Alanna. 18/01/2021Um maravilhoso livroOrgulho e preconceito pra mim é aquela história pra eu leio quando quero sentir aquela sensação de conforto e felicidade inexplicáveis. É como se eu estivesse num dia frio e chuvoso, e pegasse uma caneca de chocolate quente e uma coberta bem grossa e me sentasse muito confortável apenas desfrutando no momento. Essa é a sensação que tenho toda vez que leio essa história.
Não preciso fazer nenhuma sinopse, nem explicar nada do que acontece aqui, porque a maioria das pessoas conhece essa história, de algum lugar. Seja do próprio livro, seja do filme de 2005 que é maravilhoso, seja pela série da BBC de 1995 que é um primor de bem feita (e que eu gosto tanto que comprei o box de dvds pra rever quando quiser), sejam as outras tantas adaptações e versões modernizada, seja em filmes ou livros, todo mundo conhece pelo menos um pouco dessa história.
Acho que o que mais cabe destacar dessa leitura é em como a escrita da Jane Austen é deliciosa de ler. Ela mostra a sociedade com um olhar muito peculiar, e se permitiu, em sua época, observar e por vezes questionar e zombar de aspectos de seu tempo (o que a formada em história aqui ama), dando toques irônicos em diversos momentos. Isso aproxima o leitor da história, mas também nos aproxima de uma autora que viveu a tantos anos, mas que ainda tem muito a falar.
O romance contado nesse livro vai muito além da relação entre o o casal principal: envolve todo um contexto de 'orgulhos e preconceitos' (não podia perder essa) nos quais ambos os protagonistas estão, suas famílias e seus círculos sociais. E ler esse livro é ver a construção desses sentimentos, e não só entre os protagonistas mas também entre os demais personagens, sentimentos que se modificam de acordo com os acontecimentos e com as revelações da história. E é um romance tão bonito de se ler, não é piegas ou clichê, é construído com maestria pela autora.
Acho que recomendo esse livro para todas as pessoas na face da terra, e espero que todos os que lerem se sintam tão plenos e felizes como eu me sinto toda vez que leio essa história maravilhosa.