A Queda da casa de Usher

A Queda da casa de Usher Edgar Allan Poe




Resenhas - A Queda da casa de Usher


76 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Renata CCS 13/03/2013

A natureza obscura do subconsciente e os maiores medos e terrores ocultos da alma humana.
A QUEDA DA CASA DE USHER é um conto com narrativa de terror, sombria, gótica, características das obras de Edgar Alan Poe. Muitos de seus textos analisam a natureza obscura do subconsciente e os maiores medos e terrores ocultos da alma humana.

No conto de Poe, o desconhecido é, sem dúvida, a maior fonte de medo, tanto o vivido pelos personagens quanto aquele sentido pelo leitor. Confesso que este livro me deixou apavorada. Terminei a leitura com um medo irracional (será?) e inexplicável.

A narrativa se inicia ambientando o leitor em um cenário sombrio, sobrenatural, descrito por um narrador sem identidade revelada no livro. Ele chega a uma casa decadente, de aspecto mórbido, para visitar seu amigo de infância, Roderick Usher, a pedido deste, e que está gravemente doente, sofrendo com uma enfermidade desconhecida. É neste ambiente gélido e sombrio que somos levados juntamente com o visitante, e compartilhamos as mesmas sensações, tristezas, desconfianças e medos dos delírios do seu dito amigo logo no início da trama.

Criando um ambiente de mistério e sobrenatural (com fantasmas e uma casa que se comporta como seus habitantes) e misturando isso com a realidade desconcertante dos personagens (com suas relações familiares problemáticas e doenças mentais), o autor nos apresenta um enredo fantástico e apavorante, porém sólido e consistente.

O conto é intrigante, leva o leitor para um mundo inteiramente diferente e, sem perceber, acabamos nos entregando ao medo e ao horror de braços abertos. E queremos mais. Fiquei fascinada.
RuyaMC 13/03/2013minha estante
Sou fã do terror, do mistério, do sobrenatural. Adoro Poe e também fiquei fascinada com este conto e tantos outros deste mesmo autor. É um comentário muito verdadeiro o seu, dizer que terminamos e queremos mais. Poe nos fascina mesmo!


Renata CCS 14/03/2013minha estante
Concordo Ruya, este foi o primeiro conto que li de Poe, mas com certeza, não será o último.


Raissa 21/03/2013minha estante
Eu gosto muito de terror, de sobrenatural, mas nunca li nada deste escritor. Talvez esta seja uma boa história para começar. Fique interessada MESMO!!




Josiastds 04/11/2023

Denso demais
Três personagens, Lady Madeline, Roderick Usher e o amigo. Esse amigo é a pessoa que vai contar de forma densa, profunda e assombrada a estória, escrita e o que mais gosto que é uma pegada densa mesmo tendo poucas páginas, ao se aprofundar na estória percebemos que sentimos cada movimiento e acontecimento na casa usher, tem muitos livro que são grandes é que não chega perto desse conto, já li tantos. Edgar Allan Poe não precisa de muito pra provar que é foda.
comentários(0)comente



Tiago.Guedes 04/09/2024

A casa caiu
Ao revisitar "A Queda da Casa de Usher", não posso deixar de sentir um calafrio ao mergulhar no sombrio e opressivo mundo que Poe constrói com maestria. A história é um exemplo brilhante de como a atmosfera e o estado psicológico dos personagens podem se entrelaçar, criando um efeito quase palpável de terror e desolação.

A narrativa começa com minha chegada à mansão Usher, um lugar que logo revela seu caráter sinistro. Poe não economiza na criação de um ambiente que emana decadência e mal-estar. Descreve a casa com uma estética gótica, que parece refletir a condição mental de Roderick Usher e a própria essência da trama. A mansão, com suas paredes "descoloridas" e "lânguidas", é um reflexo da deterioração psicológica e física dos personagens. Sinto um peso no ar, como se o lugar estivesse saturado com uma energia sombria e opressiva.

Ao conhecer Roderick Usher, sinto a sua angústia e seu estado de saúde mental precário. Ele parece estar à beira do colapso, sua percepção da realidade distorcida pela doença e pelo medo. Seu desespero é palpável, e seu estado de espírito parece ecoar nas paredes da casa. A influência da casa sobre Roderick é inegável, quase como se ela fosse um organismo vivo que alimenta e amplifica suas aflições.

A chegada de Madeline, a irmã de Roderick, intensifica ainda mais o clima de suspense. Ela está doente, e sua condição misteriosa adiciona um elemento de mistério e inquietação. A descrição de Poe, com suas imagens vívidas e perturbadoras, faz com que a presença de Madeline seja quase tão opressiva quanto a própria mansão.

O clímax da história, com a revelação de Madeline ainda viva e o subsequente colapso da casa, é um exemplo brilhante da habilidade de Poe em criar um terror psicológico. A cena em que Roderick percebe que a sua irmã não está morta, mas sim enterrada viva, é um dos momentos mais aterrorizantes. O desespero de Roderick, combinado com o caos que se desenrola, culmina em um final dramático e explosivo.

Quando a casa finalmente desmorona, sinto que o desfecho é a culminação inevitável de toda a tensão e desespero que foram acumulados ao longo da narrativa. A queda da casa não é apenas uma destruição física, mas também uma metáfora para o colapso psicológico dos personagens e a inevitabilidade da ruína.

Em última análise, "A Queda da Casa de Usher" é uma obra-prima do horror gótico, onde Poe explora temas de loucura, morte e o sobrenatural com uma profundidade e um impacto emocional que permanecem com o leitor muito depois de a última página ser virada. A casa e seus habitantes são uma representação inquietante dos medos e ansiedades que todos carregamos, e a história deixa uma impressão duradoura de que o terror mais verdadeiro muitas vezes reside nas profundezas da mente humana.
comentários(0)comente



Natalie.Padilha 24/12/2022

Bem curtinho,li em pouco tempo e uma pequena resenha a única coisa que digo é que me senti num jogo de terror numa visão da vítima
comentários(0)comente



Renan652 08/11/2024

Leitura completamente cansativa
Amo clássicos as suas histórias atemporais são muito boas, mas sempre tem uma coisa que eu não gosto muito, que é a escrita. Porém esse livro foi muito ruim nessa parte, a escrita era totalmente complicada, e sempre no começo tinha uma história que se envolvia com a história principal, meio que uma história de moral.
O pior para mim são os capítulos, cada conto é um capítulo, e tem contos que são de 40 páginas, e não tem nenhuma parte entre o capítulo para que eu possa marcar para continuar minha leitura, oque me deixou várias vezes flutuando na leitura.
comentários(0)comente



Mariaaa6 27/06/2024

A Queda da Casa de Usher
Muito bom!
A primeira vez que peguei um conto do Edgar Allan Poe para ler, achei que a linguagem seria demasiadamente formal, com um vocabulário complexo e supus que a leitura não seria fluida, mas eu não poderia estar mais enganada (ainda bem).
Novamente, ele me surpreendeu, trazendo sua costumeira aura melancólica e sombria, com um plot sinistro no final.
comentários(0)comente



Tiago Doreia 16/05/2021

Primeiro de muitos!
Minha leitura introdutória à obra de Edgar Allan Poe, que dispensa apresentações. Ótima primeira impressão, apesar de não ser nem de longe o mais conhecido dos contos dele, não deixou a desejar em nada.

O ambiente inteiro, tanto o externo quanto o interno (a mente do protagonista), é pesado, completamente inundado por um sentimento lúgubre, melancólico e deprimente, que é característica forte do autor gótico.

A maior parte da história passa-se dentro dos pensamentos do narrador-personagem, então conseguimos sentir com clareza os sentimentos tristes e desprazerosos que a família e a mansão mortiça nos imprimem. Isso tudo torna a obra altamente introspectiva, na mesma medida que é detalhadamente descritiva.

O ambiente é tão pesaroso que os elementos sobrenaturais se misturam aos elementos reais de tal forma que já não se sabe o que é real e o que é fruto da mente doentia dos personagens.

Vale destacar a forte simbologia da mansão decrépita e decaída, que a todo momento faz alusão à situação semelhante da família, que já não vê qualquer possibilidade de perpetuar-se, portanto, encara seu fim, deteriorando-se lentamente em loucura e podridão.

Um ponto a destacar é a linguagem altamente poética, apesar do texto em prosa, que Poe traz na sua obra, muito bem escrita e cheia de adjetivos que só enriquecem a experiência. Ótimo livro, recomendo.
comentários(0)comente



Alline63 12/11/2023

Poe sendo Poe
É incrível como Poe tem o dom de boa fazer entrar nos espaços junto com as personagens.
Neste conto, vivenciamos a loucura, o temor, a aura opressora do ambiente...
Embora curto, a história é muito bem desenhada e o terror psicológico é incrivelmente bem elaborado, deixando o leitor angustiado, com aquela sensação de "Sai daí, moço!" Rsrsrs.
Muita coisa não é dita explicitamente efica a cargo do leitor criar conjecturas que expliquem os acontecimentos.
comentários(0)comente



Larissa.Cifarelli 01/10/2023

Releitura
Reli o conto pois vai sair uma mini série baseada no conto do Poe, a escrita do Poe é ótima para quem gosta de terror em estilo gótico, é muito interessante o desenvolver da loucura em sua obra.
comentários(0)comente



JoãoLer 22/05/2024

??Incrível ?
Nossa como Edgar Allan Poe tinha uma escrita envolvente, com certeza ele tinha o dom de poder criar uma atmosfera sombria durante a história é simplesmente extraordinário recomendou muito.
comentários(0)comente



Eduardo.Staque 10/10/2023

Só li por causa da série, e descobri que ela vai adaptar mais de um conto.
Enfim, achei confuso, e nem um pouco instigante, além de perder muito tempo pra que algo aconteça.
Esperava algo mais concreto em relação aos acontecimentos de forma a ficar mais evidente do que se tratava na casa e se se tratava da casa em si.
comentários(0)comente



livsvilelis 16/08/2024

Bom!
Eu consigo entender como esse conto foi inovador quando ele foi publicado, mas lendo hoje parece que já vi essa história algumas vezes kkkk. Porém, gostei bastante da atmosfera que o autor constrói ao redor da Casa de Usher

Coloquei esse livro na minha tbr para eu poder ler ?A queda da casa morta? que é uma releitura da obra de Edgar Allan Poe, ansiosa para essa leitura agora que conheço o original
comentários(0)comente



nogueira 19/10/2023

Li o conto depois de assistir a adaptação da netflix e apesar de achar meio parado amei a atmosfera e o foco nos últimos dias do roderick e da madeline.
comentários(0)comente



Flaviaatb 09/11/2024

É um clássico
A atmosfera melancólica e gótica é bem marcante. Há um suspense que intriga até o final, e o plot com certeza é perturbador.

Eu só tive problema com a escrita. Achei o início muito descritivo, e todo o prolongamento que as primeiras páginas tiveram poderia ter acontecido na hora do suspense, que acabou sendo relativamente breve.

Sei que fiquei com essa sensação por ser um clássico. De qualquer forma, é possível entender porque o autor tem tanta relevância no terror. Acho que o principal é como a casa reflete o estado mental dos personagens, e isso foi realmente bem interessante de acompanhar.
comentários(0)comente



Helô 13/12/2022

Tremendo
Um exemplo de conto de Edgar Allan Poe que eu gostei. Muito, muito bom. O tanto de análise que dá pra fazer com um conto tão pequeno e sinistro! Recomendo a todos.
comentários(0)comente



76 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6