Renata CCS 13/03/2013A natureza obscura do subconsciente e os maiores medos e terrores ocultos da alma humana. A QUEDA DA CASA DE USHER é um conto com narrativa de terror, sombria, gótica, características das obras de Edgar Alan Poe. Muitos de seus textos analisam a natureza obscura do subconsciente e os maiores medos e terrores ocultos da alma humana.
No conto de Poe, o desconhecido é, sem dúvida, a maior fonte de medo, tanto o vivido pelos personagens quanto aquele sentido pelo leitor. Confesso que este livro me deixou apavorada. Terminei a leitura com um medo irracional (será?) e inexplicável.
A narrativa se inicia ambientando o leitor em um cenário sombrio, sobrenatural, descrito por um narrador sem identidade revelada no livro. Ele chega a uma casa decadente, de aspecto mórbido, para visitar seu amigo de infância, Roderick Usher, a pedido deste, e que está gravemente doente, sofrendo com uma enfermidade desconhecida. É neste ambiente gélido e sombrio que somos levados juntamente com o visitante, e compartilhamos as mesmas sensações, tristezas, desconfianças e medos dos delírios do seu dito amigo logo no início da trama.
Criando um ambiente de mistério e sobrenatural (com fantasmas e uma casa que se comporta como seus habitantes) e misturando isso com a realidade desconcertante dos personagens (com suas relações familiares problemáticas e doenças mentais), o autor nos apresenta um enredo fantástico e apavorante, porém sólido e consistente.
O conto é intrigante, leva o leitor para um mundo inteiramente diferente e, sem perceber, acabamos nos entregando ao medo e ao horror de braços abertos. E queremos mais. Fiquei fascinada.