante pra mim, e isso se deve a um fato que fez Jane Austen subir em 1000 níveis no meu conceito. Ela conseguiu fazer uma coisa que, na minha opinião, falta e muito nos escritores e livros da época dela, que são personagens aprofundados e com uma personalidade mais complexa. Via de regra, os personagens de histórias de época são todos o esteriótipo de homem ou mulher honrados aos olhos da nobreza, eles só são o que a sociedade ditava como sendo o comportamento certo para eles, gerando personagens idênticos um ao outro, sem nada a acrescentar no enredo, completamente rasos e difíceis de se conectar, sendo, portanto, totalmente esquecíveis assim que você fecha o livro. Com Jane Austen isso não aconteceu, todos os personagens tem uma personalidade bem construída, fundamentada e que se desenvolve ao longo da trama, por mais que se comportem de um jeito perante os outros, por baixo dos panos eles fogem do padrão, tem defeitos... Em resumo, são gente como a gente, então são mais tangíveis, fáceis de se fazer uma conexão e de se construir afetos e desafetos. Isso que me fez dar um brilho na estória e a deixou mais interessante, foi um divisor de águas na minha experiência. Veja bem, eu não sou fã de romance mas no meio do livro lá estava eu shippando Elizabeth e Darcy kkkk
Em resumo, pq já falei demais, é um livro que valeu muito a pena ler, apesar de não ser a minha zona de conforto. Meu primeiro livro da autora e achei a Jane Austen uma escritora incrível, criativa, sabe conduzir bem a trama, mas o ponto alto dela, o que a faz ser diferente dos outros autores a época dela, pra mim, foi a construção e desenvolvimento da personalidade dos personagens. Já quero me aventurar em outras obras dela, estou cheia de expectativa para ver o que mais ela tem a nos mostrar!