Gustavo.Freitas 19/10/2020
No caminho do nada
O romance contemporâneo No caminho do nada acompanha a trajetória de um protagonista em permanente estado de angústia. Marcelo é um homem com bom emprego, mas com fantasmas perseguindo-o constantemente.
Um deles é o da mãe. Quando criança, ela o filho foram abandonados pelo pai e ele parece nunca perdoar dona Lourdes, com quem viveu boa parte da vida em conflitos quase diários. Outro fantasma a persegui-lo é o do término do relacionamento com Milena, uma mulher que entendia seus defeitos e contradições, mas mesmo assim não o largava.
Mas o maior dos fantasmas é com ele mesmo. Marcelo está em permanente estado de buscar aceitar um mundo contraditório, num trabalho que não o satisfaz e numa vida de constante busca por identidade. Afinal, o que ele faz naquele escritório recheado de hipocrisia? Por que ele precisa bater cartão lá todos os dias, apenas para pagar as contas e manter seu estilo de vida confortável?
Leandro Marçal estrutura o romance de forma fragmentada, sem que os capítulos sigam uma ordem cronológica, lançando interrogações na cabeça do leitor que só são respondidas no capítulo final, quando finalmente tudo se encaixa.
A obra é contada inteiramente sob a perspectiva de Marcelo, causando no leitor momentos de identificação, angústia permanente, dó e até raiva de alguém que não sabe de verdade o que quer e para onde vai.
No caminho do nada é um romance de projeção do homem médio contemporâneo, buscando respostas sem nem saber direito quais são as perguntas.
site: https://www.skoob.com.br/livro/819852ED824358